Crédito do BDMG impulsiona vendas de pequenos negócios em festas juninas

O mês de junho chega com boas notícias para as micro e pequenas empresas de Minas Gerais. A tradicional temporada de festas juninas, que movimenta a economia regional com eventos e produtos típicos, é uma grande oportunidade de crescimento para os pequenos negócios, impulsionados pelo acesso facilitado ao crédito do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).
É o caso da Vidoti Salgados, empresa familiar fundada em 2017 no bairro Maria Virgínia, região Nordeste de Belo Horizonte. Reinaldo Oliveira, um dos proprietários, revela que a empresa planeja aumentar em 30% as vendas em comparação ao ano passado, principalmente com o popular doce de churros, muito procurado nesta época.
“No frio, coincidindo com as festas juninas, vendemos muito churros para festas, eventos, aniversários. É uma receita familiar que dá muito certo”, conta o empresário, que ficou sabendo da oportunidade de crédito por meio de uma divulgação no rádio.
O crescimento da Vidoti se tornou possível graças a um financiamento obtido junto ao BDMG em março deste ano. Ele destaca os diferenciais do banco estadual: período de carência, prazos estendidos e taxas abaixo das praticadas no mercado.
“Já tínhamos demanda, mas os equipamentos não nos ajudavam a produzir em tanta quantidade. Agora, após o financiamento, adquirimos um ultracongelador e estamos ampliando a produção em 50%”, explica Oliveira.

A empresa investiu também em embalagens personalizadas, agregando valor ao produto e fortalecendo a identidade da marca. Com sete funcionários diretos e outros dez indiretos, os planos de expansão estão a todo vapor.
“Além das máquinas, adquirimos embalagens personalizadas que deram uma nova cara para a produção. Estamos otimistas”, completa.
Crédito do BDMG estimula pequenas empresas
A experiência da Vidoti não é isolada. Entre janeiro e maio de 2025, o BDMG já liberou mais de R$ 500 milhões em financiamentos para 2.600 micro, pequenas e médias empresas mineiras. Segundo dados do banco, o crescimento foi de 32% no volume de crédito e 25% no número de clientes para empresas desse segmento, em relação ao mesmo período do ano anterior.
Desde 2019, o BDMG já soma R$ 7 bilhões em financiamentos para empresas desse porte. O presidente do banco, Gabriel Viégas Neto, destaca o impacto do crédito no desenvolvimento regional.
“Desde 2019, os financiamentos realizados pelo banco às micro, pequenas e médias empresas chegaram a 751 cidades, ou seja, 90% do Estado foi alcançado com financiamentos que, sem dúvida, viabilizam sonhos e apoiam empresários de todos os portes e ramos de atuação”, afirma.
Para o vice-governador Mateus Simões, o crédito é essencial para fortalecer a economia mineira. “Com este importante incentivo, o BDMG abre espaço para que pequenos e médios empresários, de todas as áreas de atuação, cresçam e gerem mais emprego, renda e desenvolvimento para nosso Estado”, enfatiza.
Festas juninas aquecem as vendas no comércio mineiro
A Pesquisa de Expectativa de Vendas para as Festas Juninas 2025, divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), confirma o otimismo entre os empresários: 64,1% das empresas esperam ser positivamente impactadas neste período e 43% projetam vendas melhores do que no ano passado.
Para impulsionar as empresas, o BDMG oferece, atualmente, taxas a partir de 0,41% ao mês + Selic, com prazos de até 48 meses para pagar, sendo 12 meses de carência. As condições são voltadas exclusivamente para micro e pequenas empresas, permitindo desde a ampliação de estoques e aquisição de equipamentos até a contratação de pessoal e a quitação de dívidas.
Ouça a rádio de Minas