Dia Internacional da Felicidade | Instituto lança obra de consulta diária

Celebrado no último domingo (20), o Dia Internacional da Felicidade, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de promover uma reflexão sobre a felicidade e a alegria entre os povos, evitando os conflitos e guerras sociais, étnicas ou qualquer outro tipo de comportamento que ponha em risco a paz e o bem-estar das sociedades, foi comemorado em Belo Horizonte. O evento, com programação presencial para convidados, debateu temas relacionados e celebrou a data com o tema “Você e a Paz”.
De acordo com o diretor-executivo do Instituto Movimento pela Felicidade (IMF), Benedito Nunes, o objetivo era promover uma reflexão sobre a paz.
“A proposta do evento em tempos tão difíceis é, justamente, que possamos parar e pensar sobre como podemos mudar o nosso comportamento e elevar as nossas vibrações de paz e felicidade para os que sofrem”, explica Nunes.
A origem do Dia da Felicidade remonta ao Butão, um pequeno país asiático onde foi desenvolvido o índice “Felicidade Nacional Bruta” (FIB). Desde 1972, o Butão adotou uma postura de “felicidade bruta e absoluta”, fazendo com que a felicidade seja prioridade acima do Produto Interno Bruto (PIB) do país, que se orgulha de possuir uma das populações “mais felizes do mundo”.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Nove domínios compõem o FIB: bem-estar psicológico, saúde, educação, uso do tempo, diversidade cultural e resiliência, bom governo, vitalidade da comunidade, diversidade ecológica e resiliência e padrões de vida.
Lançamento
Ainda durante o evento, que faz parte da Jornada Global pela Felicidade, foi lançado o livro “Felicidade em Movimento”, produzido pelo Instituto em parceria com associados. Organizado por Nunes, a obra tem como objetivo ser um livro de reflexão a ser consultado diariamente.
“São textos autorais alusivos às forças e virtudes da psicologia positiva. São seis capítulos, cada um dedicado a uma virtude e em cada uma, um conjunto de forças, formando 30 textos. A abertura orienta a leitura da obra como um livro de reflexão que você abre em qualquer página e faz uma reflexão sobre ele”, destaca o diretor-executivo do IMF.
Quem tiver interesse pode procurar no site da Amazon a versão física ou eletrônica.
Na última sexta-feira (18) estreou no DIÁRIO DO COMÉRCIO a coluna quinzenal “Felicidade em Movimento”. O primeiro texto destacou como o conceito de felicidade atravessa a história e chega aos nossos tempos traduzindo uma necessidade humana de conforto físico, mental e espiritual.
“A felicidade é fenômeno subjetivo, que faz parte de uma jornada, uma construção, que é preenchida com emoções positivas e emoções negativas.
Pesquisadores definem a felicidade como uma emoção básica caracterizada por um estado emocional positivo, com sentimentos de bem-estar e de prazer, associados à percepção de sucesso e à compreensão coerente e lúcida do mundo. A felicidade é um valor tão importante e precioso, que diversos estudiosos se debruçam para desvendar este sentimento”, pontua o texto.
Ouça a rádio de Minas