Desobedeça questiona modelo tradicional de se construir carreiras

Questionar o modelo tradicional de se construir carreiras é o ponto-chave do livro “Desobedeça”, do escritor Mauricio Benvenutti, lançado pela editora Gente. A obra também será disponibilizada na versão SL Book: Sign Language Book (Livro em Língua de Sinais), sendo um marco na inclusão literária.
Criado pela startup Wise Hands, é o primeiro livro traduzido no mundo e o Brasil será o país que levará esse produto inovador às pessoas com dislexia, déficit de atenção, cegas e surdas. O SL Book é a evolução do livro físico, mas sem perder a elegância das páginas. “Desobedeça” terá seu conteúdo disponibilizado em áudio e vídeo sendo que a tradução é feita por intérpretes humanos utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ele será comercializado e acessado diretamente pelo site www.slbook.shop, que é uma plataforma segura e funcional.
Construção de carreira mudou – O mundo atual impulsionou a redefinição da palavra “carreira” para profissionais e empresas. As estratégias que irão construir as próximas trajetórias de sucesso serão bem diferentes das usadas até aqui. A leitura promove uma reflexão sobre o caminho clássico para se conquistar um lugar de destaque no mercado. Antes, era preciso frequentar as melhores escolas e, posteriormente, cursar universidades de ponta para conquistar bons empregos e alavancar uma carreira. Hoje, essa continua sendo uma alternativa. Mas existem várias outras maneiras eficazes para se desenvolver uma trajetória profissional bem-sucedida.
O escritor reforça que algumas pessoas constroem o seu valor profissional atrelado à placa da empresa onde trabalham. “Hoje sabemos que isso é um problema. Afinal, empregos vêm e vão e profissionais que usam essa estratégia terão o seu valor de mercado reduzido quando precisarem se recolocar, pois não terão mais a marca da antiga empresa em seu sobrenome. No livro, explico como mudei minha postura para deixar de ser o ‘Mauricio da XP’ e passar a ser o ‘Mauricio Benvenutti’. Também mostro como as empresas devem apostar em uma política de valorização da reputação pessoal dos seus colaboradores e não focar apenas nas experiências profissionais. Tal conduta pode aumentar o reconhecimento, a influência e, até mesmo, as vendas de uma companhia”, explica Benvenutti.
Título faz referência a projeto social – O título do livro faz uma referência a um projeto social no qual o autor participou em Indiaroba, em Sergipe. Benvenutti dedicou um capítulo para contar a história de jovens que, a partir das suas habilidades e dedicação, criaram cinco projetos e um deles foi pré-selecionado para o programa de TV Shark Tank Brasil. Esses jovens geraram empregos, tornaram-se empreendedores e movimentaram a economia do município.
Guia prático – A obra traz ainda um guia prático chamado 10 Ps, ou seja, etapas que contemplam três pilares importantes sobre carreiras: satisfação, competências e remuneração. Essa ferramenta faz o leitor refletir se está contente com o seu trabalho, se dispõe de motivação para a execução das atividades diárias e se as realiza com competência. “Esses elementos devem estar em perfeita harmonia para que o profissional ganhe autoridade naquilo que faz”, diz o autor.
FICHA TÉCNICA
• Título: Desobedeça
• Autor: Mauricio Benvenutti
• Editora Gente
• 272 páginas
• R$ 39,90 -versão impressa
• R$ 27,90 – versão SL Book: Sign Language Book
Estresse e fadiga no mundo contemporâneo
No mundo contemporâneo, é cada vez mais difícil escapar do estresse. As mídias, intrincadas no nosso cotidiano, demandam engajamento e interação constantes. Há poucos que não reconheçam a sensação de estar perdendo oportunidades ou de parecer menos dedicado, trabalhador ou informado se decidir usar o tempo livre offline – indício nada bobo de que não se pode ignorar a imposição da hiperconectividade como um fator estressor. O trânsito é outro exemplo. Horas a fio de engarrafamentos monstruosos numa metrópole em horário de pico. A mobilidade urbana já é há tempos relacionada a nossa qualidade de vida. Filhos – dispensa explicações. A recessão econômica. A polarização política. A ascensão do autoritarismo. E o que dizer da pandemia mundial que continua a avassalar a vida de todos?
Na medicina, há o reconhecimento cada vez maior do impacto da fadiga, seja física ou mental, na saúde humana, deixando de ser apenas um sintoma pontual para se tornar um diagnóstico em si, em suas fases mais extremas. Já em 2011, o médico Drauzio Varella escrevia sobre fenômenos como a Síndrome da Fadiga Crônica e outros males relacionados que têm sido cada vez mais presentes na vida contemporânea. Há inclusive o International Chronic Fatique Syndrome Study Group, grupo de estudos dedicado ao tópico. Nos ambientes coorporativos, a discussão sobre burn out, esgotamento profissional e estresse no ambiente de trabalho são assuntos cotidianos. Na cultura, é pauta constante de podcasts, programas matinais e filmes de Hollywood.
Tão unânime, o estresse de vez em quando parece ser um sinônimo para a vida moderna – mas não é. Entender o estresse e a fadiga, identificar suas origens em nossa vida e aprender técnicas para contorná-los são algumas das medidas que podemos tomar, individualmente. O livro “A arte de relaxar – 7 passos para entender a fadiga e aprender a descansar” é dedicado a pensar o estresse do dia a dia e seus quadros extremos. É uma boa para aqueles que querem aprender a identificar as causas com a ajuda de exemplos tirados da vida cotidiana e de exercícios. A leitura – que é por si só uma atividade indicada para o relaxamento – surge como uma ferramenta para compreendermos e administrarmos o estresse em nossa vida de modo a reduzir os seus danos.
Ao longo dos capítulos, os autores, cada um a seu modo, dedicam-se a temas da vida cotidiana que estão ligados de alguma forma a experiência de estarmos no limite. Léonard Anthony e Adrian Chaboche discutem pautas como a solidão, a família e nossos relacionamentos, o papel do sono e a sua deficiência na saúde geral, o celular e a vida digital, doenças que fazem par ao estresse e as práticas de autocuidado e bem-estar que precisamos desenvolver se quisermos uma vida mais saudável. O livro foi escrito com um trabalho de estudo sobre estresse, esgotamento profissional e cansaços físico e emocional em abordagem que envolve a medicina, a psicologia, a acupuntura, as medicinas alternativas, a meditação e demais práticas espirituais, os coaches e a experiência subjetiva de pessoas que já passaram por quadros de extremo estresse.
Dedicado ao desenvolvimento pessoal e à melhora da qualidade de vida, “A arte de relaxar” é um livro para repensar a maneira de viver sempre ao extremo, atendendo às demandas de tudo e todos sempre à revelia do corpo e da saúde mental. Uma leitura para reeducar nossa relação com o trabalho, os estudos, a casa e os planos e expectativas que nutrimos. Para aprendermos que uma vida com mais calma e cuidado é a única que vale a pena ser vivida.
Ouça a rádio de Minas