Negócios

DC LIVROS | 15/05

DC LIVROS | 15/05

Um novo ânimo para os corações angustiados

A perda de um emprego, um sonho frustrado, dificuldades no relacionamento, a morte de um ente querido. Em algum momento da vida, inevitavelmente, todos terão contato com a tristeza. Em especial, nesse momento, em que a humanidade está vivenciando a perda e a dor por causa da pandemia do novo coronavírus. Refletir sobre a tristeza e buscar a respostas certas é uma fonte de ânimo para as situações em que o coração está angustiado. E são muitas as razões que podem causar desânimo, medo, inércia e falta de perspectiva em relação ao futuro. Apesar da tristeza ser uma das condições da experiência humana, saber como lidar com ela é fundamental. Em novo livro, Como Deus transforma a tristeza em alegria, lançamento da Editora Mundo Cristão, o pastor, escritor e conferencista Luciano Subirá responde questões de como o sofrimento pode ser amenizado e encarado com paciência, fé, coragem e determinação. (Como Deus transforma a tristeza em alegria, Luciano Subirá, Editora Mundo Cristão, 144 páginas, R$ 36,90)

Olhar e falar sobre diversidade com naturalidade

Depois de se tornarem grandes amigos no livro A Ponte, do mesmo autor, o coelho Nestor e o macaco José estão de volta em O Poço. O livro mostra como uma forte amizade pode superar problemas inesperados. Os amigos levam uma vida tranquila em um belo lugar, com jardins, uma horta e têm até uma ponte sobre o rio unindo a casa dos dois amigos. Mas um dia, a água do rio desaparece de repente e tudo começa a mudar. Ao longo da história, o leitor pode notar como uma forte amizade pode superar problemas inesperados. Além disso, o enredo mostra os animais interagindo e se complementando em cena, incentivando as crianças a olhar e falar sobre a diversidade com conotação positiva – visão essa que, na atualidade, ainda não é algo naturalmente absorvido no dia a dia. (O Poço, Eliandro Rocha, Callis Editora, 40 páginas, R$ 42,90)

Doença autoimune vira magia em fantasia medieval

Em 2018, o escritor Flavio A. S. Fernandes teve um diagnóstico que mudaria o rumo da sua vida: era portador de policondrite recidivante – doença autoimune que provoca a inflamação das cartilagens. Para lidar com o problema, Flavio Fernandes recorreu à literatura e levou o problema vivido na época para as páginas do livro Contos de Awnya: Ravel. No lugar de escrever uma autobiografia, Flavio Fernandes resolveu inovar e colocar na escrita a paixão por magos, elfos, feiticeiros e outras criaturas mágicas. Então, ao transportar seu drama pessoal para a obra, de forma leve e sutil, o autor presenteia os leitores com uma fantasia medieval com um tom de autoficção ou autobiografia ficcional. Fato inusitado, ainda mais quando se trata de literatura para adolescentes e jovens adultos (young adult). (Contos de Awnya: Ravel, Flavio A. S. Fernandes, 480 páginas, R$ 6 – eBook, R$ 46,60 – livro físico e grátis no Kindle United)

Mulheres do Varejo

Buscando mostrar a magnitude e a grandeza do segmento, a Editora Leader lançou o livro “Mulheres do Varejo”. A obra, indo além da história do varejo, chama atenção para outra questão que precisa ser discutida: a desigualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho. Com 50 histórias femininas, apresentando o perfil de executivas dos principais centros brasileiros, o livro promove amplo debate sobre o assunto. O livro mostra a característica feminina de liderar e chama atenção para a baixa demanda de produtos específicos para as mulheres. (Mulheres do Varejo – Mulheres que constroem a história do Varejo no Brasil, coordenação: Andréia Roma, Tania Moura, Fátima Merlin, Vanessa Sandrini e Sandra Takatam, Editora Leader, 572 páginas, R$ 79,90)

A empresa antirracista

Negros e negras representam hoje 56% da população brasileira. Em um país marcado pela desigualdade, entretanto, esse número significativo está longe de ser reproduzido nos quadros de funcionários ou nos grupos de gestão das grandes empresas. Sempre disposto a mostrar a líderes e investidores que o caminho da diversidade é não só o mais correto como também o mais vantajoso para os negócios, Maurício Pestana lança, pela Agir, a edição revista e atualizada de A empresa antirracista. Na obra, em diálogo com altos executivos nacionais e estrangeiros, o jornalista se propõe a pensar a inclusão no mercado de trabalho. Nas entrevistas, os convidados compartilham experiências, debatem bem-sucedidos programas de ações afirmativas e deixam clara sua insatisfação com o abismo entre brancos e negros no setor privado. (A empresa antirracista: como CEOs e altas lideranças estão agindo para incluir negros e negras nas grandes corporações – edição revista e atualizada, Maurício Pestana, Editora Agir, 272 páginas, R$ 39,90)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas