Confira os destaques do mundo dos negócios!

Startup desenvolve app que torna lojas 100% acessíveis
A TIM reabriu sua loja localizada no Shopping Center Lapa, em Salvador (BA), após um período de reformas para melhorar a acessibilidade do local às pessoas com deficiência. O espaço, agora, possui equipamentos de última geração que auxiliam os clientes, piso tátil, atendimento em libras, mesas e cadeiras adaptadas para pessoas com nanismo e obesas, mobiliários com altura adequada para cadeirantes, placas de sinalização em braile, entre outras novidades estruturais. Mas o grande destaque foi um aplicativo digital desenvolvido pela Biomob, startup especializada em consultoria e soluções de acessibilidade, para tornar as mudanças estruturais mais intuitivas e 100% efetivas: o TIM Áudio Guia. A plataforma é capaz de disponibilizar, via QR Code e tag NFC, a leitura e audiodescrição do mapa tátil da loja, de aparelhos e de acessórios expostos na mesa de degustação e nos demais ambientes, dando maior independência, por exemplo, às pessoas cegas. Além disso, ela utiliza linguagens neutras, simples e inclusivas, oferecendo também opção em libras. Esta foi a quarta loja física da TIM a receber intervenções da Biomob para se tornar 100% acessível a todos os públicos e necessidades. A parceria, que começou em 2023, já foi aplicada em unidades de Teresina (PI), Uberlândia (MG), Divinópolis (MG) e Osasco (SP).
Sodiê Doces fecha ano com faturamento 15% maior
A Sodiê Doces, maior franquia de bolos artesanais do País, fechou o ano de 2023 com faturamento 15% superior em comparação ao alcançado em 2022, com lucro de R$ 640 milhões e 30 novas unidades. No ano passado, a rede faturou R$ 560 milhões. Neste período o volume de unidades também cresceu, passando de 341 lojas para 372 no território nacional, além das duas instaladas nos Estados Unidos – essa é a maior expansão anual da história da marca, fundada em 1997. O resultado é fruto das inúmeras transformações da marca, tanto em lançamentos de produtos quanto no quesito ampliação dos modelos de negócio. Entre os novos formatos estão o contêiner (investimento inicial a partir de R$ 194 mil); express (investimento a partir de R$ 90 mil) e quiosque (a partir de 150 mi). Para 2024, a ideia é abrir 60 lojas, sendo 40 em algum dos novos formatos.

Neodent anuncia nova filial em Belo Horizonte
Uma das cidades mais importantes e representativas do Brasil, com o 5.º maior PIB entre as capitais, Belo Horizonte é um foco da Neodent, empresa líder em implantodontia no País. Desde o dia 11 de dezembro, a atual filial da empresa passou a ocupar novo endereço, abrangendo 890 metros quadrados construídos entre loja, sala de treinamento e reuniões e uma área de logística. Devido ao crescimento da preferência pelos produtos e serviços da marca, e com foco em aprimorar a experiência de atendimento e treinamento oferecida aos clientes, a Neodent sairá do bairro Santa Efigênia, na região Leste, onde está localizada há 19 anos, e passa a atender no bairro Santo Agostinho, na região Centro-Sul. Além da loja para venda de produtos da marca, o local vai abrigar um novo centro de distribuição, equipado com uma logística automatizada com a solução picking by light (que oferece otimização na performance da preparação de produtos), e um centro de treinamento, semelhante ao que existe em São Paulo e atende diversos dentistas diariamente.
Sicoob UniCentro Br recebe selo “Great Place to Work”
O Sicoob UniCentro Br, instituição financeira cooperativa com mais de 116 mil cooperados no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins, recebeu o selo de certificação GPTW (Great Place to Work, em tradução livre “ótimo lugar para trabalhar”) pelo terceiro ano consecutivo. O levantamento define se os ambientes de trabalho das empresas participantes são excelentes lugares para atuar profissionalmente, em âmbito nacional, regional, setorial e temático. A apuração é realizada por meio da Pesquisa de Clima aplicada anualmente e análise do Book de Práticas de cada empresa participante. Mensalmente, a cooperativa realiza ações de endomarketing em celebração a eventos especiais, como o Mês das Mães, dos Pais, Setembro Amarelo, entre outros, que não apenas fortalecem os laços entre os colaboradores, mas também demonstram o cuidado e a valorização de momentos significativos na vida de cada um. No âmbito educacional, a cooperativa investe em bolsas de estudo para MBA e pós-graduação aos profissionais que estão há mais de um ano trabalhando na instituição. Para cuidar da saúde física, é oferecido acesso ao Gympass, o que permite aos colaboradores escolherem atividades físicas que se alinhem às suas preferências e necessidades. O cuidado com a saúde mental, por sua vez, é destacado como uma prioridade. Para apoiar nesse aspecto, o Sicoob UniCentro Br dá acesso ao Wellz, uma plataforma que oferece 52 sessões de terapias durante o ano e ferramentas para promover o equilíbrio emocional e o desenvolvimento pessoal.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Cursos gratuitos para quem deseja empreender em 2024
O empreendedorismo é uma iniciativa econômica que é cada vez mais buscada pelos brasileiros. Em 2022, de acordo com o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado pelo Sebrae e pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), o Brasil ficou em quinto lugar no ranking global de empreendedorismo. Segundo a mesma fonte, outro dado que comprova esse movimento é que 67% da população brasileira adulta, ou seja, entre 18 e 64 anos, está envolvida com esse modelo de negócio. Os motivos para investir no próprio negócio são os mais variados, e vão desde realizar o sonho de comandar uma empresa particular e única (25%) a ter mais independência (18%). Essas informações são da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) que entre os anos de 2018 e 2019, entrevistou seis mil jovens empresários entre 18 e 39 anos e, assim, identificou alguns padrões do perfil do empreendedor brasileiro. Independentemente da motivação, o fato é que para empreender é necessário aprender e se especializar em diversos ramos. Para isso, há várias instituições e plataformas que oferecem treinamentos e capacitações para quem deseja começar um negócio. Um desses exemplos é a MCampus Comunidade, plataforma educacional on-line e gratuita da Arcos Dorados, operadora do McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe. Com mais de 100.000 inscritos nos mais de 20 cursos disponíveis, a iniciativa conta com opções interessantes para quem deseja empreender em 2024 e desenvolver-se pessoalmente e profissionalmente. Ao todo, são 26 cursos oferecidos gratuitamente na plataforma e qualquer pessoa acima de 16 anos está apta a realizá-las. Após a conclusão, os alunos recebem o certificado oficial da Hamburguer University, a Universidade Corporativa do McDonald’s. Para se inscrever e saber mais, basta acessar o site da Receita do Futuro.
Cervejaria Läut apresenta nova versão da De Leve
Grande estreia do mercado cervejeiro: De Leve, a Light Lager com zero carboidratos, zero açúcar e baixo valor calórico da Cervejaria Läut. O novo rótulo tem pegada mais leve que a Pilsen. Seguindo a tendência de mercado, a Cervejaria Läut está relançando a De Leve, nome sensacional e que diz tudo sobre sua novidade no mercado. A De Leve é uma light lager com zero carboidratos e baixo valor calórico, uma cerveja mais leve que a sua já renomada Pilsen, contendo menos calorias, zero açúcar e zero carboidratos. E com toda essa leveza, não abre mão do sabor e da refrescância conferidos pelo equilíbrio perfeito de maltes e lúpulos. Essa nova receita é direcionada a todo tipo de público, desde o consumidor rotineiro das suas cervejas e amante da pilsen, até a “galera” que está buscando bebidas alcoólicas associadas a um estilo de vida mais saudável, mas que não querem abrir mão de uma boa cerveja. Importante destacar que, para fazer a nova De Leve, foi criado um rigoroso controle de processo para se conseguir produzir uma cerveja zero carboidratos e com somente 29 calorias por 100 ml. Ela chega ao mercado neste mês de dezembro em garrafas de 600 ml, long neck e estará presente nos principais supermercados, lojas especializadas, distribuidoras e nas Läut Express espalhads por toda região Sudeste do Brasil. Esse será o oitavo rótulo fixo no portfólio da empresa, que em 2024 retomará o projeto de produção de cervejas sazonais.
Ouça a rádio de Minas