Negócios

Curso do IBGC prepara CEOs para atuação em conselhos internacionais

Conselheiros e executivos de grandes e médias empresas que desejam aprimorar seu conhecimento em governança também podem se matricular na qualificação
Curso do IBGC prepara CEOs para atuação em conselhos internacionais
Foto: Hara Fotografia

O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) oferece um curso avançado que prepara CEOs para atuar em conselhos internacionais. O Global Board Leadership Program está com inscrições abertas e é voltado, além dos CEOs, para conselheiros e executivos de grandes e médias empresas que desejam aprimorar seu conhecimento em governança e necessitam entender melhor sobre geopolítica e estratégia global.

Com 50 horas de duração e formato semipresencial, o programa oferece uma combinação de experiências práticas e aprofundamento teórico por meio de imersão presencial, aulas on-line ao vivo, conteúdo assíncrono, workshops, simulações de conselhos e palestras com especialistas e conselheiros atuantes.

As atividades presenciais ocorrem em dois momentos: nos dias 1, 2 e 3 de outubro, no Hotel Fasano Boa Vista, em Porto Feliz, cerca de uma hora da capital de São Paulo. E nos dias 11 e 12 de março de 2026, na sede do IBGC em São Paulo.

Adriane de Almeida
Adriane de Almeida destaca conteúdo de excelência do curso | Foto: Divulgação IBGC

“O IBGC Global Board Leadership Program foi desenvolvido para preparar líderes que enfrentam os desafios da governança em um cenário internacional cada vez mais dinâmico, complexo e interdependente. Combinamos experiências práticas, conteúdo de excelência e uma rede de alto nível para formar conselheiros e executivos com visão estratégica, capacidade de decisão e atuação global”, destaca a diretora de Ensino e Inovação do IBGC, Adriane de Almeida.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Módulo na França

Além da programação nacional, os participantes terão como adquirir um módulo internacional em parceria com o INSEAD, uma das escolas de negócios mais renomadas do mundo, em Fontainebleau, na França.

Para Adriane de Almeida, os conselhos de administração têm sido cada vez mais desafiados. “Recentemente, lançamos uma pesquisa que ouviu conselheiros de administração e diretores sobre o contexto geopolítico e 85,8% dos entrevistados concordam que o conselho reconhece a importância da geopolítica para os negócios. Mas quando aprofundamos alguns temas, como tecnologia, para 40,2% dos respondentes, não há adequação de tecnologias, como inteligência artificial (IA), para analisar as implicações do contexto. Precisamos capacitar nossas lideranças”, frisa.

O curso é indicado para profissionais com experiência em cargos de alta gestão e atuação relevante no ecossistema empresarial. Para garantir a qualidade e diversidade das turmas, todos os candidatos passarão por processo de seleção e análise curricular. O domínio do inglês é obrigatório.

Fundado em 27 de novembro de 1995, o IBGC, organização da sociedade civil, tem como objetivo gerar e disseminar conhecimento a respeito das melhores práticas em governança corporativa e influenciar os mais diversos agentes em sua adoção, contribuindo para o desempenho sustentável das organizações.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas