CURTAS NEGÓCIOS | 15/12

FSFX se destaca em prêmio Core Federassantas
A Fundação São Francisco Xavier comemora mais uma grande conquista neste ano. A Instituição, que administra cinco hospitais, sendo quatro em Minas Gerais e um em Cubatão na Baixada Santista, teve um de seus projetos selecionado para apresentação no evento de premiação ao Prêmio Core Federassantas 2021. A entidade ficou em segundo lugar com o desenvolvimento de uma ferramenta para acompanhamento da situação vacinal dos colaboradores e plataforma para coleta de dados de pesquisa na categoria “Melhoria de processos/sustentabilidade econômico-financeira”. A premiação Core/Federassantas tem como finalidade reconhecer boas práticas que efetivamente contribuem para a melhoria da gestão e da qualidade assistencial dos serviços prestados. Dentre os trabalhos enviados, a Fundação encaminhou um total de nove projetos.
CEO da TIM é eleito Homem das Comunicações
O trabalho à frente da TIM Brasil ao longo dos últimos anos rendeu ao CEO da operadora, Pietro Labriola, o título de “Homem das Comunicações 2020”. O prêmio foi concedido pela Aberimest – Associação Brasileira das Empresas e Profissionais das Telecomunicações e Infraestrutura na última sexta-feira (10), em São Paulo. A premiação reúne as principais lideranças do setor e é a maior honraria do segmento de Engenharia das Comunicações, Infraestrutura e Inovação. No mesmo evento, o ministro das Comunicações Fabio Faria foi reconhecido com a edição 2021 do prêmio.
Grupo Supernosso e Be Honest lançam modelo de franquias
O setor de franquias vive um momento bastante positivo. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), no segundo trimestre de 2021 o crescimento foi de 48,4%, atingindo um faturamento de R$ 41,1 bilhões. De olho nesse mercado, o Grupo Supernosso e a Be Honest – que tem como conceito disseminar a honestidade através de mercados autônomos -, acabam de lançar a franquia Be Honest. A ideia, que começou com três jovens de 18 anos, cujo objetivo em comum era criar um mercado de conveniência mais próximo das pessoas em condomínios residenciais, virou um negócio muito rentável. Agora, a atuação está focada em condomínios, empresas, hospitais, clínicas, academias e diversos outros segmentos. O aporte inicial inclui a taxa de franquia no valor de R$ 50 mil para ter quantas lojas o empreendedor quiser, além do investimento de R$ 8 mil a R$ 12 mil (valor investido por loja), no qual estão inclusos gôndolas, geladeiras, tecnologia e capital de giro.
Professora do Cefet-MG desenvolve e-book gratuito
A química está bastante presente no dia a dia: elementos como a água, o álcool e o sal de cozinha existem graças a essa ciência da natureza. Entretanto, ensinar a disciplina pode se resumir apenas à memorização de fórmulas, equações, conceitos e definições. Para auxiliar os docentes de química a conversar de forma mais simples e didática com os estudantes sobre a área do conhecimento, a professora Priscila Ferreira Amaral, do Departamento de Formação Geral do campus Nepomuceno, desenvolveu o e-book “Quimiformas”. O material, disponível gratuitamente para acesso, traz propostas de diferentes atividades avaliativas, por meio da aprendizagem ativa dos estudantes. A ideia, de acordo com a professora, é despertar o interesse dos alunos e diminuir os impactos do distanciamento social provocado pela pandemia de Covid-19. As atividades propostas no e-book estão relacionadas aos eixos temáticos trabalhados na disciplina de química. Nelas, são descritas propostas que podem ser facilmente aplicadas nos níveis médio técnico e superior. Acesse o e-book pelo link.
Instituto TIM se une à ONG One By One
O Instituto TIM acaba de entrar no time de apoiadores da ONG One By One, dedicada a oferecer mobilidade e ações de inclusão social para crianças e adolescentes com deficiência. E a primeira missão é “zerar” a fila por cadeiras de rodas sob medida, que são doadas pela entidade para famílias de baixa renda. Contando com uma rede de apoio formada por cerca de 10 mil colaboradores, a TIM lançou uma campanha interna de arrecadação em que complementará o valor doado pela sua equipe. A parceria com o Instituto TIM prevê ainda a participação da empresa no projeto de Educação Exponencial, que prepara jovens que possuem capacidade cognitiva para o mercado de trabalho. A família dos(as) beneficiados(as) também pode integrar o programa. A partir de um tema, diversas disciplinas são exploradas, usando a pesquisa, o trabalho em grupo e a produção de atividades. São estimuladas habilidades de empreendedorismo, aprendizado sob demanda e ligadas ao universo das ciências, tecnologia, engenharia e matemática (sigla STEM, em inglês).
Mercadoria acontece
dia 19 de dezembro
Estabelecer conexões entre pessoas, projetos e ideias, fomentar de maneira sustentável a economia da cidade, valorizar a cultura do feito à mão e ressignificar a forma de consumir. Essa é a proposta da Mercadoria, que chega a sua 16ª edição, uma iniciativa da Amadoria, empresa que cria, planeja e realiza projetos e experiências com objetivo de estimular a arte, a criatividade, a inventividade e a economia criativa. A 16ª edição da Mercadoria acontecerá no dia 19 (domingo), na Casa Bernardi (rua Conde de Linhares, 308 – Cidade Jardim). A edição de dezembro ocorre tradicionalmente próximo ao Natal, para incentivar a comunidade a prestigiar o trabalho de pequenos produtores ao comprar os presentes. Além de fomentar o trabalho dos produtores locais, a Mercadoria também é um espaço para que as pessoas possam se relacionar, entrar em contato com a arte, assistir a shows e desfrutar da boa gastronomia. A 16ª acontece de 11h às 18h, com entrada gratuita. Não será permitida circulação dentro da feira sem o uso de máscara e pontos de álcool gel serão disponibilizados para uso do público.
App para compra de bilhetes
Os passageiros que viajam pela Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) poderão comprar o bilhete e ter acesso a informações sobre o transporte ferroviário por meio de um aplicativo de celular. O “Trem de Passageiros” reúne ainda informações sobre a Estrada de Ferro Carajás (EFC), também administrada pela Vale. O aplicativo pode ser utilizado em aparelhos Android e IOS e está disponível para download. Entre as facilidades oferecidas estão compra e troca de passagens, informações sobre trajetos, previsão do horário de chegada em cada estação e regras de bagagens. O passageiro terá acesso a atividades educativas, como jogos interativos voltados para a segurança ferroviária. É possível ainda consultar o menu do restaurante e os valores das refeições. Cabe destacar que a ferrovia circula com protocolos de saúde para oferecer mais conforto e segurança para as pessoas durante a pandemia. Estão mantidos cuidados como aferição de temperatura antes do embarque e distanciamento social.
Rech inaugura loja em Minas Gerais
A Rech, empresa fornecedora de peças para máquinas pesadas e agrícolas do Brasil, inaugura a sua primeira loja em Minas Gerais para atender demandas do agronegócio e da construção civil. O ingresso no estado que tem uma das economias mais pujantes do país, faz parte do plano de expansão definido pelo Aqua Capital, a maior gestora de fundos de private equity especializada em agronegócio na América Latina, investidor da empresa desde 2018. Com localização estratégica para expandir a atuação na região Sudeste do Brasil e capacidade para abastecer todos os municípios do Triângulo Mineiro, a nova loja está situada em Uberlândia. Com uma área de 1.500 metros quadrados, irá armazenar cerca de 4 mil itens entre peças para maquinários pesados e agrícolas. A expectativa é que a unidade fature R$ 15 milhões no primeiro ano de operação e após o período, alcance o montante de, no mínimo, R$ 24 milhões ao ano.
Ouça a rádio de Minas