Dia de Doar é contraponto à Black Friday

A Rede Cidadã integra, mais uma vez, O Dia de Doar, movimento nacional que acontece hoje (28) para arrecadar recursos que mantêm viva a razão de ser da instituição: promover desenvolvimento humano e social para integrar pessoas ao mundo do trabalho pela união de empresas, poder público e sociedade civil.
Essa data faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday.
A 11ª edição da campanha, que acontece no Brasil desde 2013, será hoje (28), e tem como objetivo estimular a doação de recursos por pessoas físicas, empresas e organizações, aumentando o impacto positivo do trabalho de instituições do terceiro setor.
A Rede Cidadã já inseriu 116.944 pessoas no mundo do trabalho, contando com parcerias estratégicas e também com a generosidade dessas ações. “Acolhemos pessoas nas mais diversas situações de vulnerabilidade e as preparamos técnica e emocionalmente para ingressar e permanecer no mundo do trabalho”, afirma o coordenador executivo da entidade, Fernando Alves.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A expectativa é que milhões de pessoas sejam estimuladas a realizar suas doações, em uma grande onda de solidariedade. Na última edição, mais de 28 milhões de pessoas participaram, em 72 cidades de todas as regiões do país, contribuindo para uma arrecadação mais de R$ 4,5 milhões.
Em 2023, o número de municípios participantes da campanha deve ser ainda maior. Para isso, diversas empresas realizarão ações em seus espaços, visando mobilizar suas equipes e clientes. Além disso, campanhas comunitárias estarão acontecendo em diversas partes do país.
No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o País entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), o Dia de Doar faz parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação e, neste ano, conta com a parceria do Instituto Mol. Doações à Rede Cidadã podem ser feitas pelo Pix: [email protected]. Conheça melhor a Rede Cidadã no site: www.redecidada.org.br/doacoes/.
Ouça a rádio de Minas