Cultura de ownership ganha espaço no mundo corporativo

No ambiente dinâmico e desafiador das empresas modernas, a noção de ownership, ou responsabilidade e comprometimento pessoal, desempenha um importante papel no sucesso organizacional. Isso porque a forma como os colaboradores desempenham suas funções está relacionada à maneira como encaram o ambiente de trabalho.
Fabrízia Soares, Diretora da Advisory – unidade de Consultoria da Selpe Gente e Gestão, explica que o conceito de ownership, ou mentalidade de ownership, refere-se à responsabilidade pessoal pelos resultados, projetos e metas de uma empresa. “É a capacidade de se comportar com protagonismo, agir como dono, não apenas executando tarefas atribuídas, mas também demonstrando iniciativa, autonomia e preocupação genuína com o sucesso do negócio”.
Para a diretora, o termo envolve a promoção do engajamento da equipe e requer um esforço conjunto que começa com a liderança. Os líderes podem cultivar um ambiente de confiança, transparência e apoio, incentivando seus liderados a contribuir com ideias, assumir responsabilidades e se envolver proativamente na busca por soluções e melhorias contínuas.
“A cultura de ownership aumenta a produtividade e a eficiência, promovendo a inovação e a criatividade. Quando os funcionários se sentem parte do sucesso da empresa, estão mais dispostos a assumir riscos calculados, buscar soluções criativas e contribuir para o crescimento e a sustentabilidade do negócio”, ressalta Fabrízia Soares.
O engajamento dos funcionários também está relacionado com o bem-estar individual, com a satisfação no trabalho e com a retenção de talentos. Profissionais engajados tendem a ser mais produtivos e colaborativos, resultando em um ambiente de trabalho mais positivo e em melhores resultados organizacionais a longo prazo, tornando o colaborador parte do processo de evolução da empresa.
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