Veja 6 dicas para atrair os clientes durante o Carnaval

O Carnaval é um período de grande movimentação econômica não apenas pelo fluxo de turismo, mas também pela oportunidade que empresários de diversos setores têm de atrair mais clientes e vender mais durante as festas, aumentando a rentabilidade do negócio.
Ter planejamento, investir em marketing digital e proporcionar uma experiência personalizada ao cliente são alguns dos fatores-chave para quem deseja lucrar mais.
Tamanho é o potencial da festa momesca que o Sebrae criou uma lista com dicas e estratégias para os empresários que desejam atrair mais clientes e alavancar as vendas no período:
- Criatividade: atualize sua marca nas redes sociais com uma identidade visual para o Carnaval, incluindo elementos visuais característicos da festa;
- Capacitar sua empresa: invista em marketing digital para melhorar as vendas on-line e a presença nas redes sociais também é importante;
- Espaço físico: a loja física também requer atenção e uma decoração especial – crie um ambiente que proporcione uma boa experiência para o cliente;
- O consumidor também deseja ser bem atendido e alguns detalhes como som ambiente e brindes podem ser outros diferenciais;
- Estoque: é importante estar atento para não perder vendas. Fique ligado nas novidades e lembre-se que o fornecedor é parte fundamental nesta etapa. Se possível, faça uma reposição completa, considerando as variedades do produto (cor, tamanho, modelos);
- Parcerias: diversifique os fornecedores e confira as melhores condições de prazo, qualidade, preço e prontidão de estoque.

Setores que mais se beneficiam com o Carnaval
Setores ligados à Economia Criativa, como Cultura, Moda, Design, Música, Artesanato, Audiovisual, além das áreas de Alimentação e Bebidas, Beleza e Turismo são os que mais se beneficiam com a folia.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Décio Lima, lembra que o Carnaval movimenta toda a economia brasileira, gerando oportunidades na geração de emprego e até mesmo inclusão em diversos segmentos.
“O Brasil inteiro se envolve com o período, seja o Maracatu e o Frevo, em Pernambuco, sejam as escolas de samba no Rio de Janeiro ou São Paulo. O Carnaval aquece o turismo, o comércio e os empreendedores conhecem o potencial econômico dessa data”, ressalta.
Já a coordenadora de Economia Criativa do Sebrae, Denise Marques, afirma que a festa desperta os empreendedores criativos movidos à paixão pelo que fazem.
“É o momento ideal para validar e testar seu negócio, a fim de gerar um engajamento com seu público-alvo. Depois é seguir o fluxo de qualquer empreendimento, que é ter de fato um CNPJ e alcançar novas oportunidades”, complementa.

A microeempreendedora e guitarrista Carol Pietá, por exemplo, considera a personalização de camisetas uma forma estratégica para atrair clientes no Carnaval.
A experiência também garante boa oportunidade durante o período festivo. Para este ano, ela aposta em camisetas com frases criativas para venda em Belo Horizonte.
“É uma experiência singular para quem é apaixonado por música, arte, poesia e gastronomia mineira, por exemplo. Você consegue mergulhar no universo do consumidor para poder fechar o período de vendas com bons resultados”, sugere.
Ouça a rádio de Minas