Negócios

Curso de Administração completa portfólio da FDC

Fundação Dom Cabral propõe um Curso de Administração “à brasileira”, atento às novas tendências e capaz de formar cidadãos do mundo.
Curso de Administração completa portfólio da FDC
Carla Arruda: a Fundação vai formar os líderes de amanhã | Crédito: Divulgação/FDC

Para ampliar o portfólio em uma lógica de lifelong learning (formação contínua) e formar líderes para o futuro, a Fundação Dom Cabral (FDC) acaba de lançar o curso de Graduação em Administração. Sediada em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e considerada pelo Financial Times como a sétima melhor escola de negócios do mundo, a FDC traz a proposta de uma ciência da administração brasileira capaz de formar profissionais para atuar em qualquer lugar do mundo.

Conforme a diretora do Executive MBA e da Graduação da FDC, Carla Arruda, as aulas presenciais serão ministradas no campus do bairro de Lourdes, na região Centro-Sul da Capital. As inscrições serão abertas no site da graduação da Fundação, em setembro, e as aulas vão começar no primeiro semestre de 2024. A previsão é de que a primeira turma tenha 45 alunos.

“Temos no nosso DNA a contribuição para a sociedade, mas quando falamos da formação contínua, o público é de pessoas mais velhas. E quando pensamos em toda a potência do Brasil e como ainda hoje amargamos péssimos resultados em índices de desenvolvimento, não há solução que não passe pela elevação do nível educacional. Não dá para a gente fechar os olhos para isso. Então, queremos propor uma administração diferente. Para isso, buscamos, com o apoio de uma consultoria, entender qual era o conceito estratégico da graduação. Estudamos o DNA da FDC e as necessidades do mercado”, explica Carla Arruda.

Curso de Administração será sustentado por quatro pilares:

  • Interação com o mercado – com laboratórios de desafios e projetos reais, semanas imersivas, aprendizado na prática, exposição para o futuro;
  • Credibilidade acadêmica – teoria contextualizada à prática, conexão com pesquisas, corpo docente diferenciado, metodologias ativas e experiências relevantes;
  • Conexão com o amanhã – eixo Mundo e Sociedade, temáticas emergentes como futurismo, capitalismo consciente, impactos tecnológicos na sociedade atual, cultura digital, o humano no mundo digital, diversidade e identidade e tecnologia integrada ao aprendizado;
  • Desenvolvimento Pessoal e Profissional – hub de desenvolvimento de carreira, desenvolvimento integrado ao currículo, formação integral, entre outros.

“Vamos formar os futuros líderes que vão construir o amanhã. Mas isso não pode ser feito individualmente. Temos que nos conhecer muito bem as nossas qualidades e o que precisamos aprender com os outros. A conexão com as empresas reduz ou elimina o gap entre escola e mercado. Um dos fatores transversais é a tecnologia. Além das disciplinas específicas, ela vai perpassar as demais. Não somos uma nova escola entrando no mercado, temos 47 anos de trabalho reconhecido”, pontua.

Com quatro anos de duração, o curso terá os dois primeiros em horário integral e estão previstas semanas imersivas nos campi de Nova Lima e São Paulo, além de outras oportunidades. Junto ao lançamento da graduação acontece também o lançamento do doutorado em administração, completando a trilha universitária.

Outros cursos de graduação também estão em fase de planejamento. O próximo deverá ser o de Economia, que já está em fase adiantada de aprovação junto ao Ministério da Educação.

Processo seletivo

A seleção dos alunos será feita em três etapas:

1 – Dinâmica de grupo

2- Estudo de caso individual

3- Entrevista individual

*Quem tiver feito o Enem pode eliminar a fase de estudo de caso

Queremos que o processo seletivo espelhe o que pretendemos para o Curso de Administração, trazendo uma perspectiva de futuro para os nossos alunos, cidadãos éticos e íntegros, capazes de unir desempenho e progresso da sociedade. Queremos ter o Brasil como protagonista nesse processo. Queremos trazer o melhor do mundo para o Brasil e levar o melhor do Brasil para o mundo”.

O valor da mensalidade será de R$ 4.414. Serão concedidas bolsas de 20% para parte dos alunos. A perspectiva é de que o número de bolsas cresça com o patrocínio de grandes empresas, chegando ao patamar de 50% das vagas nos próximos anos.

“Queremos sensibilizar as marcas e as grandes fortunas para patrocinarem bolsas, inclusive as chamadas de permanência, que apoiam os estudantes além da mensalidade. Assim teremos condições de criar turmas diversas e potentes”, completa a diretora do Executive MBA e da Graduação da FDC.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas