Dia das Mães vai aquecer comércio até domingo
Os shoppings da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) estão aguardando um volume maior de consumidores na reta final para o Dia das Mães. Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) mostra que para a maioria dos varejistas entrevistados (84,4%), as compras devem ser feitas na semana da data.
E a perspectiva dos centros de compras é que a comercialização seja maior este ano na comparação com 2022 e, para que isso aconteça, lançaram promoções que valem até a data, comemorada no segundo domingo de maio (14). Vale tudo para fazer o consumidor gastar, desde as promoções que envolvem o tradicional sorteio de carro zero quilômetro, bem como de viagens e smartphones são algumas das estratégias usadas pelos shoppings, além de vários tipos de brindes e parceria com restaurantes.
No Minas Shopping, na região Nordeste de Belo Horizonte, a expectativa é de aumento de 20% no fluxo de clientes e de 15% nas vendas próprias para a data na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a gerente de Marketing do mall, Ana Paula Alkmim. “As vendas nesta semana certamente serão as melhores do semestre. As pessoas deixam sempre para última hora para comprar o presente. Por isso, estamos com expectativa de que, até o fim de semana, teremos um shopping bem cheio”, diz.
O centro de compras aposta na parceria com o Outback Steakhouse para atrair o consumidor. Para participar, o consumidor deve gastar R$ 400 em compras, até o dia 14 para ter direito a dois pratos no restaurante e também concorrer a “um ano de Outback grátis”. “Dia das Mães é aquela tradicional data de reunião familiar com um belo almoço. Essa ação, em parceria com o Outback, vai proporcionar uma experiência gastronômica inesquecível para os nossos clientes”, ressalta a gerente.
A gerente de marketing do Shopping Del Rey, Juliana Isabel, diz que a perspectiva é de vendas superiores com o Dia das Mães deste ano na comparação com o do ano anterior. “A gente sempre trabalha com projeção de crescimento, só que neste ano acredito em um movimento ainda mais aquecido do varejo”, frisa.
A aposta do mall, localizado na região Noroeste da Capital, para a data é o sorteio de um Nissan Versa. Para participar, o consumidor tem que comprar R$ 300 no shopping. O cliente também recebe um hidratante de mãos da Avatim. E nas compras acima de R$ 200 realizadas pelo WhatsApp do Del Rey, o brinde é um par de ingressos para o cinema.
O gerente de marketing do Shopping Cidade, André Santi, diz que não é possível falar em percentuais e destaca que já percebeu aumento do fluxo de clientes, que vem crescendo mês a mês. Ele ressalta que o Dia das Mães é a melhor data comemorativa do primeiro semestre.
O centro de compras, situado no hipercentro de Belo Horizonte, é outro que fará sorteio de um carro zero quilômetro. Os clientes que acumularem R$ 400 em compras no empreendimento, incluindo gastos com alimentação, recebem um kit de amenidades da L’occitane Au Brésil (um desodorante corporal e um sabonete) e um número da sorte para concorrer ao sorteio ao New City Sedan EX.
Já o Shopping Estação BH, na região Norte de Belo Horizonte, escolheu sortear um iPhone 14 128gb por semana – são três sorteios até o final da temporada especial dedicada às mães. O cliente que gastar R$ 300 em compras ganha um cupom da sorte para concorrer ao prêmio. Além do cupom da sorte, com a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis o cliente leva pra casa uma necessaire da Constance.
A gerente de marketing do mall, Letícia Pinho, está otimista com a data, já que considera que a economia do País está melhor este ano. “Vemos, no dia a dia, essa retomada na circulação de pessoas pelos corredores do shopping, e até pela expressiva aderência em campanhas como a das mães, por exemplo”, analisa.
Região Centro-Sul
O Grupo Multiplan, que tem três shoppings em Belo Horizonte – BH Shopping, Diamond Mall e Pátio Savassi, todos na região Centro-Sul – tem como ação de destaque para o Dia das Mães o sorteio de carros. A diretora regional do grupo, Lívia Paolucci, diz que as expectativas para a data são positivas, que é a segunda melhor do ano para o varejo.
No BH Shopping, a cada R$ 550 em compras nas lojas participantes da promoção, o cliente recebe um número da sorte para concorrer ao sorteio de um Jeep Compass. Com esse mesmo valor gasto, o cliente pode retirar uma bolsa Arezzo.
Com igual valor em compras, no Diamond Mall o cliente pode concorrer a um Jeep Commander. E o brinde é um conjunto de quatro pratos Oxford exclusivo. No Pátio Savassi, o carro escolhido para o sorteio é um Honda HR-V e como brinde uma echarpe de tricô.
No ItaúPower Shopping, em Contagem, na RMBH, o sorteio é de viagens para o Brasil ou exterior em parceria com a agência de turismo CVC. Para participar, o cliente deve gastar a partir de R$ 300, o que dá direito a um par de brincos da joalheria Ju Oliveira, peça integrante da coleção Via Rara.
Pesquisas confirmam expectativas de vendas para o Dia das Mães
As pesquisas estimam que as vendas do Dia das Mães neste ano devem ser melhores que as contabilizadas em 2022. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) estima que a receita gerada com a data deva ser a maior desde 2015, R$ 2,19 bilhões. O valor é 1,2% maior que o verificado no ano passado.
A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead), vinculada à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), prevê que a data será mais aquecida neste ano, conforme pesquisa de Pretensão de Compras. Do total de entrevistados, 61,90% afirmaram intenção de presentear neste, alta de 4% na comparação com o ano anterior.
Levantamento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG) mostra que 66% dos entrevistados vão presentear as suas mães neste ano. Com isso, 79,7% dos empresários apostam que serão impactados pela comemoração e dizem acreditar que as vendas vão incrementar no desempenho dos seus negócios, segundo pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG).
Além disso, a pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência da entidade mostra que para 61,3% dos comerciantes entrevistados as vendas serão melhores ou iguais ao ano passado.
Estratégia
A economista da CDL/BH, Ana Paula Bastos, ressalta que o apelo emocional do Dia das Mães representa uma oportunidade para o lojista vender mais, bem como para fidelizar clientes por meio de um bom atendimento. Para ela, são várias as estratégias para o varejista vender mais nesta época do ano, a começar pela divulgação dos produtos nas redes sociais. A economista acrescenta que ter um mix diversificado e investir no desenvolvimento de kits de produtos podem colaborar no incremento da comercialização. “O lojista também pode flexibilizar as formas de pagamento”, aconselha.
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