Negócios

DiamondMall investe R$ 60 milhões em revitalização

Estão previstas 38 novas lojas, incluindo restaurantes, distribuídas em uma área de 4,4 mil metros quadrados
DiamondMall investe R$ 60 milhões em revitalização
Revitalização do shopping, localizado na região Centro-Sul, é um passo determinante para a expansão do centro de compras | Ápice Filmes / Divulgação

A revitalização do shopping DiamondMall, localizado na região Centro-Sul de Belo Horizonte, é um passo determinante para a expansão do centro de compras, anunciada nos últimos dias. Antes de partir para a construção do novo piso, o Grupo Multiplan, administrador do mall, está investindo R$ 60 milhões em melhorias no empreendimento, como novo forro e iluminação, troca de piso, revestimentos e claraboias, por exemplo.

O montante inclui ainda a pintura do estacionamento G3, a substituição de claraboias e a criação de mais um eletroposto – estação de carregamento para veículos elétricos ou híbridos -, que será localizado no estacionamento G2. As obras tiveram início em 2021 e a previsão é de que sejam concluídas para a inauguração da expansão, ou seja, no segundo semestre de 2024.

A construção de um novo andar havia sido comunicada pelo grupo ao mercado em fevereiro de 2020, sob investimentos de R$ 68 milhões, mas acabou não saindo do papel. Agora, nos últimos dias, a administração recebeu lojistas e empresários para a apresentação do plano de comercialização das operações do novo andar. Estão previstas 38 novas lojas, incluindo restaurantes, distribuídas em uma área de 4,4 mil metros quadrados.

A reportagem questionou a administração do shopping sobre as correções monetárias no montante a ser investido na expansão, mas foi informada que esses dados ainda não estão disponíveis para divulgação.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Esse incremento representará um acréscimo de 23% na Área Bruta Locável (ABL) atual do empreendimento. Dessa forma, após a expansão, o DiamondMall terá, ao todo, 23.608 metros quadrados de ABL e 312 operações.

“Novo DiamondMall”

Segundo a superintendente do DiamondMall, Jucilene Oliveira, as mudanças fazem parte do “novo DiamondMall”. Conforme ela, a revitalização proporcionará mais comodidade, praticidade e bem-estar aos clientes, que só no ano passado permitiram um incremento de R$ 626 milhões em vendas para o shopping.

“Recebemos 7,4 milhões de visitantes por ano em nossas 274 lojas. Logo, temos que oferecer não apenas qualidade no atendimento e mix de marcas, como também uma estrutura moderna e aconchegante”.

Marcas renomadas como Lafort, Isabela Akkari, Arte Sacra, Kitchin, Denise Valadares e Paula Torres deverão compor o novo mix.

Em 2020, o DIÁRIO DO COMÉRCIO publicou que, para viabilizar o novo piso, o projeto contempla a transformação do atual estacionamento G3. E que as vagas de estacionamento, que hoje somam 1.289, serão praticamente mantidas, a partir de adequações a serem realizadas em outros pavimentos do mall. Agora, ao que tudo indica, os planos estão mantidos.

À época, o comunicado da Multiplan à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) dizia que a expansão trará novas tendências em linha com a visão da companhia para demandas futuras dos clientes do shopping.

A companhia informou, ainda, que a expansão incluirá um novo piso, adotando uma arquitetura contemporânea que valoriza o formato de diamante do shopping, com destaque para a modernização da claraboia, aumentando a eficiência energética do empreendimento ao incorporar vidros de alto desempenho.

Além disso, em janeiro de 2020, a Multiplan anunciou a conclusão da aquisição de 50,1% de participação no DiamondMall do Clube Atlético Mineiro (CAM), que ainda detinha os outros 49,9%. Na época, a administradora informou também a prorrogação do contrato de arrendamento até novembro de 2030.

“Todo o layout foi pensado de acordo com o aproveitamento dos espaços e remetendo a um ambiente aberto, oferecendo alta luminosidade e conforto”, disse a empresa no documento. Esta será a segunda expansão do mall, inaugurado em 1996. A primeira ocorreu em 2005.

Aquisição

Já no início deste ano, a administradora comprou outros 24,95% da participação do Atlético no centro de compras, em um acordo de R$ 170 milhões. Com a nova fatia, o grupo elevou sua participação no empreendimento de 50,10% para os atuais 75,05%.

Além do DiamondMall, a Multiplan também opera o BH Shopping e o Pátio Savassi, igualmente localizados na região Centro-Sul da cidade. Há informações de que a empresa também planeja expandir a oferta de lojas e serviços em ambos os shoppings.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas