Confira os destaques do mundo dos negócios!

Iveco apresenta nova logomarca
A Iveco, marca do Iveco Group, apresentou no mês de novembro na Europa as novas logomarcas da Iveco, Iveco Bus e Iveco Capital que acompanham a jornada de transformação da empresa no mundo. Oficialmente apresentados no dia 15 de novembro em Barcelona, no evento de lançamento do portfólio 2024 da Iveco e da Iveco Bus na Europa, a reformulação das identidades marcas e nos materiais de comunicação visa acompanhar a renovação da gama de produtos e serviços ofertados. Mais dinâmicos, com tipografia única e com destaque para a cor Blue Energy, as novas logomarcas expressam o conhecimento, a fluidez, e um posicionamento moderno, orientado ao cliente, que são a essência da marca, e conectam o passado, presente e futuro da Iveco, Iveco Bus e Iveco Capital. As novas logomarcas Iveco e Iveco Bus estarão presentes em alguns produtos, inicialmente na Europa, nos segmentos de transporte de cargas e passageiros. No Brasil, a troca das logomarcas nos produtos acontecerá de forma gradativa a partir de 2024. Especificamente para o mercado brasileiro, há atualização da marca Consórcio Iveco.
Prêmio internacional da Stellantis
Com o objetivo de celebrar a inovação e as parcerias de sucesso firmadas ao longo de 2023, a Stellantis N.V. premiou 11 startups de tecnologia pelo desempenho na edição anual do Stellantis Venture Awards. Entre os vencedores, destaque para a Recicli, única representante do Brasil na premiação. A empresa, acelerada nas duas últimas jornadas do Fiemg Lab 4.0, é especializada no desenvolvimento de tecnologias patenteadas para o alcance da sustentabilidade ambiental. Fundada em 2017, a startup está incubada no Parque Tecnológico SergipeTec e atua em processos de reciclagem e reaproveitamento, gerando insumos para as indústrias do País. O prêmio Venture Awards destaca a esforço da Stellantis em fornecer tecnologia e recursos focados no cliente, impulsionando a ambição do Dare Forward 2030 para uma mobilidade global limpa, segura e acessível. Juntas, a multinacional automotiva e a Recicli trabalharam para recuperar materiais raros das baterias elétricas, a partir de um processo inovador de biometalurgia usando microrganismos. O projeto foi desenvolvido durante o primeiro semestre deste ano.
Aneel aprova produto para PMEs
Na direção de favorecer a migração para o Mercado Livre de Energia para todos os tipos e portes de empresas, a Aneel aprovou a operacionalização do Agregga, produto concebido pela 2W Ecobank voltado para a classe de consumidores formada por pequenas e médias empresas com demanda contratada abaixo de 500 KW, reunidas por meio de uma comunhão de direito Para elas, a permissão para sair do mercado cativo não havia previsão, mas a comercializadora de energia já havia se antecipado em formatar uma solução, que promove a união de consumidores de energia sob contrato de prestação de serviços. Inicialmente, a solução havia sido questionada pelo mercado em relação à sua validade jurídica, mas a agência reguladora entendeu ser essa uma solução legítima e eficaz.
Cardápios digitais
Além das festas tradicionais de fim de ano como o Natal e o Ano Novo, as confraternizações são outros dos eventos mais esperados pelos gestores, funcionários e claro, pelos empreendedores do setor alimentício. As expectativas para essas festas são altas, pois reúnem os colegas de trabalho e permitem a interação descontraída entre os profissionais vinculados à empresa, mas, os donos dos estabelecimentos que recebem esse tipo de celebração são os que mais devem comemorar. De acordo com uma pesquisa realizada pela Thirky, o acesso aos cardápios digitais de bares e restaurantes através da leitura de QR Code’s aumentou 62% no mês de dezembro. A Thirky é a primeira plataforma do Brasil que desenvolve campanhas publicitárias para grandes empresas e promove suas veiculações nos menus digitais. Parceira de mais de 30 mil estabelecimentos localizados em todo o País, a Thirky já desenvolveu projetos de publicidade para marcas como Red Bull, Schweppes, Kibon, Smirnoff, Coca-Cola, Nubank, Western Union e entre outras. Com a circulação dos banners dentro dos cardápios, a startup não só capta resultados das campanhas, como consegue definir mudanças importantes no comportamento do consumidor dentro de um determinado período como as variações no número de acessos, por exemplo.
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Frubana espera faturar R$ 30 bilhões até 2027
Solução de ponta a ponta no abastecimento da indústria de alimentos na América Latina, a Frubana, foodtech especializada no uso de tecnologia para conectar pequenos produtores a restaurantes, está inovando a forma como o setor de alimentos gerencia sua cadeia de suprimentos. Alcançando marcos significativos como os 700 agricultores diretamente ligados com mais de 35 mil pequenos e médios restaurantes em todo o Brasil, a empresa cresceu 70% em relação ao ano passado e espera faturar R$ 2 bilhões ainda em 2023. De acordo com dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o setor de food service já movimentou cerca de R$ 220 bilhões apenas neste ano e é composto por mais de 1,5 milhão de estabelecimentos. Atuando em um dos maiores mercados alimentícios do mundo, a Frubana tem no País o maior número de sua operação, que responde por 52% de todo o negócio em termos de receita, número de clientes e de time.
Solutions apresenta seguro inovador para amantes de vinhos
Pioneiro no mercado, o “Seguro Adega” protege patrimônio de colecionadores de vinhos contra roubo, riscos de incêndio, explosão, inundação, desmoronamento, granizo, entre outros. A proteção de adegas por um seguro específico foi desenvolvida pela Chubb Brasil Cia de Seguros a partir do conhecimento acumulado pela seguradora na cobertura de bens de alto valor nos Estados Unidos e na Europa. Antenada a essas novas tendências, a Solutions, empresa mineira especializada em seguros, abraçou a novidade e apresenta agora para o público brasileiro o “Seguro Adega” – a nova modalidade de seguro desenvolvida para proteger o patrimônio representado pelas coleções particulares armazenadas nestas adegas. O mercado de vinhos no mundo registra cifras superlativas. De acordo com dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), a produção mundial chegou a 258 milhões de hectolitros em 2022 e o consumo global foi de 232 milhões de hectolitros. No ranking dos países que mais consomem a bebida estão Estados Unidos, França, Itália, Alemanha e Reino Unido. O Brasil aparece em 14º lugar.
Belgo Arames entre as mais inovadoras do Brasil
A Belgo Arames, maior produtora brasileira de arames de aço, foi reconhecida como uma das empresas mais inovadoras do Brasil, pelo 1º Prêmio de Intraempreendorismo da Aevo, líder em tecnologia para a gestão da inovação e estratégia. A Belgo conquistou 1º lugar na modalidade Inovação de Sustentação e o 3º lugar na modalidade Inovação Aberta, entre cerca de 90 empresas participantes. Além disso, ficou no TOP 4 na modalidade Inovação de Transformação. Dentre os projetos desenvolvidos e implantados por um time multidisciplinar está o de Carga Monitorada. A equipe envolvida utilizou conhecimentos de design thinking para desenhar e executar um fluxo de rastreabilidade dos sistemas de vendas e logístico com transparência, visibilidade e confiabilidade das informações por meio de um processo ágil e digital.
Rede de ensino cria projeto sustentável
Em um cenário em que a preocupação com a sustentabilidade ambiental se tornou fundamental, uma rede de ensino de Belo Horizonte criou um projeto com foco na reciclagem. O “Coleguium Recicla” incentiva cerca de 7 mil estudantes, educadores e comunidade escolar das unidades do colégio na capital mineira a doar materiais de papel -como apostilas e cadernos usados – para serem reutilizados. O movimento de reciclagem está sendo realizado em parceria com a empresa Coleta BH. A expectativa é de que sejam recolhidas 5 toneladas de material para reciclagem, que serão destinadas à Coleta BH neste ano. A previsão é que o projeto seja mantido em 2024.
Exporta Mais Brasil
Os resultados da 13ª e última rodada em 2023 do Exporta Mais Brasil, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), são um excelente indicador da pujança do setor audiovisual brasileiro. Foram R$ 9,75 milhões gerados a partir de reuniões de negócios entre oito compradores internacionais, vindos de Alemanha, Bélgica, Portugal, China, Rússia e Singapura, e 22 produtoras audiovisuais de vários cantos do país. O programa da ApexBrasil, que tem como objetivo impulsionar as exportações de diferentes setores da economia e de todas as regiões brasileiras, realizou sua última rodada do ano entre os dias 11 e 13 de dezembro, no Distrito Federal, mercado apontado por especialistas como um dos mais promissores do país no campo do audiovisual. As agendas de negócios aconteceram no marco do 56º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, parceiro da ApexBrasil na realização dessa rodada.
Sete em cada 10 pequenos negócios têm perfis nas redes sociais
Sete em cada 10 pequenos negócios brasileiros têm perfis nas redes sociais. Segundo a pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae, a plataforma mais popular entre os empreendedores é o Instagram (64%), seguida do Facebook (41%). LinkedIn (6%); TikTok (3%); Youtube e X (antigo Twitter), com 2%; e Kwai (1%) completam a lista. O setor de Beleza (83%), seguido pela indústria alimentícia (82%), os negócios ligados à economia criativa (79%), petshops (75%) e artesanato, educação e moda (72%) são os que têm maior presença em redes sociais. De acordo com a pesquisa, o catálogo de produtos e o “Fale Conosco” – canal para contato com a empresa – são os serviços mais disponibilizados nas páginas dos pequenos negócios. Em muitas muitos desses perfis é possível fazer reclamações (40%), verificar preços (36%), solicitar reservas (34%) ou personalizar os produtos (30%).
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