Negócios

CURTAS NEGÓCIOS | 26/06

CURTAS NEGÓCIOS | 26/06
Crédito: Freepik

Mercado do artesanato e da arte popular brasileira

O mercado do artesanato brasileiro é promissor, mas cheio de desafios. Atentos a isso e engajados no trabalho artesanal, um grupo de lojistas identificou a necessidade da criação de uma rede de profissionais empenhados na criação de ações conjuntas, buscando fortalecer e valorizar a arte e o artesanato popular do país. Especialmente com a pandemia mundial, necessidades específicas surgiram para os artesãos e comerciantes, e isso impulsionou a criação da Associação Coletivo de Fato (www.coletivodefato.com.br).Essa ação é inédita, criada por lojistas focados e alinhados às atuais necessidades, cientes de que são os principais agentes na cadeia de comercialização e conscientização do trabalho artesanal. Atualmente são mais de 30 lojistas espalhados pelo Brasil, associados ao Coletivo de Fato, unidos para posicionar e dar vida a uma cadeia nunca antes promovida de forma tão inovadora, empática e justa para o lojista e artesão, elevando o status da Artesania Brasileira ao seu local de pertencimento.

“Oscar” brasileiro da saúde

Na quinta-feira, dia 1º de julho, o CEO e fundador da Celer Biotecnologia, Denilson Laudares Rodrigues, entrará para a lista dos “100 Mais Influentes da Saúde da Década”. O empresário mineiro foi eleito para a homenagem pelo Grupo Mídia, responsável pelas principais revistas do setor, como Healthcare Management, HealthARQ e Health-IT. Considerado o “Oscar” entre os gestores da saúde, o título homenageia líderes do setor pelos esforços e comprometimento para colocar a saúde brasileira como importante agente no desenvolvimento do País. A Celer Biotecnologia é uma empresa mineira que atua no mercado nacional como fabricante de equipamentos e fornecedor de serviços e soluções para o setor de diagnóstico clínico humano e veterinário. Fundada pelo pesquisador e engenheiro Dr. Denilson Laudares Rodrigues, a empresa desenvolve e produz equipamentos e sistemas de instrumentação laboratorial. Foi pioneira ao demandar da Anvisa a autorização para comercializar no Brasil os testes rápidos para a Covid-19, antes mesmo dos primeiros casos da doença no Brasil.

Ocyan Waves realiza Pitch Day com startups

Após análise de 150 startups interessadas em participar do programa de inovação Ocyan Waves Challenge, 18 delas foram selecionadas para a segunda fase, chamada de Pitch Day. O programa atraiu startups de dez estados brasileiros, de todas as regiões do País. Esta etapa aconteceu dia 11, novamente em formato virtual devido à pandemia e ao distanciamento social. Neste dia, os participantes apresentaram aos times de cada projeto mais detalhes das soluções propostas para os desafios operacionais definidos pela Ocyan. Cada desafio ouviu três startups, que tiveram sete minutos para as apresentações, cada uma. As startups selecionadas têm expertise em diferentes segmentos e não apenas no setor de óleo e gás. Entre as startups selecionadas para participar do Pitch Day, Altave, BR Hommed, Confirm8, GLR Tech, DR TIS e VR Glass são de São Paulo. A DR1, Eyllo e a Pix Force são do Rio de Janeiro. A Instor e Optix, do Rio Grande do Sul. Das 18 startups, cinco são do Paraná: a Vidya, Goepik, LZ Energia, Quality Storm e Tau Flow. A Ledcorp é de Minas Gerais e a Mogai, do Espírito Santo.

Desconto para professores e profissionais da educação

Com o início das aulas presenciais nas redes pública e privada, o Laboratório São Paulo iniciou uma campanha com desconto de 10% na vacina da gripe quadrivalente e na realização do teste RT-PCR para detecção do vírus da Covid-19 para todos os profissionais da educação (professores e funcionários). Para conseguir o desconto, a pessoa precisa comprovar o vínculo com alguma instituição. É possível que o desconto seja maior se um grupo de profissionais de uma instituição de educação fechar um pacote para a vacina da gripe e o teste RT-PCR para os seus funcionários. No Laboratório São Paulo, a vacina da gripe, que está sendo aplicada ao custo de R$ 70 é a quadrivalente com duas cepas de vírus A e duas cepas de vírus B (AH1N1 + AH3N2 + B + B), diferente da que está sendo aplicada nos postos de saúde. Já o teste RT-PCR (biologia molecular) para Covid-19 pode ser feito com amostras coletadas em saliva ou pelo swab (uso de cotonete para coletar a secreção nas vias respiratórias).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas