Negócios

“Cuidar” é a chave do sucesso

Obra revela que o zelo com os colaboradores é o principal caminho para o crescimento das empresas
“Cuidar” é a chave do sucesso
Ficha Técnica: • Título: Sucesso é o resultado de times apaixonados • Subtítulo: Um método inovador para alcançar resultados extraordinários • Autora: Renata Spallicci • Editora Gente • Páginas: 224 • Preço de capa: R$ 59,90

O livro da Vice-Presidente Executiva da Apsen Farmacêutica, Renata Spallicci, “Sucesso é o resultado de times apaixonados”, publicada pela Editora Gente, ocupou a lista dos mais vendidos da Publishnews na categoria negócios por três semanas no final de 2021. A obra mostra como ela e sua empresa superaram os obstáculos do período de transformação rápida e inesperada do mundo Bani (Brittle, Anxious, Nonlinear, Incomprehensible – Frágil, Ansioso, Não-linear e Incompreensível, em português) e implementaram um plano ambicioso de transformação de uma empresa familiar em uma potência da indústria farmacêutica que duplicou em cinco anos e atingiu um faturamento anual de R$ 1 bilhão. O livro tem o prefácio da presidente do Conselho do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil, Luiza Helena Trajano.

A exigência por atualização constante própria do mundo Bani é um dos temas debatidos pela executiva. Renata Spallicci elenca as tendências que dominarão o mundo nas próximas décadas e a missão de toda empresa que almeja ser bem-sucedida só será cumprida com colaboradores satisfeitos, que sentem que estão aprendendo e se desenvolvendo. Para medir a quantas anda esse grau de satisfação, Renata Spallicci adota o conceito de IDH para sua empresa. “Não tenho a pretensão, com o livro, de mostrar uma fórmula de sucesso, afinal acredito claramente que não existem receitas prontas, mas quero indicar que a única maneira que realmente faz sentido é aquela baseada em propósitos e que coloca no centro o que temos de mais valioso no mundo: as pessoas”, destaca Renata Spallicci.

A executiva aponta que para que tudo dê certo deve haver uma forte ligação entre os sonhos de empresa e os dos funcionários. “Quando se consegue conectar os sonhos de cada um dos colaboradores ao sonho da própria empresa, a organização, qualquer que seja o tamanho dela, entra num estado de flow espetacular e coisas incríveis acontecem”, comenta. Isso foi o que ocorreu na Apsen.

Renata Spallicci indica que para aceitar os desafios neste novo mundo e lidar com suas mudanças aceleradas é preciso preparar-se para desaprender todos os dias. E destaca o mantra que a acompanhará por toda a obra, fundamento do sucesso da Apsen: “Foque as pessoas, acerte os números. As pessoas são a essência do nosso aprendizado, crescimento e sucesso. São elas que estudam, desenvolvem, fabricam, vendem, realizam os processos administrativos, a tecnologia, a cadeia de fornecimento para finalmente o produto chegar a salvar ou curar a vida de alguém”, afirma.

Para que uma empresa se destaque em seu mercado, uma dica simples e eficiente é formar o time certo e remunerar bem. Nesse caso, a formação deve ser pautada pelo desempenho e nunca por afeto, enquanto a remuneração nem de longe é o quesito mais importante. “Pesquisas apontam que oportunidade de crescimento na carreira, desenvolvimento e aprendizado estão entre os principais fatores de motivação entre gerentes e diretores”, explica Renata Spallicci.

A executiva afirma que para prosperar no mundo Bani o líder necessita colocar seu time para buscar novidades, estando sempre preparado para o novo. Para isso, é importante difundir para todos os colaboradores a cultura organizacional da empresa. “A cultura traduz aquilo que a empresa é e precisa ser absorvida por todos”, explica. Contudo, a cultura não é algo estático e imutável, tendo que adequar-se às exigências dos novos tempos, com respostas mais ágeis às novas demandas, inserção de projetos digitais e preocupação com questões como diversidade e inclusão.

Livro ensina como ter sucesso nas redes sociais

Camila Silveira é dona de uma empresa que há 10 anos executa vendas a outros países apenas por redes sociais. Ela agora compartilha a chave desse sucesso através do livro Planner.

A executiva preparou um material prático e didático do passo a passo necessário para seguir este caminho e ter mais resultados em vendas digitais. O livro aborda todos os pontos essenciais que são necessários no dia a dia das redes sociais, com as últimas atualizações feitas pelas plataformas responsáveis por mais de 56% do aumento das vendas comerciais, tendo todo o passo a passo executável.

Além de um passo a passo completo ilustrado para inicialização no Instagram e outros aplicativos essenciais, os empreendedores de todos os níveis digitais, mesmo sem nenhuma habilidade, vão poder contar com uma parte completa de organização na hora de colocar todo aprendizado em prática além da parte didática.

“O livro aborda todos os pontos essenciais que são necessários no dia a dia das redes sociais, com as últimas atualizações feitas pelas plataformas responsáveis por mais de 56% do aumento das vendas comerciais, tendo todo passo a passo executável’’, explica a executiva.

A obra é aquele guia que tira suas dúvidas, que podem surgir no dia a dia, como saber onde aperta e como configura. Ela te ajuda a não passar por situações desesperadoras, que podem causar seu banimento nas redes.

O projeto foi pensado por Camila Silveira para o público que não tem tanta familiaridade com as redes sociais.

“É possível tirar completamente as dúvidas dos passos desconhecidos. Nossos empreendedores nem sempre tem este conhecimento e acabam apertando tudo e não chegando a lugar algum. Neste manual será possível seguir ilustrações onde qualquer tipo de nível didático poderá configurar e ver o crescimento de suas redes”, pontua.

No livro, Camila Silveira também mostra em qual rede social o empreendedor deve investir mais. “Abordo todas as características e como usá-las para transformar seguidores e públicos em seus compradores e maiores fãs”, detalha. Camila Silveira diz que tem recebido um feedback positivo de pessoas que leram o livro. “O objetivo de ver o que sempre foi um monstro sendo dominado por profissionais incríveis que apenas não sabiam como agir e executar de forma prática seus sonhos, sempre foi meu maior objetivo. E isto tem acontecido de maneira exponencial”, comenta.

O livro está disponível em duas versões: digital ou físico e pode ser adquirido através dos links da redes social @camilasilveiraoficial.

Crédito: Reprodução

Livros

Você é o Caminho

O principal objetivo do livro “Você é o Caminho”, da autora e mentora Dani Costa, é compartilhar as experiências e resultados que a autora vivenciou, gradativamente, até conseguir lidar com a Síndrome de Burnout. À procura de respostas, ela escolheu dar uma pausa no turbilhão da rotina automática de executiva e diminuiu o ritmo e mergulhou corajosamente em si mesma. O conteúdo de “Você é o Caminho” trabalha com uma linguagem simples, sendo amigável a praticamente qualquer leitor. Dani Costa quer iniciar uma jornada de incentivo em busca de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, fazendo com que as pessoas realizem escolhas de forma clara e segura. “Se entendêssemos que nossa vida flui como a natureza, viveríamos com mais sabedoria, aceitação, leveza e plenitude”, revela a mentora. O livro conta com cinco capítulos, detalhando desde as primeiras descobertas até as conclusões e resultados que Dani Costa vivenciou. Ao longo da leitura a palestrante pontua alguns exercícios práticos, que contribuem para uma jornada de aceitação e autoconhecimento. (Você é o caminho, Dani Costa, Orion Editora, 228 páginas, R$ 35)

Um banho de otimismo para viver com entusiasmo

A vida tem, em média, somente 960 meses. O que fazemos nesse intervalo de tempo é o que o espanhol Victor Küppers provoca a refletir no livro Negócio de Atitude: Aplicação imediata, lucratividade infinita. Originalmente lançada em espanhol, a obra ganha uma edição em português pela Editora Hábito. Conhecido pelo bordão ‘viver com entusiasmo’, presente em cursos, palestras e aulas, Küppers constrói a narrativa do livro em torno de uma lição principal: não existe ocupação mais importante do que aprender a viver. Já no primeiro capítulo, o espanhol faz um convite à ação. Sugere que os propósitos estabelecidos ao ler um livro como o dele sobre atitudes positivas não fiquem só no campo da teoria, ou de um plano intangível. “É melhor você se propor a fazer duas coisas e cumprir pelo menos uma delas”, diz. O senso de humor com que apresenta as ideias é também uma das principais dicas de Küppers para que o leitor exercite o ‘saber viver’. O otimismo, a gratidão, a humildade, a atenção plena. Os ensinamentos, diluídos em 29 capítulos, passam por coisas que, como ele mesmo diz, todo mundo sabe, mas essa não é a questão. (Negócio de Atitude – Aplicação imediata, lucratividade infinita, Victor Küppers, Editora Hábito, 224 páginas, R$ 42,90)

Mistérios escondidos nas Escrituras

A “graça” é um dos conceitos mais usados e, também, o menos compreendido entre as pessoas. Em tempos de grandes distorções do seu verdadeiro significado, surge a necessidade de desmistificar o poder da Graça de Deus. Para isso, o escritor best-seller, pastor e conferencista Luciano Subirá se debruça em um profundo estudo bíblico que resulta em respostas compartilhadas no lançamento Graça Transformadora, publicado pela Editora Vida. No estudo da Teologia, a graça consiste no dom sobrenatural concedido por Deus, como meio de salvação e restauração para a humanidade. Mas, para o autor, o entendimento equivocado sobre esse tema pode gerar retrocesso e incalculáveis perdas ao longo da jornada espiritual. Com uma série de reflexões, Subirá explica que a deturpação do assunto leva também a uma crença igualmente errada, que pode suceder a pseudograça, que “surge com base em uma porção de descontextualização bíblica e da influência cultural mundana.” Ao logo dos 20 capítulos, o autor investiga o entendimento da macrovisão bíblica, a fim de fortalecer a fé dos cristãos e recém-convertidos em busca da verdadeira graça que tem o poder de mudar a vida cristã. (Graça Transformadora, Luciano Subirá, Editora Vida, 416 páginas, R$ 54,90).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas