Cultura e gastronomia mineiras visitam Goiás

Com o objetivo de promover os destinos turísticos do Estado, o governo de Minas Gerais marcou presença na Expo Turismo Goiás. A feira de negócios começou nesta quinta-feira (4) e a programação no estande de Minas Gerais visa apresentar novidades, atrair investimentos e gerar novas oportunidades para as cidades mineiras.
Minas Gerais é considerada líder em movimentação turística no Brasil, com crescimento de quase o dobro da média nacional, segundo relatório do Observatório do Turismo de Minas Gerais, realizado a partir dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O secretário de Estado de Turismo e Cultura de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, apresentou o Destino Minas como um dos mais ricos e diversos do País, e abordou as novidades sobre o Carnaval da Liberdade 2025, a campanha turística Inverno em Minas e a candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Mundial da Unesco. Ele também falou sobre a importância da plataforma Invest Minas Tur, além de realizar ações que integram o programa “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea”.
“Muito mais que a beleza do estande, é a importância do trabalho bem feito que gera uma beleza ainda maior. Vivemos até o momento para colocar Minas Gerais na liderança do turismo nacional e a cozinha tem sido um aspecto importante. A nossa vida gira em torno de um fogão à lenha, de uma varanda gourmet, ou nas cozinhas, seja por nossas mães ou avós. Mas, são várias as ações que levam a esse sucesso”, afirmou.
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No evento, a secretária-adjunta de Comunicação do Estado de Minas Gerais, Bárbara Botega, falou sobre a importância de atrair eventos para o Estado e como isso fortalece a economia nas diversas regiões. “O governo entende a indústria de eventos em toda sua potência para geração de emprego e renda. Uma diversidade de setores é beneficiada em cada evento realizado, de maneira que estamos trabalhando políticas para atrair mais eventos para o Estado, reconhecendo, inclusive, a vocação de Minas Gerais como povo hospitaleiro e acolhedor que é”, considerou.
A Expo Turismo Goiás é considerada a maior feira de negócios turísticos da região Centro-Oeste e acontece em Goiânia até sexta-feira (5). A previsão é reunir 160 expositores e cerca de quatro mil participantes nos dois dias da feira.
Carnaval se destaca na pauta do Turismo de Minas Gerais
Um dos pontos fortes do encontro foi quando o secretário de Cultura e Turismo abordou o carnaval que, somente em 2024, gerou divisas da ordem de R$ 4,7 bilhões em negócios para Minas Gerais. “Fomos o terceiro estado que mais recebeu turistas estrangeiros. Por isso, política pública de estado tem que vir para dar segurança para quem faz e trabalha, seja no setor do comércio, da indústria, e do serviço. Com base nisso, pedimos para que as pessoas se preparem para fazer projetos, pois pretendemos injetar, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, um chamamento, pela Cemig, de R$ 4 milhões para pré-produção em toda Minas Gerais”, adiantou.
A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) irão fazer um mapeamento com esses projetos do carnaval em Minas Gerais para estimular o setor. “Queremos colocar no mapa e distribuir a verba de forma mais equitativa e com justiça no âmbito do Estado. Os blocos pequenos, de todas as cidades mineiras estão convidados a participar”, destacou.
Ele destacou que nunca viu, em toda a história da cultura do Estado, uma potência como o carnaval em gerar emprego e renda criativa. “Tivemos um dos carnavais mais seguros do País e geramos um retorno de R$ 4,7 bilhões para a sociedade. RS 1 bilhão investido em uma indústria vai gerar, em média, 300 empregos diretos. Uma festa de quatro dias, movimenta toda a economia, de ambulantes à indústria. E, inclusive, ainda fomos mais acanhados que a Fecomércio nacional, que estimou que o carnaval de Minas movimentou cerca de R$ 5,3 bilhões este ano” comparou.
Outro ponto avaliado pelo secretário foi a rede hoteleira da Capital, que ainda conta com espaço para receber mais pessoas na época do carnaval. “Tivemos uma ocupação diária que oscilou em torno de 80% durante a festa. Chegou a 90% e teve dia que registrou 72%. Ou seja, temos margem para lotar os hotéis de Belo Horizonte nesse período festivo”, considerou.
O repórter viajou para Goiânia (GO) a convite da Secult
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