Decisão Atacarejo muda perfil e planeja expansão

Uma longa transição, que teve início há mais de quatros anos, em busca da profissionalização da gestão -com a entrada de profissionais de mercado – e de um modelo de supermercado mais moderno e eficiente, leva a rede Decisão Atacarejo a lançar um novo plano de expansão focado em lojas menores, entre mil e dois mil metros quadrados, chamadas lojas expressas.
De acordo com o novo CEO do Decisão Atacarejo, Leonardo Vilaça, o objetivo é implantar um modelo mais moderno, inspirado no que é praticado nos Estados Unidos, com foco em serviços diversificados e mais ágeis.
“Vamos passar por uma grande mudança no ano que vem. Vamos seguir o nosso plano de expansão com lojas mais enxutas e com mais serviços. Em todas teremos padaria, açougue e setor de hortifruti. Outro ponto importante é que vamos fortalecer nosso e-commerce e o serviço de entrega baseado na loja mais próxima do cliente, seja pessoa física ou jurídica. Hoje, na região Centro-Sul, já fazemos entregas em duas horas. O intuito é, para uma série de produtos, entregar em 30 minutos até o fim do ano que vem na região do Centro”, explica Vilaça.
O novo formato de loja explica a extinção das unidades da região de Venda Nova e de Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), com áreas bastante superiores à pretendida. Os dois imóveis foram negociados com a rede Apoio Mineiro.
A ação gerou burburinhos sobre uma possível compra do Decisão pela rede concorrente ou fusão dos dois players. A hipótese, porém, foi totalmente descartada pelo executivo. Segundo ele, cerca de 80% dos colaboradores das duas unidades foram remanejados para outras unidades da rede.
“As duas lojas estavam totalmente fora do padrão que vamos seguir e não fazia sentido mantê-las. Isso não quer dizer que tenhamos aberto mão dessas regiões. Elas são muito importantes e vamos voltar a investir em ambas, mas ainda não temos um prazo para isso”, pontua.
Atualmente, o Decisão Atacarejo tem cinco lojas distribuídas entre Belo Horizonte e Santa Luzia (RMBH). A meta é dobrar o número de supermercados até o fim 2025, com foco na RMBH. A primeira deve ser aberta no primeiro semestre do ano que vem, mas o local ainda não foi divulgado. O maior interesse recai sobre a região do Barreiro e as cidades de Contagem e Betim.
Para sustentar o novo momento, a rede aposta em tecnologia e no treinamento das equipes.
“Estamos passando por uma renovação da cultura corporativa muito grande, agora mais focados nas pessoas e trazendo muita tecnologia com novos sistemas e trabalhando muito a capacitação da equipe. Um dos nossos principais investimentos no próximo ano será em RH. Buscamos consultoria não só para as contratações, mas também para o mapeamento das funções, desenvolvimento de pessoas com treinamentos remotos e presenciais. Ninguém começa a trabalhar no Decisão sem treinamento de, pelo menos, 15 dias. Queremos pessoas que entendam que varejo e atacarejo são muito mais que produtos na gôndola, são serviços”, destaca o empresário.
O primeiro grande teste da nova mentalidade do Decisão será a Black Friday, que se tornou uma grande oportunidade também para atacarejos e supermercados. O grande dia de promoções, marcado para 24 de novembro, começou voltada para produtos eletroeletrônicos e de linha branca e avançou por todas as categorias de produtos.
“Vamos para essa Black Friday com muita força, com parcerias com as principais indústrias. Elas viram que essa data é uma oportunidade de experimentação dos consumidores e gera um reforço importante nas vendas. E não adianta tentar enganar o consumidor, ele hoje é 100% informado. As nossas lojas também já estão abastecidas para o Natal. Esperamos um crescimento de 30% em relação aos outros meses e de 10% pensando na mesma base de lojas, em relação à festa do ano passado”.
Uma novidade da rede é o lançamento do Dia D. Às quartas ou quintas-feiras da última semana de cada mês será anunciado um dia com produtos selecionados que serão vendidos a preço de custo.
“Atendemos os comerciantes locais, os bares, os pequenos supermercados, então, a ideia do Dia D (de Decisão Atacarejo) é ajudar as pessoas e os pequenos comerciantes a economizar e não precisar esperar pelo quinto dia útil para comprar. Dar a eles opções de pagamento, proximidade, entrega, é uma forma de fomentar a economia local e contribuir para a geração de emprego e renda naquelas regiões onde estamos”, completa o CEO do Decisão Atacarejo.
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