DC LIVROS | 27/06

O futuro do dinheiro
O empreendedor Rudá Pellini, fundador da Wise & Trust, startup que desenvolve Inteligência Artificial para a gestão de ativos, acaba de lançar o livro “O Futuro do Dinheiro”, publicado pela editora Gente. A publicação aborda o atual cenário de bancos digitais, fintechs, criptomoedas e blockchain e, mais do que explicar os conceitos, mostra como a tecnologia pode auxiliar as pessoas a gerarem riqueza com liberdade e segurança.
A obra também aborda os ciclos econômicos e o atual momento em todo o mundo está vivendo – incerteza e volatilidade nos mercados globais. Nesse sentido, o autor ensina ferramentas que o investidor pode usar para se proteger em momentos de crise econômica. (O Futuro do Dinheiro, Rudá Pellini, Editora Gente, 208 páginas, R$ 31,51)
Na saúde e na doença
Nos últimos meses, muito se tem falado na pandemia causada pelo novo coronavírus e, com ela, vários questionamentos têm sido feitos e pesquisas desenvolvidas nas áreas da saúde, economia, política. Mas, de onde vem a palavra pandemia? A população já vivenciou outras pandemias? Quais foram os impactos gerados por elas? Quando iremos retornar às atividades? O que vai mudar no cenário mundial?
Enfim, são várias perguntas, sendo que muitas ainda não temos respostas e outras podem ser respondidas por diversas áreas do conhecimento, inclusive pela História. Por ter alcançado tantas pessoas em muitos lugares do mundo, numa velocidade e simultaneidade tão grande, muitos pesquisadores têm se dedicado a estudar e se aprofundar nos meandros do novo coronavírus.
“Esta é a pandemia da globalização, com certeza, até mais do que a chamada gripe espanhola de 1918. O capitalismo neoliberal teve suas entranhas expostas, teorias e ideias tidas como absolutas se mostraram ineficazes, certezas se derreteram. Gente invisível ficou em primeiro plano (vide enfermeiras e garis), a desigualdade escamoteada apareceu como fratura exposta. Preconceitos se fortaleceram, também, infelizmente. Nem tudo que aparece num momento de crise é salutar ou significa melhorias”, destaca o professor do Departamento de Geografia e História do Cefet-MG, James William Goodwin Júnior.
Pensando nesse cenário atual, o professor do Cefet-MG e os historiadores e professores Luiz Fernando e Rita Almico lançaram o livro “Na saúde e na doença: história, crise e epidemias | Reflexões da história econômica na época do Covid-19”. Historiadores, economistas, geógrafos, sociólogos se uniram para tratar desse fenômeno amplo e complexo e refletirem sobre a relação das doenças, das epidemias, das situações de crise com as sociedades que as vivem e as sofrem. (Na saúde e na doença: história, crise e epidemias | Reflexões da história econômica na época da Covid-19, organizado por Rita de Cássia da Silva Almico, James William Goodwin Jr. e Luiz Fernando Saraiva, Hucitec Editora, 302 páginas, link do livro)
Educação em tempos de Covid-19
Mais de 20 artigos de professores de diferentes instituições de ensino nacionais e internacionais foram reunidos na publicação “Educação em tempos de Covid-19: Reflexões e narrativas de pais e professores”. O material é uma resposta imediata às transformações ocorridas em um breve espaço de tempo, que alteraram o status quo da atuação educacional.
“Esta publicação demonstra o quanto nós alteramos nossa forma de atuar para atender os alunos, está acontecendo uma transposição na ciência pedagógica. Vivemos numa sociedade líquida e exponencial, ao registrar em texto escrito, marcamos uma percepção do acontecimento na história, deixamos um legado com esse livro”, afirma Dinamara Pereira Machado, que é professora e diretora da Escola Superior de Educação do Centro Universitário Internacional Uninter.
Daqui há dois anos os autores voltarão na obra para revisitar os textos e acrescentar novas percepções. (Educação em tempos de Covid-19: Reflexões e narrativas de pais e professores, organizado por Dinamara Pereira Machado, Editora Dialética e Realidade, 208 páginas, link do livro)
Morte a vossa Excelência
Mais de 2,4 bilhões de bens bloqueados ou apreendidos, mais de 800 mandados expedidos, 4.220 policiais envolvidos no cumprimento de medidas judiciais. Esses são números estimados da Lava Jato no Brasil: a maior operação anticorrupção que o País já presenciou. Uma das personalidades mais emblemáticas dessa história recente do Brasil foi Sergio Moro.
Em meio à investigação, o ex-juiz se inspirou em uma história: a do magistrado italiano Giovanni Falcone. Toda a trajetória de Falcone é relatada no livro “Morte a vossa Excelência”, escrito pelo jornalista norte-americano Alexander Stille e que chegou ao Brasil pela Citadel Editora.
O livro combina uma profunda compreensão de seus heróis condenados e uma análise sem precedentes dos códigos estritos da Máfia e das rivalidades assassinas. Um verdadeiro thriller que tem o poder de uma grande obra da história e de suspense. (Morte a vossa Excelência, Alexander Stille, Citadel Editora, 480 páginas, R$ 49,90)
Ouça a rádio de Minas