CURTAS NEGÓCIOS | 21/04
Espanhol direcionado aos profissionais da área de turismo
O Instituto Cervantes de Belo Horizonte oferece curso de espanhol para profissionais que atuam na área do turismo. A capacitação tem o objetivo de ensinar como se comunicar de forma eficaz com os turistas que falam espanhol. O treinamento é realizado de forma semipresencial por meio da plataforma virtual de autoaprendizagem AVE Global (Aula Virtual de Espanhol), que foi desenvolvida pelo Instituto Cervantes, além de tutorias por videoconferência. Ao todo são quatro módulos de 30 horas e cinco horas de tutoria com especialistas em cada módulo. No curso, o profissional vai aprender a comunicar-se de forma autônoma nas mais diversas situações do turismo, acessar efetivamente o espanhol e suas diversas culturas e transmitir conhecimento especializado e relacionado à cultura do país. Além disso, será uma oportunidade para ele promover a cultura turística e a segurança do visitante, além de desenvolver uma oferta turística competitiva e sustentável em espanhol. A versão demo da plataforma AVE Global pode ser acessada e experimentada por meio do link: ave.cervantes.es/pruebe-los-cursos-de-espanol-en-linea-ave-global.
Grupo vai engajar mulheres no ecossistema de inovação
Com o objetivo de fomentar ainda mais a presença feminina no universo do investimento-anjo, assim como facilitar o acesso de mais startups fundadas por mulheres ou com forte presença feminina no funil de seleção de aportes, o BR Angels Smart Network acaba de criar o BR Angels Women Network. O grupo será responsável por conectar investidoras-anjo e empreendedoras, promover sessões de mentoria visando o empoderamento feminino, facilitar interação com outras redes de mulheres, assim como desenvolver e participar ativamente de eventos que propaguem a igualdade de gênero no ecossistema. De acordo com o Mapeamento do Ecossistema de Startups 2021, elaborado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), apenas 16,9% das mais de 16 mil startups do País analisadas foram fundadas por mulheres. Os investimentos recebidos por esses negócios são igualmente inferiores, com apenas 0,04% do total aportado em 2020 sendo destinado para startups comandadas por mulheres, segundo o Female Founders Report 2021, da Distrito.
MyCookies inaugura primeira unidade em Minas Gerais
A MyCookies, uma das maiores redes do País especializadas no clássico cookie americano, desembarca em Belo Horizonte com a sua primeira unidade em Minas Gerais. Localizada no Shopping Boulevard BH, na região Leste, a loja é o 50º ponto da marca, que está presente em sete estados. As próximas inaugurações serão em Florianópolis (SC) e Águas Lindas (GO). A MyCookies fechou 2021 com faturamento de R$ 16 milhões. Para 2022, a expectativa é alcançar R$ 33 milhões e 120 unidades em todo território nacional.
MinasTchê de volta à Serraria Souza Pinto
Começa hoje (21), em Belo Horizonte, a tradicional Feira Gaúcha MinasTchê. Em sua 18ª edição, a evento reunirá cerca de 70 expositores e contará com o melhor da cultura e gastronomia gaúcha, alemã e ucraniana, com produtos típicos da região, como carnes, chimarrão, vinhos, queijos e doces caseiros, chocolates, além do artesanato, tendências da moda, couro, artesanato e apresentações culturais. O evento, que ficou dois anos sem ser realizado por causa da pandemia, acontecerá na Serraria Souza Pinto, dos dias 21 de abril a 1 º de maio, nos seguintes horários: dias 21 a 24 (quinta a domingo), das 12h às 23h; dias 25 a 29 (segunda a sexta-feira), das 16h às 23h e dias 30/04 e 01/05, das 12h às 23h.
Mind Lab planeja dobrar o número de clientes em Minas
A Mind Lab, líder em pesquisa e desenvolvimento de soluções educacionais acaba de adquirir a eduK, plataforma on-line de cursos e formação rápida. Atuando há mais de 15 anos na educação básica, sobretudo na rede pública em diferentes regiões do País, a empresa já está presente desde 2016 em Minas Gerais. Atualmente, desenvolve a metodologia tanto na área pública quanto privada. Ao todo, já atendeu mais de 33 mil alunos, em mais de 15 cidades do Estado. Com a aquisição e integrando uma nova frente de atuação, o grupo pretende dobrar o faturamento até 2024 – que, em 2020, foi de R$ 20 milhões. No mercado de mineiro, a ideia é dobrar o número de clientes e escolas atendidas até 2023.
Dell lidera mercado brasileiro de PCs
No quarto trimestre de 2021, a Dell Technologies liderou o mercado de computadores no Brasil com 22,6% das unidades movidas pela indústria durante o período. De acordo com dados do IDC Quarterly Personal Computing Device Tracker CY21Q4, estudo realizado pela IDC, em outubro, novembro e dezembro, a Dell registrou ainda um crescimento de 23,8% em relação ao mesmo trimestre no ano anterior. Com o resultado, a empresa consolidou a liderança do setor em todos os trimestres de 2021. Destaque para o segmento de pequenas empresas que registrou crescimento de 38,9% com relação a 2020. Com esse volume expressivo de vendas, a Dell já responde por mais da metade das unidades comercializadas no país, com 51,8% do mercado.
Produtora mineira se torna referência nacional
A Associação Brasileira de Empresas de Formatura estima quem antes da pandemia, toda a cadeia ligada ao segmento movimentava cerca de R$ 7 bilhões por ano. Mas, em 2021, nem 10% disso foi alcançado por causa das restrições impostas pela pandemia. Com isso, a demanda ficou represada, com contratos fechados antes do surto de coronavírus, e agora as empresas do setor correm para colocar o calendário em dia. Um exemplo de superação é a DM Universitária, sediada em Belo Horizonte, que tem à frente a jovem empreendedora Gabriela Pimenta. Com 34 anos de idade, sendo 10 deles dedicados aos negócios, ela está animada com o atual momento. “Ficamos dois anos impedidos de trabalhar por causa das restrições necessárias em virtude da Covid-19. Desde que pudemos iniciar a retomada, toda a equipe segue trabalhando muito para entregar os contratos firmados antes do caos na saúde mundial e agora estamos finalizando as últimas pendências e já produzindo os eventos das turmas que estão se formando neste ano e planejando as celebrações dos próximos semestres”, comemora a empresária, que tem em seu currículo mais de 100 mil formandos que celebraram suas conquistas nas festas produzidas pela empresa.
Ouça a rádio de Minas