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Vitrine digital: conheça seis táticas para aumentar o engajamento nas suas redes sociais

Conexões reais e conteúdos que geram conversa são as novas chaves para o sucesso digital
Vitrine digital: conheça seis táticas para aumentar o engajamento nas suas redes sociais
Foto: Reprodução Adobe Stock

Esqueça as curtidas, número de seguidores e estética visual. Atualmente, os principais indicadores de performance das redes sociais estão mais relacionados à qualidade do engajamento e à experiência real do usuário com o conteúdo.

A mudança de posicionamento vem sendo observada pelas principais plataformas digitais, como o Instagram, TikTok, LinkedIn e Facebook. O destaque está sendo dado para postagens que gerem conversas autênticas, interação significativa e troca de valor com a audiência. 

“O algoritmo hoje quer saber se o conteúdo está promovendo troca, conversa e conexão. A estética por si só já não sustenta mais resultados. O foco precisa estar em criar experiências relevantes para o usuário”, afirma o CEO da Agência Link3, Rogério Passos.

Diante desse novo cenário, confira seis orientações práticas para deixar suas postagens mais de acordo com essa nova lógica das redes sociais.

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1. Compartilhamentos valem mais que curtidas

Compartilhar um conteúdo com outras pessoas virou o sinal mais claro de engajamento real. Para o algoritmo, é um indicativo de que o post tem valor suficiente para ser replicado.

“Todo conteúdo precisa ser pensado para gerar esse impulso de compartilhar. Isso mostra que houve identificação e impacto”, explica Passos.

2. Mescle formatos para ampliar o alcance

Manter uma combinação equilibrada entre vídeos curtos (como Reels), carrosseis e postagens estáticas garante maior retenção da audiência e melhora o desempenho do perfil.

3. Mensagem mais importante que a estética

Feeds visualmente impecáveis ficaram para trás. O que conta agora é a clareza da comunicação e a entrega de conteúdo útil e direto.

4. Use SEO nas redes sociais

O uso de palavras-chave em bios, legendas e até em nomes de arquivos contribui para aumentar a visibilidade e facilitar que novos usuários encontrem o conteúdo.

5. Colaborações estratégicas

As collabs entre marcas, influenciadores e criadores de conteúdo são uma das formas mais eficazes de crescer organicamente e fortalecer a autoridade no segmento.

6. Pense na vida útil do conteúdo

Conteúdos bem elaborados podem continuar gerando engajamento por muito mais tempo. Um bom post mantém sua relevância e continua performando dias ou até semanas depois da publicação.

“Não é mais uma corrida pelo ‘viral’. É sobre consistência e valor. Quando o conteúdo é bom, ele continua circulando e encontrando novas pessoas naturalmente”, conclui Rogério.

Colaborador

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