Gestão e cultura organizacional alinhada à estratégia fortalecem empresas

Diante dos desafios do mercado mundial, há, cada vez mais, a necessidade de as empresas se conectarem globalmente, se tornarem mais eficientes com a gestão e focarem na demanda e na experiência do cliente. Com um mundo mais caro e a alta concorrência, a cultura organizacional alinhada à estratégia fortalece a empresa e permite transformar desafios em oportunidades.
Durante o Painel 8M – Lideranças em Foco, evento realizado em Belo Horizonte, a diretora Estratégica de Negócios e Cultura na 8M Consultoria e idealizadora do painel, Michelle Almeida, explicou que, hoje, as lideranças precisam estar bem-preparadas para tomar decisões e que um passo essencial é ter cultura organizacional alinhada à estratégia, um pilar fundamental para o sucesso e a sustentabilidade dos negócios.
“A cultura organizacional, quando alinhada à estratégia, gera resultados sustentáveis para os negócios. A premissa é clara: todo negócio envolve pessoas e é crucial que essas pessoas estejam alinhadas à estratégia da empresa. A cultura organizacional vem de cima para baixo; ela parte dos fundadores, da liderança”.
Ainda conforme Michelle Almeida, hoje, a antiga “caixa-preta” das empresas, onde poucas pessoas tinham acesso à informação e o discurso era distante da prática, deu origem às “caixas de vidro”, em que a cultura das organizações é a própria marca.
“Se a empresa tem uma equipe alinhada, uma cultura forte e uma marca forte, ela consegue, sim, desdobrar a estratégia e alcançar os objetivos do negócio. Nós temos que ter amor pelo que fazemos, precisamos ter os nossos porquês, o que nos move, e também temos que ter resultados, porque uma empresa foi feita para gerar lucro”.
A estruturação sólida das empresas é um diferencial no mercado, principalmente no cenário atual, em que, de acordo com o presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF-MG), Júlio Damião Soares, o mundo se tornou mais caro e a concorrência é crescente.
Dessa forma, as empresas precisam estar preparadas para cortar custos de forma inteligente, buscar soluções e, diante de obstáculos como as tarifas impostas pelos Estados Unidos, serem capazes de abrir novos mercados no mundo. Além disso, precisam ser eficientes e fazer a diferença para os clientes.
“Esteja no mundo, faça negócios com a China, com outros países, diminua os seus custos. Tenha uma projeção de produto, de processo, de pessoas que permita fazer diferença para o mercado e, principalmente, para o cliente. A experiência do cliente é, muitas vezes, mais importante do que o produto que você faz”.
Damião destaca ainda que é essencial que os empresários estejam atentos ao mercado e dispostos a evoluir. “Esteja também nesse mundo conectado, com outros mercados, com seus concorrentes, com tudo que está acontecendo, e transforme isso em uma vantagem competitiva. O empresário precisa entender que o que o levou até aqui, muitas vezes, não pode levá-lo para o futuro. Então, é necessário se movimentar e tomar decisões inteligentes”.
Disciplina e foco em pessoas fazem Vale Verde avançar
Com a visão de ser a melhor prestadora de serviços aos clientes, a Construtora Vale Verde registrou, nos últimos sete anos, um crescimento de 17 vezes no faturamento, que encerrou 2024 acima de R$ 500 milhões. Com 40 anos de mercado, a empresa possui 1,6 mil funcionários e conta com um parque composto por cerca de 460 equipamentos voltados para a prestação de serviços às empresas de mineração.
O CEO da Construtora Vale Verde, Hugo Soares, explica que a empresa trabalha gerando soluções de engenharia e buscando atender os clientes de forma personalizada. Além de buscar equipamentos que atendam as empresas em várias partes do mundo, também desenvolve soluções quando não disponíveis no mercado.
“Os clientes têm desafios todos os dias e precisam de boas empresas. Então, nós entregamos valor a eles. Quanto mais praticamos isso, mais a empresa consegue capturar valor por meio de uma gestão de disciplina e financeira; esse ciclo se retroalimenta em favor do cliente”.
A empresa, conforme Soares, cresce apoiada em pilares, e entre eles destaca o pilar pessoas. “Temos um valor muito forte, que é honrar pessoas e história. Não adianta ter uma estratégia bonita, uma frase na parede, se não valorizamos quem realmente constrói essa história. Graças a pessoas competentes, que se dedicam a participar da Vale Verde, chegamos até aqui. São elas que fizeram a Vale Verde do passado e farão a Vale Verde do futuro”.
Gestão também é primordial na área pública
Durante o Painel 8M – Lideranças em Foco, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, mostrou como a gestão atual tem promovido o crescimento do Estado por meio de uma administração eficiente e de um planejamento consistente para garantir o desenvolvimento futuro. Zema destacou o crescimento robusto da atração de investimentos em Minas, o que tem gerado recursos para promover melhorias na saúde, na educação, na logística e nos compromissos financeiros do Estado. Além disso, com a gestão aprimorada, houve avanço no saldo de empregos, na abertura de empresas e no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.
“Hoje temos uma economia mais dinâmica, que cresce acima da média do Brasil. Queremos que Minas Gerais, como já tem ocorrido, se transforme em referência na atração de investimentos e na criação de empregos, o que sempre se traduz em melhoria de vida para as pessoas”, explicou Zema.
Zema destacou que, entre as ações para atrair empresários, estão a desburocratização dos processos, a celeridade nas licenças e o apoio a quem quer empreender. “Antes, quem investia em Minas Gerais levava anos para ter o fornecimento de energia elétrica ou para concluir o processo de análise ambiental, e hoje tudo isso é feito em meses. Essa mudança representa uma agilidade do Estado que atende investidores e empreendedores”, disse.
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