Negócios

DC LIVROS | 18/07

DC LIVROS | 18/07
Crédito: Freepik

Devido ao avanço de confirmações de novos casos e mortes por conta do Covid-19, muitas cidades brasileiras estão começando a tomar medidas mais drásticas para combater o vírus.

São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte já decretaram estado de quarentena em suas cidades, fechando lojas, restaurantes, escolas e cursos. Diante desse contexto de isolamento e incerteza, os livros têm aparecido como uma solução para lidar com a saúde mental e o tempo livre.

A leitura, então, pode ser usada como um investimento importante no desenvolvimento pessoal e profissional. Hoje, a média de leitura dos brasileiros é de 2,34 livros ao ano, puxada principalmente por livros de autoajuda e desenvolvimento pessoal e financeiro.

Na lista de livros mais vendidos de 2019, feita pela consultoria Nielsen, não há outros gêneros literários que não sejam àqueles em que o autoconhecimento é o foco.

Javert Falco, Diretor Editorial da Editora AlfaCon, explica que a oportunidade de ficar em casa em tempos de coronavírus pode ser aproveitada para se capacitar com livros que podem ajudar a melhorar a produtividade no trabalho ou conhecer novas formas de inovar um negócio digital. Por isso, ele indica uma seleção de livros que podem melhorar a qualidade de vida das pessoas. Confira:

Alegria de trabalhar: 30 soluções para melhorar a cultura da sua empresa

Best-seller do jornal “Sunday Times”, o ex-CEO do Twitter na Europa, Bruce Daisley, conta em Alegria de trabalhar como é possível criar um ambiente corporativo saudável e que seja uma parte positiva na rotina e na vida das pessoas. “Nesse momento, em que boa parte da população está trabalhando remotamente, o livro ensina como trabalhar conceitos como empatia, companheirismo e os benefícios de um ambiente de trabalho onde as pessoas se sintam psicologicamente seguras para se mostrarem vulneráveis”, comenta o Diretor Editorial da Editora AlfaCon, Javert Falco. (Alegria de trabalhar, Bruce Daisley, Editora AlfaCon, 352 páginas, R$ 49,90)

Indistraível: Como dominar sua atenção e assumir o controle de sua vida

Quem está trabalhando em home office ou está em isolamento por causa da quarentena sabe que as distrações tendem a aumentar em casa com a presença de filhos, animais de estimação e familiares, além das tarefas domésticas diárias. Manter o foco em alguma atividade pode se tornar difícil e, muitas vezes, impossível. Por isso, saber controlar a capacidade de se manter concentrado passa a ser uma habilidade necessária. E essa é a proposta apresentada em Indistraível, livro best-seller na Amazon, escrito por Nir Eyal.

“Ele nos ensina como criar um ambiente em que as interrupções do dia a dia não afetem a concentração em qualquer atividade que estejamos desempenhando. Preparar o ambiente interno e bloquear as externalidades são alguns dos pontos explicados no livro”, diz o Diretor Editorial da Editora AlfaCon, Javert Falco. (Indistraível: como dominar sua atenção e assumir o controle de sua vida, Nir Eyal, Editora AlfaCon, 288 páginas, R$ 52,90)

Como passar em concursos públicos

Em tempos de crise, as pessoas repensam os objetivos de vida, reorganizam as finanças, buscam maneiras de driblar a adversidade e aproveitar oportunidades que podem surgir para voltar a ascender socialmente. Com o mercado incerto e concursos na iminência de sair após a quarentena, agora pode ser uma boa hora de olhar para a carreira pública, investindo tempo na preparação para os exames.

Bruno Horn e Pedro Cooke, compartilhando suas experiências como concurseiros e, agora, policiais federais, mostram que é possível alcançar grandes objetivos sem precisar fazer grandes sacrifícios ou escolher caminhos penosos. Para isso, eles passam técnicas e metodologias para as pessoas que querem sair de sua situação atual para uma melhor, mas não sabem por onde começar. (Como passar em concursos, Pedro Cooke e Bruno Horn, Editora AlfaCon, 168 páginas, R$ 49,90)

Grandes líderes não têm regras

Gestores de equipes são conhecidos por terem uma agenda de atividades com cronogramas muito bem estabelecidos. Autor best-seller do jornal “The New York Times”, o empresário Kevin Kruse compartilha em Grandes líderes não têm regras experiências e ideias que adquiriu como um homem de negócios liderando centenas de pessoas. Em tempos de home office, a liderança é uma habilidade cada vez mais demandada para que os projetos em equipe sejam feitos de maneira adequada e ordenada. Kruse aponta métodos de gestão que muitos líderes negligenciam e explica por que elas dão certo se feitas de maneira correta. (Grandes líderes não têm regras, Kevin Kruse, Editora AlfaCon, 257 páginas, R$ 51,90)

Influencer: Construindo sua marca pessoal naera das mídias sociais

“A grande maioria dos influenciadores digitais trabalham remotamente e sozinhos. Gravação e edição de vídeos, preparação e apresentação da pauta, posts e fotos para redes sociais são algumas das tarefas que passam pelas mãos dessas pessoas. O livro escrito pela Brittany Hennessy pode servir de estímulo para muitas pessoas que estão gerindo um projeto sozinhas ou têm tempo e queiram construir um grande projeto digital”, comenta o Diretor Editorial da Editora AlfaCon, Javert Falco. Agenciadora de influenciadores de moda e beleza para grandes marcas internacionais como Cosmopolitan, Harper’s Bazaar e Elle, Brittany Hennessy desvenda o estilo de vida por trás do criador de conteúdo digital, e ajudar a encurtar o caminho dos interessados em construir uma presença na internet. (Influencer, Brittany Hennessy, Editora AlfaCon, 250 páginas, R$ 49,70)

Hooked (Engajado): como construir produtos e serviços formadores de hábitos

Em momentos de reclusão, por conta de várias situações como a quarentena, os aplicativos são fundamentais, não apenas para comunicação entre as pessoas, mas também para as empresas disseminarem seus serviços e facilitarem a vida da população, que em muitos casos, pode resolver problemas, fazer compras e até cursos sem sair de casa. Com isso, elas podem suprir suas necessidades e ajudar as empresas manterem suas operações e minimizarem os impactos da crise econômica.

Em Hooked, obra best-seller do “The Wall Street Journal”, de Nir Eyal, é revelado como as empresas de produtos digitais conseguem estimular sutilmente o comportamento das pessoas de forma que melhore sua qualidade de vida. “Esse livro mostra como os aplicativos influenciam e ajudam as pessoas a realizarem determinadas atividades que não estavam conseguindo fazer por conta própria”, explica o Diretor Editorial da Editora AlfaCon, Javert Falco. (Hooked – Engajado: Como construir produtos e serviços formadores de hábitos, Nir Eyal, Editora AlfaCon, 218 páginas, R$ 54)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas