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Criatividade renderá fôlego às vendas durante a Copa

Criatividade renderá fôlego às vendas durante a Copa
Crédito: Reuters / Paulo Whitaker

O comércio varejista deve ter as vendas aquecidas com a chegada da Copa do Mundo do Catar. Em Belo Horizonte, os pequenos negócios já estão se preparando para atender às demandas do período. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH), 67,6% dos empresários pretendem aumentar os estoques com produtos alusivos à competição mundial.

A microempreendedora individual (MEI) Clarissa Resende, que desde 2017 trabalha com a produção artesanal de biscoitos decorados, conta que criou uma coleção divertida com opções individuais e kits para quem vai assistir aos jogos em grupo. “Os kits acompanham brindes como óculos e tiaras decoradas com o tema. Os biscoitos, além de deliciosos, são decorativos. Muitos clientes fazem uma mesa ‘normal’ com o toque da decoração dado apenas pelos produtos”, explica.

A empresária também ensina a fazer os biscoitos temáticos por meio de cursos on-line e presenciais. É especialista nas técnicas de pintura em Aerografia e Estêncil – grafitti usado para aplicar um desenho vazado. Para divulgar e vender os produtos, ela tem utilizado as redes sociais, além da tradicional propaganda boca a boca feita pelos clientes fiéis.

O otimismo da empreendedora se deve ao aumento das vendas antes mesmo do início dos jogos. “Uma boa parte da produção já foi comercializada no esquema de pré-venda. A expectativa é que a procura aumente após o início da Copa, conforme o desempenho do Brasil, e quando as pessoas forem conhecendo os produtos ao assistirem os primeiros jogos na casa de familiares e amigos”, avalia.

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A data também pede um visual apropriado para acompanhar as partidas da seleção brasileira. Esse é o foco da empresária Sandra Aguiar, dona do brechó Crente Chic on-line, de moda circular. Atenta às tendências do mercado, ela investiu na montagem de looks seguindo a paleta de cores da seleção brasileira. “A ideia é montar composições com predominância do verde e amarelo, mas também o azul e o branco. É uma forma de ajudar aquelas pessoas que estarão trabalhando, mas querem comunicar com sua imagem a torcida pelo Brasil. Para isso, estou buscando peças do estoque e inserindo novas, mas poucas”, reforça.

A empresária também aposta nas redes sociais para o marketing do brechó. Os posts são acompanhados por músicas na temática do futebol e na torcida pelo Hexa. “Estou muito animada com a data. Minha expectativa é que essas ações sirvam para alavancar as vendas, afinal, o futebol é uma paixão nacional”, comemora.

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