CURTAS NEGÓCIOS | 11/06
Headline XP capta R$ 915 milhões
O Headline XP, primeiro fundo de participações (FIP) da Headline, gestora global de venture capital comandada no Brasil por Romero Rodrigues e integrada à XP Asset, concluiu a captação de R$ 915 milhões. O fundo irá investir em startups brasileiras com alto potencial de escala. O resultado superou o alvo inicial, de R$ 834 milhões, e atraiu cerca de 12.500 cotistas, tornando-se o maior FIP do país em número de investidores. O Headline XP também se tornou o primeiro fundo especializado em venture capital para investidores qualificados. A fase de captação do fundo contou com o apoio da rede de mais de 10 mil assessores de investimento da XP presentes em todas as partes do Brasil. A duração total do fundo é de 10 anos. Nos próximos quatro anos, a equipe do fundo terá as atenções voltadas a formar um portfólio de cerca de 25 startups, as quais terão participações minoritárias de até 20%. Metade do capital do fundo será usado nestes próximos quatro anos, para adquirir portfólio e, a outra metade dos recursos, nos quatro anos seguintes, será destinada à participação em aquisições de rodadas subsequentes, para evitar que sejam diluídos nas boas companhias. Nos últimos dois anos restantes, a ideia é desinvestir e retornar o capital aos cotistas.
Monetizze é pentacampeã
A Monetizze, empresa líder de Minas Gerais em sistema de pagamentos para o e-commerce, celebrou o título de pentacampeã como melhor plataforma de infoproduto do Brasil. O prêmio foi anunciado durante o maior congresso de Marketing de Afiliados da América Latina. A Monetizze levou, ainda, prêmios em outras categorias: Melhor Plataforma CPA e Melhor Blog de Marketing de Afiliados. Além disso, dois profissionais da Monetizze também faturaram: Mari Marçal, Melhor Gerente de Afiliados e Fernanda Campos, Empreendedora digital do ano. Hoje, a Monetizze conta com mais de 700 mil usuários cadastrados, entre produtores e afiliados, e disponibiliza para venda cerca de 35 mil produtos entre digitais e físicos. O mercado de afiliados é um dos mais promissores do País. Avaliado em centenas de milhões de reais, ele dita boa parte do futuro quando o assunto é vendas on-line.
Take Blip recebe aporte de US$ 70 milhões
A Take Blip, plataforma em nuvem de business messaging que desenvolve aplicativos conversacionais para criar interações entre marcas e consumidores, acaba de receber um aporte Série B de US$ 70 milhões do Warburg Pincus, fundo global de private equity. Com esse investimento, a empresa planeja acelerar sua expansão internacional e focar no suporte à sua equipe, cultura, evolução de produtos, clientes e aquisições. Em 2020, a Take Blip recebeu um aporte Série A de U$S 100 milhões também do Warburg Pincus. Na época, foi a maior rodada da Série A já realizada no Brasil. Seguindo uma ambiciosa estratégia de crescimento, em janeiro Take Blip anunciou a aquisição da Stilingue, plataforma pioneira em inteligência artificial focada na experiência do cliente. A Take Blip foi fundada pelos sócios Roberto Oliveira, Daniel Costa, Antônio Oliveira, Marcelo Oliveira e Sérgio Passos. A empresa, que nasceu em Minas Gerais, conta com mais de 1.300 funcionários e aproximadamente 3.000 clientes.
Oner Alimentos lança marca Organify
A Oner Alimentos Saudáveis amplia o seu portfólio de produtos com o lançamento da marca Organify, que atuará no mercado de suplementos. Criada no começo de 2022, a Organify nasceu com o propósito de levar aos consumidores bebidas funcionais de qualidade e ao mesmo tempo, práticas e fáceis de beber. A primeira novidade da marca é o suco verde Super Green, em pó, que além de ter radicais livres e antioxidantes tem o propósito de auxiliar o funcionamento intestinal. Composto de fibras 100% solúveis, a bebida possui oito super alimentos que ajudam a nutrir o corpo, são eles: couve, chlorella, hortelã, spirulina, clorofila, beterraba, gengibre, matcha, cúrcuma, limão água de coco e maca peruana. O produto é regulamentado pela Anvisa e deve ser certificado pela Sociedade vegetariana Brasileira (SBV). O Super Green estará disponível para venda em mais de 3 mil pdv’s em todo Brasil. O ticket médio do produto é de R$ 129 e cada pote tem 165g, que rendem até 22 doses de 7,5g cada. A expectativa da Oner Alimentos é que com a nova marca o faturamento da empresa cresça em 80%. Ainda em 2022, estão previstos outros lançamentos da marca Organify.
Soluções para veículos elétricos
A Loja Elétrica realizará o encontro “Mobilidade Elétrica – Solução de Carregadores Para Veículos Elétricos”, no dia 14 de junho (terça-feira), em seu espaço de eventos na filial Anel Rodoviário (rua Professor José Vieira de Mendonça, 11, Engenho Nogueira). A companhia apresentará soluções em carregadores para veículos elétricos e integração com o sistema de energia solar por meio de palestras técnicas com representantes da Schneider-Electric ABB Legrand e especialistas da Loja Elétrica. “Os carros elétricos estão em ascensão no mercado e são uma alternativa para contornar os impactos ambientais causados pelos combustíveis fósseis, além de serem uma opção de economia para o consumidor final, em vista dos aumentos consideráveis da gasolina e do etanol. Os pontos de carga permitem carregar a bateria dos modelos elétricos de forma mais eficiente em um período médio de sete horas, ou seja, dois terços a menos em relação a uma tomada elétrica convencional. Isso garante redução do consumo de energia, proteção da bateria – ativo mais caro do VE – contra curtos-circuitos e sobretensão da rede”, descreve Daniela Mara, do setor de construção civil da Loja Elétrica.
Congresso Conexões Humanas ABRH
No dia 20 de junho, a Associação Brasileira de Recursos Humanos de Minas Gerais (ABRH/MG) retoma seus eventos presenciais com o Congresso Conexões Humanas. A programação desta quinta edição reunirá profissionais de empresas associadas, patrocinadoras e parceiras e contará com assuntos em destaque no cenário mineiro e nacional, como desenvolvimento sustentável, diversidade, saúde nas organizações pós-pandemia e novos modelos de trabalho híbrido na indústria. Destinado a profissionais das áreas administrativa, de gestão, recursos humanos, lideranças empresariais, estudantes e interessados em geral, o evento acontecerá no Cine Theatro Brasil Vallourec, das 8h30 às 18h30, e permitirá aos participantes um momento enriquecedor com troca de experiências, compartilhamento de conhecimentos e networking. A programação detalhada, assim como o processo de inscrição para o Congresso estão disponíveis no site da ABRH/MG (https://abrhmg.org.br). Para associados a ABRH/MG, o valor até dia 10 de junho é de R$ 180 e, após esse período, o valor será R$ 220. No caso de não-sócio, o valor até 10 de junho é de R$ 250 e, após esse período, o valor será R$ 300.
Wash chega ao Brasil
Total Energies Brasil, subsidiária do Grupo Total Energies, uma das maiores companhias de energia do mundo, inaugura na estação de serviço Monte Carmo, em Betim (RMBH), a primeira lavagem automotiva Wash no País. Como um dos principais diferenciais da marca, Wash já é um sucesso implementado há 10 anos nas estações de serviços da Total Energies e em lojas de rua em diversos países. Mundialmente, já são 2.455 instalações da marca. O serviço é uma novidade no Brasil e está bem firmado sobre os pilares de tecnologia, segurança e sustentabilidade que embasam cada ação da Total Energies. A marca Wash oferece até 80% de economia de água, colocando-a em posição de referência no mercado, nos quesitos sustentabilidade e inovação.
TIM é ranqueada
Considerado referência em consultas sobre reputação de empresas e relações de consumo, o site Reclame Aqui, que conta com mais de 360 mil companhias cadastradas, atualiza diariamente seus rankings de avaliação. Neste mês de junho, a TIM conquistou o selo “RA 1000”, avaliação máxima do portal de resolução de conflitos que demonstra o compromisso da operadora com o pós-venda, elevando o grau de confiança em sua marca, produtos e serviços. Na plataforma, a TIM é a ainda a companhia de telefonia no Brasil mais bem colocada e a que mais respeita o cliente. No ranking “Melhores empresas que mais resolveram nos últimos 30 dias”, que considera todas as empresas listadas no portal, a operadora ocupa a vice-liderança, sendo a única do setor de telecom a figurar no levantamento, e figura também no Top 10 das “Melhores empresas que mais resolveram nos últimos 6 meses”. A TIM também é a operadora móvel que mais reduziu as reclamações recebidas na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em 2021, com recuo superior a 30%. A companhia mantém a posição de empresa menos demandada nos Procons integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) dentre os grandes grupos econômicos de telecomunicações, com resolutividade em patamar elevado, atingindo 90% no segundo semestre de 2021. Adicionalmente, a TIM ficou em primeiro lugar no Ranking de Satisfação de Demandas na Anatel 2021, que analisa o atendimento das empresas aos clientes na recepção e solução de demandas a partir da avaliação dos consumidores.
Ouça a rádio de Minas