Cruzeiro lança app de transporte e operadora de celular

8 de agosto de 2019 às 0h10

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Crédito: Divulgação

Com a proposta de ir além da exploração dos tradicionais patrocínios em camisas, objetos e posters, a área comercial do Cruzeiro Esporte Clube está apostando em mercados que extrapolam o mundo do futebol. Pensando nos diferentes tipos de consumo e gosto do seu torcedor, o time faz parcerias com diversas empresas e lança produtos como plano de telefonia, banco digital e aplicativo de mobilidade urbana. A expectativa da área é dobrar a receita do Cruzeiro com propriedades comerciais até o fim de 2020.

O diretor comercial e de novos negócios do Cruzeiro, Rene Salviano, faz questão de ressaltar que não se trata de uma substituição do modelo tradicional dos patrocínios, que existe há décadas e que, em sua opinião, vão permanecer no mundo do futebol. Segundo ele, essa é uma forma inovadora de diversificar as fontes de receita do time sem trazer nenhum risco financeiro.

“Em todos os produtos que lançamos buscamos parceria com empresas, que assumem o risco financeiro do projeto. O Cruzeiro entra apenas com a marca e com a estratégia com base no conhecimento de sua torcida”, detalha.

Salviano afirma que a ideia surgiu a partir de uma percepção de que a exploração de produtos e serviços ligados ao futebol era limitada e, para aumentar a receita do time com propriedades comerciais, seria necessário apostar em outras demandas de consumo das pessoas que formam a torcida celeste.

“Percebi que o time só comercializava itens de futebol e que não ganhariam mais valor de mercado de uma hora para outra. Por outro lado, quando olho para torcida, vejo clientes de qualquer produto: alimentação, transporte e até medicamento”, diz.

Para o cliente a vantagem está em consumir os produtos que já teria que adquirir de qualquer forma e, ao mesmo tempo, concorrer a brindes e ajudar o seu time. Além disso, as empresas que se associam ao Cruzeiro ganham a chance de lucrar com os produtos e ainda associar sua marca a uma experiência positiva do cliente com o seu time. Da mesma forma, o clube lucra com a receita proveniente das soluções e serviços e se aproxima do torcedor, participando de cada momento da sua vida.

O produto mais novo lançado pelo Cruzeiro é o aplicativo de transporte particular, Cruzeiro Go! Ele funciona a partir da mesma lógica de outros como Uber, Cabify e 99, mas não cobra tarifa dinâmica. Além disso, a ferramenta funciona com um sistema de pontos que podem ser trocados por brindes do time.

Há cerca de um mês o clube lançou, também, sua própria operadora de telefonia móvel: a Cruzeiro Celular. Os clientes podem escolher entre planos pré-pagos de R$ 30 a R$ 90 e ganham um chip personalizado com as cores do time celeste.

Outra novidade lançada no início do ano foi a parceria com o Banco Digi+, que se tornou o “banco digital do cruzeirense”. Ao se tornar correntista, o torcedor recebe um cartão personalizado com as cores do clube e pode usufruir de diversos serviços, como transferências, saques, pagamentos de conta e investimento.

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