Confira os destaques do mundo dos negócios!

Restauro e modernização da iluminação de patrimônios municipais
O governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, publicou, na quarta-feira (1º), o edital “Luzes no Patrimônio”, que disponibiliza R$ 4,8 milhões para a preservação e a valorização de bens protegidos. O edital do Fundo Estadual de Cultura é destinado às prefeituras ou secretarias municipais e tem o objetivo de contribuir com a valorização de bens imóveis acautelados em esfera municipal. As inscrições serão abertas no dia 15 de novembro e estarão disponíveis até às 23h59 do dia 14 de dezembro, por meio da Plataforma Digital Fomento e Incentivo à Cultura (http://200.198.28.211/incentivo/usuarios/entrar). Podem participar do edital os municípios e instituições de direito público municipal que sejam constituídas sob a forma de órgãos de direito público municipal da administração direta (prefeituras e secretarias), estejam estabelecidas no estado de Minas Gerais, comprovem no mínimo um ano de existência legal e funcionamento regular e que realizem atividades culturais há mais de um ano. O valor exato de R$ 4.848.000,00 reforça o compromisso do governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, em apoiar e descentralizar a cultura no estado de Minas Gerais e visa promover o desenvolvimento cultural regional.
Manipuladores robóticos são desenvolvidos para jogar partidas de xadrez
Na dinâmica de um jogo de xadrez, dois jogadores buscam conquistar o rei de seu adversário. São 16 peças no tabuleiro representadas, além do rei, por peões, torres, cavalos, bispos e uma rainha. E se um dos adversários fosse um robô? Essa é a proposta do projeto “Jogo de xadrez com manipuladores robóticos”, desenvolvido pelo estudante do Cefet-MG Rafael Dias, coordenado pelo professor Ramon da Cunha (Departamento de Computação – BH). Com um sistema simples e de baixo custo, os pesquisadores desenvolveram um manipulador robótico para jogar partidas de xadrez. A ideia é que o sistema possa ser apresentado em feiras científicas e outros eventos educacionais para instigar em crianças e jovens o interesse pela área de ciências, tecnologia, engenharia e matemática.
Anime Festival atrai fãs da cultura oriental
O universo vibrante da cultura anime chega a Belo Horizonte com a 58 ª Edição do Anime Festival BH, que acontece nos dias 25 e 26 de novembro, no Colégio Marista Dom Silvério (rua Lavras, 255, São Pedro). O evento, produzido há 19 anos, é considerado o maior do gênero. Durante os dois dias haverá uma intensa e mágica programação com oficinas, concursos de artes, desfiles de cosplay, palestras com artistas da cultura pop, workshops, gincanas, feira de publicações independentes, partidas de RPG, fliperama e culinária oriental. O Anime Festival tem patrocínio da Prefeitura de Belo o Horizonte, por meio da Belotur. Ingressos antecipados pelo site: www.afloja.com.br (venda encerra dia 22/11/2023 ou até esgotarem).
Executiva da Ambev é finalista de prêmio de inovação
Para brindar! Representando o Brasil, Carla Crippa, Vice-Presidente de Impacto e Relações Corporativas da Ambev, é a única brasileira mulher finalista do Prêmio de Inovação Social da Fundação Schwab 2024, que, todos os anos, identifica os agentes de inovação social mais inspiradores em todo o mundo. À frente da agenda ESG da Ambev, Carla Crippa liderou a criação da água AMA, um negócio social que reverte 100% do lucro para levar acesso à água potável a quem não tem, e o Bora, programa de inclusão produtiva da companhia que tem a ambição de impactar 5 milhões de pessoas até 2032, oferecendo conhecimento, empoderamento financeiro e conexões. A executiva, que é também conselheira do Pacto Global da ONU, tem desempenhado um papel fundamental para a consolidação do social no Brasil, com diversas iniciativas de impacto positivo sendo executadas sob sua gestão e presidência. Indo além da Ambev, Carla Crippa tem um trabalho importante para engajar stakeholders e outros pares em necessidades urgentes da sociedade atual. A premiação acontece em janeiro, no Fórum Econômico Mundial, em Davos.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ouça a rádio de Minas