COTAÇÃO DE 07/12/2021

DÓLAR COMERCIAL

COMPRA: R$5,6180

VENDA: R$5,6180

DÓLAR TURISMO

COMPRA: R$5,6500

VENDA: R$5,7830

EURO

COMPRA: R$6,3427

VENDA: R$6,3451

OURO NY

U$1.784,35

OURO BM&F (g)

R$323,23 (g)

BOVESPA

+0,65

POUPANÇA

0,5154%

OFERECIMENTO

INFORMAÇÕES DO DOLAR

livre Negócios Negócios-destaque

Lançamento

Guiar a dança conforme a música. Essa frase ilustra o tema do quarto livro do formador de líderes, palestrante e escritor Louis Burlamaqui, que será lançado no dia 17 de março, às 18h30, no Tetro Ney Soares (rua Diamantina 453, Lagoinha), em Belo Horizonte. A obra: “Liderança Fluida – construindo ambientes onde vale a pena viver e produzir em alta performance” (Editora Merope) traz como preceito a necessidade de substituir o modelo gerencial tradicional fundamentado em hierarquias consolidadas e estáticas para um novo tipo de organização, baseado, principalmente, na colaboração e cocriação entre seus membros.

Segundo Louis, a liderança fluida não é apenas um novo conceito para os dias atuais, mas uma metodologia prática para estimular a alta performance e a percepção do papel dos profissionais na conquista de objetivos. “Você não pode ter o mesmo estilo de liderança em todas as ocasiões, em todos os setores. Depende do contexto, da situação e das pessoas. Liderança Fluida é isso. É preciso se transformar o tempo todo”, diz.

PUBLICIDADE

A obra, que é voltada para o mundo business, é baseada em quatro mindsets: Senso de Responsabilidade (as pessoas se apropriando das coisas); Alta Performance (quando você faz uma entrega acima das expectativas dos clientes); Senso de Sinergia (as pessoas somando) e Senso de Inovação (as pessoas criando o futuro).

Com um estudo baseado na ancestralidade, o livro mostra que os seres humanos quando submetidos à determinadas condições, tem padrões de reação parecidos e se estimulados podem alterar comportamentos. O livro aborda quadro ondas de mudança do mundo desde a época das cavernas até o mundo conectado moderno e mostra que até hoje as pessoas respondem a estes quatro movimentos na forma de comportar e produzir. E acrescenta: trata-se de uma abordagem ancestral da liderança conectada com o mundo exponencial.
O livro aborda também a necessidade de conhecer, ouvir, entender e compreender as pessoas que são lideradas.

“Tenho colocado em prática esta metodologia em várias empresas e com diversos profissionais e precisava levar isso para um livro, compartilhar essas vivências. É um método que funciona na prática”, destaca. (Liderança Fluida – construindo ambientes onde vale a pena viver e produzir em alta performance, Louis Burlamaqui, Editora Merope, 240 páginas, R$ 69,90)

O que eu não posso deixar de fazer hoje?

Carlos Júlio sempre foi uma pessoa ocupada. Filho de imigrantes portugueses, ele foi criado no boteco e no empório do pai com muitas tarefas a cumprir. Hoje, quem vê o autor, cuja carreira está consolidada e reúne no currículo atribuições como professor, palestrante, executivo, empreendedor, board member, colunista de rádio, coach de presidentes de empresas, além de avô, pai, marido e amigo não imagina como ele consegue se desdobrar entre tantos afazeres. Assim como a maioria das pessoas, Carlos Júlio já se sentiu sufocado com o tempo.

Neste livro, que chega às lojas pelo selo Planeta Estratégia, um dos principais palestrantes do País compartilha com o leitor suas estratégias para desenvolver uma boa relação com o tempo e conseguir produzir cada vez mais sem abrir mão da saúde e da alegria de viver.

A obra gira em torno da pergunta que dá título ao livro: O que eu não posso deixar de fazer hoje?, frase que parece simples, mas coloca em foco aquilo que nas matrizes de gestão de tempo costumam chamar de “importante e urgente”. Ao longo das páginas, Júlio apresenta sua metodologia de time management, abordando os elementos foco, disciplina e organização, que possibilitam alcançar a máxima eficácia nos âmbitos profissional e pessoal, além de defender a importância das pausas e ajudar a identificar e se afastar dos «ladrões do tempo».

Em O que eu não posso deixar de fazer hoje?, Carlos Júlio também explica o conflito entre os tempos Cronos, a exemplo da divindade mitológica, o tempo tirano, e Kairós, o tempo que desejamos, e como é possível lidar com eles.

No livro, o autor apresenta ferramentas de gestão de tempo, mostrando qual é a melhor maneira de usar a agenda e o caderno. O livro vai ajudar os leitores a deixarem de ser escravos do tempo, aprendendo a organizar a rotina e reconciliar o tempo interno com as exigências cotidianas. (O que eu não posso deixar de fazer hoje?, Carlos Júlio, Planeta Estratégia, 192 páginas, R$ 44,90)

A construção de uma marca com propósito

Gostaria de sugerir uma pauta focada na indicação de um livro, se possível. Seria sobre a obra “A construção de uma marca com propósito”, que chega às livrarias agora em fevereiro. Mais do que destacar a importância do propósito, Marlin Kohlrausch, presidente do conselho da Calçados Bibi, mostra exemplos práticos já vividos com o intuito de inspirar empresários e empreendedores. Abaixo, seguem mais detalhes. Veja se rende para você, por favor.

Em abril de 2019, a Calçados Bibi completou 70 anos de atuação e anunciou a sucessão no cargo de presidente. Na ocasião, Marlin Kohlrausch, então presidente, passou o bastão para sua filha e diretora de varejo, Andrea Kohlrausch. O empresário, que ficou à frente da empresa por décadas, reuniu experiências, desafios e lições que aprendeu ao longo dos anos para escrever o livro “A construção de uma marca com propósito”. A obra contou com pesquisa e edição das jornalistas, Katia Simões.

Publicado pela Editora Gente, o livro trata sobre os segredos de gestão para que executivos de todos os portes, empreendedores e profissionais liberais possam construir empresas sólidas, valiosas e, principalmente, duradouras.

A obra utiliza a história da Calçados Bibi como pano de fundo para mostrar e comprovar que para perpetuar uma marca ou uma empresa é preciso ser fiel ao seu propósito. “Empresas sem propósito, com cultura imediatista focada apenas no lucro não sobrevivem”, afirma o autor. No livro, Marlin Kohlrausch, a mente por trás de décadas de ouro da Calçados Bibi, compartilha como identificar, valorizar e priorizar o propósito no dia a dia das empresas. Segundo ele, é o propósito que conquista, fideliza e engaja colaboradores, parceiros e clientes.

Com 70 anos de história, a empresa é pioneira na fabricação de calçados infantis no Brasil. Para contribuir ainda mais com sua visão, Marlin contou com a cooperação de sete colaboradores líderes nos mercados em que atuam. Cada um colaborou com sua expertise em temas como: varejo, inovação, empreendedorismo, entre outros. São eles: Gastão Eduardo de Campos, da Agência Gas; Marcone Tavares, presidente da Ablac e da Abys Calçados; Lyanna Bittencourt, sócia da Bittencourt Consultoria; Clovis Tramontina, presidente da Tramontina; Alberto Serrentino, consultor da Varese; Volnei Garcia, da Fundação Dom Cabral; e Cristina Franco, membro do conselho da Calçados Bibi.

Uma das principais características da obra é proporcionar uma leitura agradável e rápida. Exemplos e histórias reais tornam o livro muito acessível e despertam a curiosidade do leitor. “A construção de uma marca com propósito” não pretende ser um livro acadêmico nem restrito a gestores de alto escalão. A ideia é compartilhar conhecimentos, histórias e a prática, que na visão do autor, é o que mais interessa ao leitor. (A construção de uma marca com propósito, Marlin Kohlrausch, Editora Gente, 208 páginas, R$ 39,90)

Ao comentar você concorda com os Termos de Uso. Os comentários não representam a opinião do portal Diário do Comércio. A responsabilidade sob qualquer informação divulgada é do autor da mensagem.

COMPARTILHE

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece no cenário economico do Estado

OUTROS CONTEÚDOS

PRODUZIDO EM

MINAS GERAIS

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Comunicar erro

Identificou algo e gostaria de compartilhar com a nossa equipe?
Utilize o formulário abaixo!