Dia das MPEs: veja o cenário dos pequenos negócios em Minas e dicas para empreender

O Dia Nacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPEs), celebrado nesta quinta-feira (27), lembra a importância dos pequenos negócios para a economia mundial. Em Minas Gerais, não é diferente. O Estado ocupa o segundo lugar em novos negócios no Brasil.
Recentemente, entre janeiro e abril, o País viu a abertura de 1,43 milhão de novos pequenos negócios, refletindo um aumento de 9,1% em relação ao mesmo período de 2023. O setor de serviços lidera com 61,6% das novas empresas, seguido pelo comércio, indústria da transformação e construção. A região Sudeste é a que detém o maior número de novos empreendimentos: 188,4 mil.
Os dados são do levantamento feio pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
No cenário regional, a Pesquisa do Sebrae divulgada na última terça-feira (25), revela que no acumulado do ano até maio, 186.278 novos pequenos negócios foram abertos em Minas Gerais. Na comparação como mesmo período de 2023, o aumento foi de 5%.
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No Estado, Belo Horizonte lidera com a abertura de 34.153 novos pequenos negócios, seguido por Uberlândia, no Triângulo Mineiro, com 10.936 empreendimentos. A terceira posição é ocupada por Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), com 7.871 pequenos negócios.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, destaca a força dos pequenos negócios na economia mineira. “As MPEs são essenciais para o crescimento e o desenvolvimento do Estado. Elas são responsáveis por grande parte da geração de empego e renda de muitas famílias, além de serem fundamentais para a diversificação da atividade produtiva e a promoção do desenvolvimento local”, reforça.
Ainda de acordo com o levantamento nacional, até abril, dentre as MPEs, as clínicas médicas e odontológicas estiveram na frente com 4,6 mil novos empreendimentos registrados. Em seguida, aparecem os escritórios administrativos, com 4,2 mil novos negócios, e restaurantes e estabelecimentos de alimentação e bebidas, com 4,2 mil empresas.
Como fortalecer negócios e relações?
Para impulsionar as vendas, especialistas destacam a importância de acessar crédito, formalizar o negócio e oferecer opções de pagamento seguras. A tecnologia também desempenha um papel crucial, com ferramentas como links de pagamento e dispositivos que transformam celulares em maquininhas de cartão, facilitando as transações para os pequenos empresários.
O mercado tornou-se mais competitivo e dinâmico nos últimos anos, ampliando também a diversidade de ofertas e soluções para as micro, pequenas e médias empresas. Novos dispositivos e ambientes que, antes, não faziam parte do sistema financeiro hoje já estão popularizados entre consumidores e vendedores, mudança que acompanhou o mercado de empreendedorismo no Brasil.
As orientações são de especialistas da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), que representa todos os setores da indústria de meios eletrônicos de pagamento.
O vice-presidente da Associação, Ricardo de Barros Vieira, explica que para além de disponibilizar o pagamento via cartão para seus clientes, o lojista encontra também nesse meio de pagamento um aliado do planejamento financeiro, acesso ao crédito e formalização do seu negócio.
“O brasileiro é conhecido por sua criatividade e talento empreendedor. As soluções de pagamento eletrônico têm se mostrado aliadas fundamentais para o planejamento financeiro e crescimento dos pequenos negócios,” diz.
Apostar no e-commerce, por exemplo, não necessariamente significa ter uma loja virtual com infraestrutura robusta. Hoje, redes sociais funcionam como ferramentas de relacionamento com o cliente e venda, permitindo que MPEs realizem negócios não presenciais. A indústria de cartões acompanhou a popularização das compras on-line, desenvolvendo soluções simples, seguras e eficazes.
Uma dessas soluções é o link de pagamento, que permite guardar em uma URL o valor da compra ou serviço, data, nome do estabelecimento e forma de pagamento. O vendedor pode gerá-lo no canal do adquirente e enviá-lo ao consumidor via redes sociais, e-mail ou aplicativo de mensagem.
Para pagar, o cliente abre o link, insere as credenciais do cartão e finaliza a transação. Nas redes sociais, além de registrar o contato com o cliente, o empreendedor pode realizar a cobrança direto no aplicativo usando o sistema de cartões, tornando a jornada fluida tanto para o vendedor quanto para o consumidor.
No ambiente físico, as MPEs também contam com uma infinidade de soluções e equipamentos adequados a diferentes perfis, como o tap on phone, tecnologia que transforma o celular do empreendedor em maquininha de cartão.
Basta que o lojista faça o cadastro com uma empresa credenciadora e baixe o aplicativo para pode usar seu próprio celular para capturar transações de pagamento. Profissionais autônomos, como vendedores porta a porta, estão entre os beneficiados por essa solução.
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