CURTAS NEGÓCIOS | 18/10
Conexão entre finanças e operações melhora eficiência do negócio
Uma pesquisa realizada pela KPMG apontou que a conexão entre as áreas de finanças e operações impulsiona o crescimento e aumenta a resiliência do negócio, por meio de uma gestão mais eficiente, sendo uma oportunidade para melhoria de resultados. O estudo mostrou que 85% dos entrevistados querem desempenhar um papel maior na condução da transformação em toda a empresa nos próximos três anos. Essas são algumas das conclusões do levantamento “Valor da conexão” que contou com a participação de 1.300 líderes empresariais em todo o mundo. Além disso, a falta de colaboração das equipes, a desconexão de processos internos e a perda de oportunidades potenciais para impulsionar o crescimento da empresa foram alguns dos ruídos de comunicação apontados no relatório. Outro ponto importante levantado pela pesquisa é o isolamento dos sistemas-chave de cada função. A consequência disso foi perceptível entre os entrevistados. Apenas quatro em cada 10 líderes estão “muito satisfeitos” com a capacidade de comparar e combinar dados em várias funções e obter dados mais profundos para transformá-los em oportunidades.
Segunda edição de Prêmio ESG
A Fama Investimentos, gestora independente que se dedica exclusivamente à gestão de investimentos em empresas brasileiras de capital aberto, anuncia a abertura das inscrições da segunda edição do Prêmio ESG – Fama Investimentos. A premiação é destinada a projetos de estudantes e recém-formados (no máximo dois anos de graduado, com o prazo contado a partir da data de início do Prêmio) de cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado de qualquer área de formação acadêmica. As inscrições podem ser feitas pelo https://www.even3.com.br/premioesg2022/. O Prêmio ESG – Fama Investimentos visa estimular a produção científica na área de Investimentos Sustentáveis/ESG, com o objetivo de enriquecer o debate sobre o tema e ampliar o conhecimento tanto na comunidade acadêmica como profissional. O tema ESG tem ganhado crescente atenção por parte do mercado de investimentos brasileiro e a Fama tem se mostrado muito positiva frente a este novo panorama no Brasil. Os candidatos poderão ser brasileiros residindo no País ou no exterior e estrangeiros residindo no Brasil. As inscrições se encerrarão no dia 15 de março de 2023, às 23:59h (horário de Brasília). Os participantes deverão preencher o formulário de inscrição que se encontra disponível no link acima, onde podem encontrar mais informações sobre a premiação.
KFC inaugura nova loja em Belo Horizonte
O KFC, marca líder no mercado de frango frito no Brasil, inaugura mais uma unidade em Belo Horizonte. Localizada no Shopping Del Rey, esta é a sexta unidade da marca na cidade e a nona no estado mineiro. A rede, que consolida mais de 130 restaurantes em operação no País, aposta em modelo de loja simplificado com grande potencial de capilaridade, mirando em crescimento e rentabilidade.
TIM Brasil é a operadora mais diversa e inclusiva
Pelo segundo ano consecutivo, a TIM é a líder global no setor de telecomunicações do Refinitiv Diversity & Inclusion Index, que mede o desempenho de mais de 12 mil companhias de capital aberto com base em 24 métricas relativas a iniciativas de diversidade, inclusão e desenvolvimento de carreira. Na edição 2022 do índice, a operadora saltou da 19ª para a 10ª posição na colocação geral. Desde 2019, a TIM atua em um amplo programa de diversidade e inclusão que abrange os pilares de gênero, raça, gerações, pessoas LGBTI+ e pessoas com deficiência e conta com metas definidas e um plano estruturado de educação e comunicação interna e externa. Dentre as práticas concretas realizadas nos últimos anos estão o programa de estágio que recrutou mais de 60% de pessoas negras e os programas de contratação de pessoas trans acima dos 50 anos. A empresa tem a meta de atingir 35% de mulheres em posição de liderança em 2023 e apoia a empregabilidade das brasileiras no movimento Mulheres Positivas. A iniciativa é liderada pela TIM desde 2021 e já envolve cerca de 120 empresas em torno do app de mesmo nome, utilizado como plataforma de oferta de vagas e cursos gratuitos para mulheres.
Cenibra cria assessoria de sustentabilidade
Alinhada às melhores práticas de mercado e atenta às demandas da sociedade por um mundo mais sustentável, a Cenibra promoveu uma reestruturação interna para efetivar uma nova unidade organizacional: a Assessoria de Sustentabilidade. Sob o comando de Sandro Morais Santos, até então gerente do Departamento de Meio Ambiente e Qualidade, a Assessoria será responsável por nortear as ações de sustentabilidade da Empresa, por meio de boas práticas que assegurem maior integração entre a estratégia empresarial e os processos organizacionais. De acordo com o Assessor, sustentabilidade significa gerar resultado para o negócio, contribuindo para a sociedade. A nova unidade organizacional terá uma visão de longo prazo, focada em alocar recursos em investimentos sustentáveis. A Assessoria contará com três coordenações: “Comunicação Corporativa”, “Governança e Compliance” e “Socioambiental”.
Ouça a rádio de Minas