Negócios

CURTAS NEGÓCIOS | 09/04

CURTAS NEGÓCIOS | 09/04
Crédito: Freepik

Fapemig reativa cotas de bolsas para pós-graduação

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) está reativando cotas de bolsas de pós-graduação que estavam temporariamente suspensas. São, ao todo, cerca de 180 bolsas, dentre mestrado e doutorado. A medida começa a valer de imediato. A comunicação está sendo feita diretamente aos cursos beneficiados pelo Programa de Apoio à Pós-graduação (PAPG). Com a reativação, eles poderão substituir e indicar bolsistas para as vagas que estavam congeladas, via sistema Everest (http://everest.fapemig.br/home/login). Isso foi possível devido ao aumento do repasse financeiro mensal do governo do Estado à Fapemig. Essas bolsas haviam sido suspensas e/ou bloqueadas em 2019, em um período de agravamento da crise econômica de Minas Gerais, quando foi necessário readequar alguns programas da Instituição.

Aplicativo Plug-In chega a BH

A Plug-In é uma plataforma que aposta e acredita nos pequenos comércios. E chegou em momento oportuno, já que boa parte desses comércios estão fechando as suas portas, devido à pandemia, que ainda não tem data para acabar. Não obstante, são esses pequenos empreendimentos que são os mais afetados com a atual situação que o País presencia. Se antes era esperada uma significativa melhora nas vendas com a chegada da vacina, essa esperança começou a se esvair com o aumento dos casos e mortes ocasionadas pela Covid-19, quando recentemente foi decretado novo fechamento do comércio pela prefeitura de Belo Horizonte. Mas, nem tudo está perdido. Muitos comércios precisaram se readaptar, apostar em vendas on-line, mudar estratégias. Os canais digitais têm ajudado esses empreendedores a se reerguer e continuar vendendo. O chamado Varejo 4.0, que se refere ao uso da tecnologia contínua nas transações comerciais entre estabelecimentos varejistas e consumidores, tem ganhado cada vez mais adeptos. E é nessa mesma onda, que surge uma plataforma que promete inovar a relação entre esses comércios e seus clientes. A proposta da Plug-In é trazer soluções para alavancar as vendas e fidelizar os clientes, em um cenário onde a concorrência é cada vez mais acirrada.

Holding visa alavancar novas franquias em 2021

O empresário Victor Conceição, CEO da Barbearia Vip, a maior rede de estética masculina da América Latina, lançou sua holding, a VC Group e, além da rede Barbearia Vip, passa a agregar outras franquias em 2021. A We Smart Business, do empresário Jonathan Macedo, é a empresa parceira de vendas da holding sediada em Florianópolis (SC). Um dos focos da nova holding é a Eletrolife, que trabalha com atividade física por eletroestimulação, tendência mundial que cresce em ritmo acelerado no Brasil. A empresa tem duas unidades, em Balneário Camboriú e Florianópolis, e planeja abrir mais 10 unidades em 2021, todas como franquia. O setor de franchising, que sempre cresceu acima da média, foi um dos setores menos afetados, mas, mesmo assim, apresentou perdas em faturamento: 2020 foi R$ 167,187 bilhões contra R$ 186,744 bilhões em 2019, segundo dados apresentados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) na última semana. A Barbearia Vip abrirá nos próximos meses a 46ª unidade da rede. Será no Rio de Janeiro. Para diversificar ainda mais o investimento, a próxima será uma grife de roupas.

Segurança cibernética

O Inatel inova mais uma vez e anuncia a criação do seu mais novo ambiente tecnológico, o Centro de Segurança Cibernética – CxSC Telecom. Com o foco de atuação no mercado, no governo e, principalmente, no cidadão, o CxSC Telecom buscará fortalecer a cultura voltada à Segurança Cibernética, tanto no Brasil como no mundo. O novo centro tem como missão desenvolver ações, projetos e programas nas áreas da Educação, Pesquisa Aplicada, Testes e Certificações e Serviços. Dentre as iniciativas do novo centro, estão previstos o desenvolvimento de processos, soluções, normatização, testes e certificações na área; estudos, relatórios e propostas de melhores práticas e protocolos de testes de segurança cibernética em dispositivos e redes de telecomunicações; apoio ao desenvolvimento de novas empresas voltadas ao segmento; além da promoção de cursos e capacitações sobre o tema.

Chamada de apoio

Para consolidação do Centro de Segurança Cibernética e viabilização de todas as ações propostas, o Inatel busca o apoio financeiro e institucional de empresas públicas e privadas, associações, entidades governamentais nas esferas municipal, estadual ou federal, com a garantia da seriedade e compromisso sempre presentes nas iniciativas do Instituto. As empresas, instituições e demais entidades interessadas em apoiar o desenvolvimento do CxSC Telecom Inatel devem entrar em contato com o Inatel.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas