DC LIVROS | 05/12
Do bullying à popularidade
Vai dar tudo certo. Essa é a lição e o título do lançamento da escritora carioca Alessandra Jammel. Divertida e bem humorada, a obra publicada pela Editora Pandorga apresenta aos leitores a personagem Mariana Dickmann Carneiro. Depois de ficar um ano e meio sem sorrir, a protagonista acredita que tudo vai melhorar ao iniciar o 6º ano em uma nova escola. Pena que ela estava enganada: virou alvo do bullying da turma. Tudo muda quando Mariana ganha destaque na aula de redação. Ela passa a ser bem vista pelos meninos, torna-se admirada por diversas tribos da escola e garante que a nova aluna da sala não sofra como ela sofreu.Com referências modernas da música, cinema e TV, Vai dar tudo certo agrada, acolhe e diverte o público infanto-juvenil. Tudo isso ao falar sobre o poder da amizade, o respeito ao próximo, positividade e autoconfiança. Indicada para crianças e pré-adolescentes em fase de adaptação e também para qualquer pessoa disposta a risos fáceis, Vai dar tudo certo é inspirada na história da escritora que também sofreu bullying na escola. (Vai dar tudo certo, Alessandra Jammel, Editora Pandorga, 80 páginas, R$ 29,90)
Mulher: a força está na sensibilidade
Palavras não escritas sufocam. Foi o que declarou Myriam Scotti nas primeiras páginas do lançamento Mulheres Chovem. E, para não sufocar, ela escreveu as 58 poesias que recheiam a obra.Entre os versos que representam a singularidade de cada mulher, Myriam relata a transformação da sensibilidade em força e poder… tal processo é comparado ao arco-íris após a chuva: ele não existe sem que a água escorra. É assim que a escritora empodera a sensibilidade, vista por tantos como algo negativo. “Urgência”, “Desculpe-me”, “Segunda-feira”, “Amor embalado” e “Amor materno” são alguns exemplos dos títulos das poesias de Myriam. Cada palavra-chave dá o tom da produção: vezes mais delicadas e profundas, outras mais ásperas e pulsantes, mas sempre reais. Mulheres Choram é para todas dispostos à emoção, sem medo de sentir e de se reconhecer entre rimas. (Mulheres Chovem, Myriam Scotti, Editora Penalux, 77 páginas, R$ 38)
Quando fugir de um casamento é a melhor decisão
Uma história sobre fins e recomeços, com doses equilibradas de tragédia, corações partidos e, por fim, o amor. Bem como exige um bom romance de época. O jovem escritor paulista Gui Ribeiro, de apenas 20 anos, traz um afago aos leitores do estilo em Como Escapar de um Casamento, da série Nobres em Fuga, do selo 3DEA Antique, da 3DEA Editora. Apesar de o título indicar fuga, ele retrata justamente o contrário: como é possível redescobrir a felicidade?O livro conta a história de Elisa Jones, que teve seu poder de escolha perdido em uma mesa de jogos. Seu irmão apostou a mão da jovem e, obviamente, perdeu. Não disposta a acatar a sentença de um casamento com um homem mais velho e violento, Elisa foge. Uma iniciativa muito à frente do seu tempo, já que estamos falando de um romance que se passa em 1822, na Inglaterra.No decorrer da trama, a protagonista que precisa esconder sua verdadeira identidade, acaba se apaixonando a por Benjamin Potterfield, conde de Cheshire. Entre incertezas, pedras no caminho, construção de laços de amizade, quebras de paradigmas, Eliza precisa escapar do casamento arranjado e fazer com que o conde permita amar e ser amado. (Como Escapar de um Casamento, Gui Ribeiro, Editora 3DEA Antique, 303 páginas)
Editora Scipione lança clássico de Gabriel Chalita
Editora Scipione lança a nova edição da obra O pequeno filósofo, de Gabriel Chalita. O renomado autor brasileiro, com mais de 90 livros publicados e 10 milhões de cópias vendidas mundialmente, tem seu título republicado e visualmente atualizado pela ilustradora Simone Matias, que traz novas ilustrações e desenvolve a arte da capa. A obra aborda diversos temas atuais e de grande importância no desenvolvimento de jovens leitores, com questões do cotidiano e da filosofia.O livro conta a história de dois passageiros, um deles um menino e o outro um homem adulto, em uma viagem inusitada. Com o passar de sua jornada, levantam dúvidas e questões, exploradas em longas conversas que servem de ponte entre as idades contrastantes. Da convivência nasce uma forte amizade, recheada de descobertas sobre a vida e autoconhecimento.Por meio de uma linguagem simples e cativante, O pequeno filósofo apresenta uma narrativa acompanhada pelo método filosófico de Sócrates, que buscava o conhecimento através do diálogo com o outro. No livro, a filosofia guia o leitor em meio a metáforas e alusões para alcançar reflexões profundas, auxiliando no desenvolvimento de pensamento crítico e valores próprios. (O Pequeno Filósofo, Gabriel Chalita, Editora Scipione, 80 páginas)
Ouça a rádio de Minas