Negócios

Confira os destaques do mundo dos negócios!

Confira os destaques do mundo dos negócios!
Crédito: Pixabay

IBI fecha 2023 com balanço positivo

Em meio à competição acirrada e à crescente demanda por conectividade de alta velocidade no Brasil, a IBI – Internet Brasileira Incrível – fez grandes esforços e adotou estratégias para sair à frente nos negócios em 2023. O resultado foi um balanço positivo com um crescimento de 14% do faturamento anual, que saltou de quase R$ 53 milhões para R$ 60 milhões. Contribuíram para o bom desempenho: o investimento em estratégias para retenção de base e ampliação de Arpu, a receita média por usuário, o fortalecimento do canal B2B e o saldo líquido positivo de novos contratos. A empresa, que atua no Vale do Rio Doce e no Vale do Aço, em Minas Gerais, e que prepara expansão para outras regiões do Estado, investiu mais R$ 10 milhões no crescimento de sua rede própria de internet em fibra ótica que interliga Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, e mais de R$ 800 mil em novas tecnologias e sistemas para transformação digital e automações de processos. Entre outros investimentos, também fez aporte de cerca de R$ 700 mil em governança corporativa e R$ 100 mil em marketing para mudança da marca, que passou da antiga IBI Telecom para a atual IBI – Internet Brasileira Incrível.

Grupo Smart Fit publica primeiro relatório de sustentabilidade

O Grupo Smart Fit, maior rede de academias na América Latina, lançou seu primeiro relatório de sustentabilidade, reforçando o seu compromisso com sua Agenda ESG (Environmental, Social and Governance – em português, Ambiental, Social e Governança). O documento apresentará diversas iniciativas sustentáveis que fazem parte do cotidiano da empresa. Elaborado com base na Global Reporting Initiative (GRI) – metodologia reconhecida internacionalmente, as informações divulgadas no documento relatam as principais iniciativas de desenvolvimento sustentável nos negócios como: saúde e bem-estar para clientes, colaboradores e para a sociedade – ecoeficiência nas unidades e a estrutura de governança, incorporando as melhores práticas, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O documento também apresenta a matriz de materialidade, que norteará a atuação da companhia a partir dos temas mais relevantes aos negócios, pela visão dos seus públicos de interesse.

Fila Zero une experiência da loja física à comodidade do e-commerce

Ir ao supermercado para escolher as próprias frutas, carnes e verduras, conferir as novidades nas prateleiras, conversar com os colaboradores e se sentar para tomar um café está na lista dos pequenos prazeres na rotina de muitas pessoas. Já a parte de passar as compras no check-out, transportá-las e descarregá-las, nem tanto. Dedicada a entregar uma experiência omnicanal cada vez maior aos clientes e proporcionar uma jornada de compra mais integrada e prazerosa, a rede Bretas lançou o Fila Zero, serviço inédito que combina o melhor da visita à loja física com a comodidade e praticidade do e-commerce. A novidade já está em operação nas lojas: Armazém (Goiás), Estrela Sul e Barão de Cataguases, ambas em Juiz de Fora (MG), além de Uberaba (MG). Após selecionar os produtos desejáveis, o cliente entrega a cesta ou o carrinho para o colaborador responsável, devidamente identificado com o colete do Fila Zero, e agenda o dia e o horário mais convenientes para o recebimento. O pagamento é feito no ato da entrega, por meio de cartão de débito, crédito, PIX e vale alimentação. A taxa fixa para o serviço é de R$ 9,90. No entanto, para que os clientes possam vivenciar a experiência e a comodidade oferecida pelo Fila Zero, a taxa é gratuita para compras acima de R$ 200 ou em entrega em uma distância inferior a 4km.

Gerdau e Distrito lançam desafio de inovação aberta

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, lançou um novo desafio corporativo de inovação aberta em parceria com a Distrito, maior plataforma de transformação e inovação aberta do País. A companhia visa encontrar soluções tecnológicas que contribuam com a consolidação de dados e informações de diversas plataformas em uma única ferramenta centralizada que permita consultar os dados em tempo real, para otimizar processos aplicados nas áreas comerciais da Gerdau. As inscrições para o desafio podem ser feitas pelo site da Distrito, até dia 12 de janeiro. A fonte de dados da Gerdau abrange desde matérias-primas até produtos acabados e semiacabados de diferentes regiões. Informações sobre frete, cotação do dólar fornecida pelo banco central e algumas previsões de mercado de algumas assinaturas também fazem parte do banco de dados da companhia. Todos os dados são compilados manualmente e as análises são utilizadas para tomadas de decisões no comitê de pricing, levando em conta a estratégia, rentabilidade e market share. Com isso, o desafio “Análise de Precificação de Mercado” visa a integração da base de dados de diversas plataformas, que abrangem assinatura de fontes com informações provenientes do mercado global de aço, dados de frete marítimo, cotação do dólar e integração com Power BI. Além disso, o objetivo é conectar os dados consolidados em relatórios gerenciais da empresa com algoritmos de previsão de preços e de importação do aço especial e indicadores de elasticidade de preços por cliente. O projeto é voltado ao público B2B e aos setores de FinTech, T.I e Gestão de Negócios.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas