Cinco dicas de obras on-line sem custo

Com as escolas e espaços públicos fechados para conter a pandemia do coronavírus no Brasil, fica difícil visitar uma biblioteca e escolher um bom livro para ocupar aquele tempo precioso do dia destinado ao lazer.

Então, para facilitar o acesso às obras literárias, a bibliotecária Tainá de Sousa separou algumas dicas de leitura para o período de quarentena para crianças, adolescentes e jovens:

No reino das letras felizes

Autora: Lenira Almeida Heck
Editora: Univates

Esta obra conta a história de um reino que vive no mais absoluto silêncio. Seus habitantes, as Letras, vivem cada uma para si sem se comunicar. A rainha Alfa, insatisfeita com aquela desunião, promove um grande baile no qual são apresentadas as vinte e três letras que formarão o alfabeto. A obra trabalha de maneira lúdica e educativa as vogais e as consoantes, enfocando-as como importantes meios de comunicação e crescimento cultural. Faça o download pelo link.

O ratinho Rói-Rói

Autora: Lenira Almeida Heck
Editora: Univates

Quando o ratinho Rói-Rói encontra um novo lar com sua família, tudo parece bem. Mas um encontro inesperado o fará viver uma grande aventura. Faça download pelo link.

O peixinho e o gato

Autora: Lenira Almeida Heck
Editora: Univates

Nas profundezas do mar todos os peixes já sabiam do perigo de nadar sozinhos em lugares desconhecidos e perto das praias, na beira do mar. O Senhor Peixe sempre contava histórias assustadoras sobre os peixes que eram pegos pelas redes dos pescadores, e alertava também sobre outros bichos que se alimentavam de peixes como eles: as aves e o temido gato. Mas o peixinho Vermelho não ficou muito atento aos alertas e um dia nadou e nadou, quando menos percebeu tinha se afastado da turma e aconteceu o que todos temiam. Faça o download pelo link.

Mensagem

Autor: Fernando Pessoa
Editora: Pessoa Revisitado

O livro é uma coletânea de poemas sobre os grandes personagens históricos portugueses. Na obra, Fernando Pessoa expressa por outras palavras a necessidade de provocar, de lutar contra as adversidades, de não ter medo de ir contra a corrente e de defender o que se acha justo e perfeito. Faça download pelo link.

Quincas Borba

Autor: Machado de Assis
Editora: Fundação Biblioteca Nacional

O enredo gira em torno da vida de Rubião, amigo e enfermeiro particular do rico filósofo Quincas Borba. Quando este morre, deixa toda sua fortuna para Rubião, contanto que ele sempre cuide do cão que pertencera ao filósofo, também chamado de Quincas Borba. Rubião decide então trocar a pacata cidade de Barbacena, em Minas Gerais, pelo Rio de Janeiro e, durante a viagem de trem, conhece o casal Sofia e Cristiano Palha. Os dois percebem estar diante de um rico e ingênuo provinciano e acabam atraindo-o para o seu convívio. Com o tempo, Rubião não só passa a confiar cegamente a administração de todos os seus bens ao novo amigo, um esperto comerciante, como também se apaixona por Sofia, que mantém uma atitude duvidosa com ele. Faça download pelo link.