Negócios

DC LIVROS | 06/03

DC LIVROS | 06/03

Associativismo em versão 4.0

A história de sucesso com um modelo diferente de gestão é o que a administradora de redes associativistas de farmácias Farmarcas está disponibilizando para os leitores com o lançamento do livro “De zero a mil drogarias em 7 anos”, escrito por Renata D’Elia. O livro tem distribuição gratuita, bastando solicitar o envio pelo correio no site, mas também pode ser acessado por todos os interessados por meio de ebook e audiolivro.

De acordo com o presidente da Farmarcas, Edison Tamascia, a obra vai além de contar a história de uma empresa, mostrando um modelo de negócio e gestão que vem apresentando grande sucesso e que preza pela valorização das pessoas e seus objetivos.
O livro traz à tona, sem rodeios, de forma leve e acessível, a história de uma empresa que se construiu à sua própria maneira, com base na experiência bem-sucedida, na visão de mundo arrojada e na trajetória original de seu idealizador e presidente, Edison Tamascia, como também na competência, persistência e comprometimento de seus principais executivos.

“Foi um grande desafio colocar tantas informações e histórias em um livro conciso, que pretende ser leve e de fácil leitura. Fizemos dezenas de entrevistas com a alta cúpula da empresa, funcionários, ex-funcionários, diversos associados, parceiros de negócios e agentes da indústria farmacêutica. No fim, acho que conseguimos contar essa trajetória e revelar o valor desse modelo de negócios. Estou muito contente com o resultado!”, conta a autora Renata D’Elia.

Nascida há 7 anos, a Farmarcas saiu do zero e chegou a 1000 lojas e à previsão de faturamento anual de R$ 3 bilhões em 2019, levando a sério a missão de alçar o associativismo farmacêutico brasileiro a patamares de excelência em gestão e performance. (De zero a mil drogarias em 7 anos, Renata D’Elia, Editora Farmarcas, 168 páginas)

Amo minha idade

Para a mulher brasileira com mais de 50 anos, o que significa envelhecer? Quais são os sentimentos femininos que afloram diante da longevidade? Essas duas questões nortearam o convite feito por Bete Marin e Edna Perrotti para mais de 30 mulheres maduras de diversos Estados do Brasil. A proposta – para que escrevessem sobre a maturidade – resultou na coletânea “Amo Minha Idade”, editada pela Oficina do Livro.

“A coletânea traz textos autênticos e vivos de mulheres que aprenderam a apreciar as mudanças do corpo, do rosto e das vontades; elas acumulam memórias, experiências e sabedorias. Ao longo do processo do livro, me fizeram gastar o estoque de risadas; encontrar novas formas de exercer a coragem e a ousadia”, afirma Bete Marin. (Amo Minha Idade, Edna Maria Barian Perrotti e Elisabete Garcez Marin, Oficina do Livro, 128 páginas, R$ 35)

10 segredos para elevar os lucros de uma empresa

Em um mercado altamente acirrado e competitivo – com clientes cada vez mais exigentes, margens de lucro apertadas e verbas de marketing escassas -, o que uma empresa pode fazer para aumentar sua lucratividade? A resposta mais comum é a seguinte: conquistar novos clientes.

Este, porém, é o ponto que o autor Marcelo Cristiano, especialista em fidelização, questiona e comprova na obra “Os segredos da verdadeira fidelização” – já disponível na Amazon. “Ao contrário do que muitos pensam, é muito mais fácil e barato aumentar as vendas utilizando a base de clientes que já compraram na empresa.

Os clientes que já compraram ao menos uma vez são um verdadeiro tesouro, mas poucos empreendedores, diretores, gestores, analistas, especialistas, agências, profissionais de TI, marketing ou vendas sabem aproveitar todo este potencial”, reforça. “O leitor vai conhecer uma metodologia que realmente funciona, sem altos custos e complicações para as áreas de TI, Marketing e Vendas.”

A metodologia, em questão, é o “Método Fã – Fidelização modular, crescente e contínua” criada pelo autor e seu sócio, Claudio Rosa. “Foi desenvolvida em mais de duas décadas de atuação implantando programas de fidelidade e relacionamento em empresas tanto do Brasil como do exterior”, diz Cristiano.

“Reúne ferramentas, técnicas e conceitos que promovem mudanças rápidas, profundas e permanentes, além de trazer aumento na lucratividade e crescimento dos negócios mesmo em momentos de crise e tribulações do mercado. É aplicável em empresas de todos os portes e segmentos, física ou digital, com atuação nacional ou internacional, que tenha mais de um ano de existência e venda para consumidor final”. (Os segredos da verdadeira fidelização, Marcelo Cristiano, publicação independente, 76 páginas, US$ 14)

Habilidades dos anos 90

Todo mundo já passou por aquele momento de estar com altas expectativas e logo depois desabar em frustração ao não alcançar o que tanto esperava. Ou reconhecer que em alguns momentos a falta de ousadia e de coragem, ou a boa e velha cara de pau, poderia ter feito diferença. Assumir riscos e responsabilidades é a chave para o sucesso e para quebrar a caixa e conseguir aquilo que se deseja!

A Faro Editorial lança o livro “Quebre a caixa, fure a bolha”, de Conrado Navarro, co-fundador do portal Dinheirama e do canal Autovideos. Neste livro, Navarro aborda como a realidade costuma ser bem diferente daquilo que planejamos e até acreditamos controlar, e apresenta histórias e reflexões sobre o que podemos aprender com os fracassos e frustrações, para não nos tornarmos uma vítima constante deles.

Uma das lições presentes no livro é de que para alcançar destaque na carreira, você não precisa ser próximo dos grandes líderes empresariais e ter acesso aos seus segredos profissionais. Muitas vezes, conversar com o comerciante da esquina será mais eficiente para enxergar novas perspectivas.

A competição de hoje é com sua própria geração, então é preciso se diferenciar nela. Para ser imbatível é preciso resgatar habilidades essenciais do passado, somando-as com o melhor dos recursos atuais. Você quer resultados diferentes? Aceita mais responsabilidades?

Este livro traz as provocações certas para motivar quem, de fato, quer estourar a bolha. (Quebre a caixa, fure a bolha, Conrado Navarro, Faro Editorial, 160 páginas, R$ 34,90)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas