Negócios

Confira os destaques do mundo dos negócios!

Confira os destaques do mundo dos negócios!
Crédito: Divulgação/Ibram

Condições climáticas extremas podem contribuir para crise hídrica

Ocorrências climáticas, em 2023, como fortes chuvas inundando áreas do Sul e Sudeste do país e a seca histórica registrada na Amazônia, representam claros sinais de instabilidades que podem se estender para o próximo ano. Essas tendências são confirmadas pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), que prevê a intensificação do aquecimento anormal do Oceano Pacífico, até abril de 2024, em decorrência do fenômeno El Niño. Essa previsão aponta para um agravamento das condições ligadas ao clima, aumentando o potencial para ocorrência de eventos extremos em várias regiões do mundo, com possibilidades de desastres ambientais. De acordo com o CEO da NeoAcqua, Sibylle Muller, desastres ambientais representam uma ameaça significativa para a sociedade, podendo causar impactos devastadores no meio ambiente e nas comunidades. Além disso, a preocupação com o forte calor também está associada a outros problemas, como a iminente crise hídrica. Segundo dados apresentados na Conferência das Nações Unidas sobre a Água em 2023, dois terços da população mundial enfrentarão escassez de água até 2025 ou até mesmo no próximo ano, piorando, ainda mais, a preocupação com o forte calor e o seu impacto na vida das pessoas.

Anac lança 3ª edição do Programa Sustentar

Reforçando o compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lança a 3ª edição do Programa Sustentar, prêmio criado para incentivar o desenvolvimento de melhores práticas sustentáveis adotadas pelos operadores aéreos brasileiros. A participação no programa é voluntária e os participantes pontuam de acordo com o atendimento a critérios estabelecidos em edital, que avaliam iniciativas voltadas à redução dos impactos ambientais. Dentre os temas ambientais abordados pelo programa estão: inventário de emissões, qualidade do ar, mudanças climáticas e ruído. Os operadores aéreos que aderem a cada edição do programa são classificados em empresa aérea e táxi-aéreo, de acordo com o perfil de operações, e elencados de acordo com o desempenho. Os melhores aeroportos de cada categoria serão reconhecidos publicamente pela Anac. Para participar do programa, os operadores aéreos devem enviar um e-mail até 2 de fevereiro de 2024 para [email protected], manifestando interesse em participar. Em seguida, os participantes receberão o formulário eletrônico de avaliação das medidas adotadas pelo operador, que deverá ser preenchido até 1º de março de 2024.

MRV integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial

A MRV, maior construtora da América Latina, foi novamente selecionada para integrar a 19ª carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3), o mais respeitado índice de ESG do mercado de capitais brasileiro. Esse resultado reforça o compromisso da companhia em liderar a agenda ESG no setor de construção civil. A nova carteira, entrou em vigor no último dia 2 de janeiro e vai até dezembro deste ano, abrange 78 ações de empresas provenientes de 36 setores da economia. O ISE B3 é reconhecido como um indicador de desempenho de práticas ESG para as companhias listadas na B3. Empresas que demonstram forte comprometimento com ações sustentáveis são destacadas, proporcionando aos investidores uma referência valiosa para suas decisões e incentivando o apoio a negócios engajados com questões de sustentabilidade a longo prazo. Além de integrar o ISE B3, a MRV é apoiadora institucional da Rede Brasil do Pacto Global da ONU desde 2016. Essa iniciativa visa mobilizar a comunidade empresarial nacional e internacional para a adoção de medidas ESG com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Presidente do Ibram visita montadora BYD

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Raul Jungmann, e o diretor de Assuntos Associativos e Mudança do Clima, Alexandre Mello, visitaram a fábrica da BYD (Build Your Dreams), greentech chinesa especializada em mobilidade elétrica, energia limpa e tecnologia. A visita ocorreu na quinta-feira (11), em Shenzhen, um polo tecnológico na província de Guangdong, no sul da China. O presidente do Ibram conversou com representantes da BYD e constatou que a companhia está interessada nos minérios produzidos no Brasil.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas