CURTAS NEGÓCIOS | 07/12
Cenibra implanta projetos de melhoria contínua
Incentivar a criação de um ambiente de trabalho desafiador e estimulante e dar visibilidade aos projetos que contribuíram para a melhoria dos resultados são os objetivos do Programa de Melhoria Contínua e Inovação da Cenibra (PMCI), cujos trabalhos mais relevantes foram apresentados em um seminário, como forma de incentivar, inspirar e reconhecer o empenho das pessoas envolvidas. O Seminário PMCI contou com a participação de todas as áreas da empresa: Industrial, Florestal e Administrativa, além da Cenibra Logística. Foram escolhidos 29 projetos que resultaram em alguma melhoria contínua para a empresa, com benefícios não apenas para os processos operacionais como também para a saúde humana, a segurança dos trabalhadores e a conservação do meio ambiente.
Assaí lança aplicativo em Minas Gerais
Em linha com a estratégia de oferecer aos(às) clientes a melhor experiência em compras, o Assaí Atacadista anuncia o novo aplicativo Meu Assaí. A novidade chega nas unidades de Minas Gerais e une a experiência das lojas físicas com a customização de serviços e ofertas possibilitadas pelo digital através da ativação de descontos nos produtos. O download é totalmente gratuito e está disponível nas lojas virtuais App Store e Google Play, para os sistemas iOS e Android. Atualmente, é possível ativar ofertas pré-selecionadas que garantem preços ainda mais baixos em relação aos percentuais de 10% a 15% já menores do que supermercados e hipermercados. No entanto, ao longo dos próximos meses serão incorporadas ainda mais funcionalidades, como ofertas personalizadas e campanhas exclusivas. Com isso, os(as) clientes terão uma jornada de compras ainda mais completa nas lojas do Assaí e poderão obter descontos nos itens e produtos que mais costumam consumir – sejam eles os(as) consumidores finais e ou os(as) micro e pequenos empresários do ramo de alimentação. O lançamento do Meu Assaí está em linha com a estratégia phygital do Assaí. Desde 2021, a companhia já disponibiliza a possibilidade de compras on-line através dos parceiros Cornershop e Rappi em 55 cidades e 17 estados. E o formato tem apresentado crescimento acelerado. Considerando até o 2º trimestre de 2022, a companhia registrou um crescimento de vendas de 34% por meio dos aplicativos parceiros. Em Minas Gerais, o Assaí está presente com seis lojas, sendo uma unidade localizada em Uberlândia, outra em Contagem, outra em Sete Lagoas, uma em Betim e as, recém-inauguradas, lojas de Belo Horizonte e Ipatinga.
Moveleiros de Ubá conhecem projeto de fomento a pequenos negócios
Uma nova perspectiva de desenvolvimento para micros e pequenos negócios moveleiros foi apresentada aos empreendedores do polo mineiro de Ubá, na Zona da Mata mineira, com o lançamento Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração da Indústria do Mobiliário (PDCIMob), realizado pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). As ações previstas pelo PDCIMob são focadas em três áreas estratégicas – inteligência setorial e digital, melhoria da competitividade e aproximação comercial – e pretendem oportunizar crescimento sustentável às empresas participantes. No escopo de atuação, estão atividades para desenvolver excelência em gestão, aprimoramento digital, design aplicado à indústria e promoção comercial, através de rodadas de negócios com mercados compradores nacional e internacional, além de aproximação com a cadeia produtiva. O polo de Ubá concentra 347 indústrias que empregam 16.196 trabalhadores e impulsionam Minas Gerais como o quarto maior Estado produtor de móveis do País.
Grupo Lider expande no Paraná
O ano termina, mas as movimentações no setor de concessionárias aquecem o mercado automotivo brasileiro. O Paraná, quarta economia do País, recebe a primeira unidade fora da região Sudeste do Grupo Lider, que acaba de adquirir as três lojas da concessionária Sulpar, revendedora da marca Toyota: duas em Curitiba (Toyota Sulpar Hauer e Toyota Sulpar Alto da XV) e uma em Paranaguá (Toyota Sulpar Paranaguá). Esta é a maior transação já feita pelo grupo empresarial fundado pela Família Braz há 65 anos em Muriaé (Zona da Mata) e que tem forte presença em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Com a aquisição das três concessionárias no Paraná, o grupo vai chegar a 3 mil funcionários em todo o País. A negociação para a aquisição da Sulpar é vultuosa e teve que passar pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), seguindo todos os protocolos de tempo e avaliação exigidos pelo órgão. A nova aquisição representa um crescimento de 14%, com a projeção de chegar, no total, a R$ 5 bilhões de faturamento em 2023. Além disso, no próximo ano, o Grupo deve ultrapassar a marca de 70 mil veículos comercializados.
Startup mineira recebe prêmio nacional
Foi realizada nos dias 28 e 29 de novembro, em São Paulo, a etapa final do programa Capital Empreendedor 2022 do Sebrae. Cinco startups mineiras estavam entre as 60 finalistas de todo o Brasil, para participarem do Circuito de Investimentos e se apresentarem a investidores reais. A startup Datta Business, uma das selecionadas, recebeu o prêmio de Negócio Destaque do programa, a primeira vez que uma startup mineira recebe essa premiação. O programa Capital Empreendedor 2022 teve 936 startups inscritas em todo o Brasil, 360 startups pré-selecionadas para a fase de mentorias e 60 finalistas, que participaram do Circuito de Investimentos. As startups SporTI, Fluxo, Digital Grid, Datta Business e Brickup foram as cinco selecionadas em Minas Gerais para a etapa final. Essa foi a 5ª edição do programa e a 2ª vez que foi realizado no Estado. A Datta Business, startup especializada em estratégias digitais para empresas, recebeu o prêmio de maior destaque no ciclo 2022. O programa Capital Empreendedor é uma iniciativa do Sebrae com o objetivo de orientar e capacitar startups para se relacionarem com investidores de risco.
Ouça a rádio de Minas