Confira 5 dicas para sua empresa economizar com viagens corporativas em 2025

O mercado de viagens corporativas se manteve aquecido em 2024 no País e deve fechar o ano com um faturamento de R$ 15 bilhões, o que representa um crescimento de 10% em relação ao ano passado.
Os dados são da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), e apontam que houve um aumento na demanda nos últimos meses do ano, impulsionado por eventos corporativos e viagens estratégicas.
De acordo com o CEO da Biztrip, Leonardo Bastos, a gestão de viagens corporativas está cada vez mais estratégica e orientada pela tecnologia e planejamento para enfrentar os desafios do setor.
“Hoje em dia, há toda uma política de viagens personalizada, com as empresas podendo definir quantos aprovadores precisar e ajustar as regras de acordo com suas preferências, tudo pensando em adaptar o centro de custo para melhor controle dos gastos”, diz.
Com a previsão da Abracorp de aumento nos custos de passagens aéreas e hospedagem para o próximo ano, o planejamento se torna indispensável.
Confira algumas dicas para otimizar os gastos das viagens corporativas em 2025
- Compre com antecedência: comprar passagens e hospedagens com antecedência e comparar preços são práticas importantes, mas ter uma plataforma que automatize esse processo é o verdadeiro diferencial. Isso garante que as empresas encontrem os melhores preços de forma prática e confiável, sem a necessidade de processos manuais.
- Escolha o modo de transporte mais adequado para a ocasião: a escolha entre ônibus e avião depende de fatores como distância, orçamento e urgência da viagem. Para trajetos curtos e com restrições orçamentárias, o ônibus é uma excelente opção. Já o avião é ideal para viagens longas ou compromissos com horários rígidos.
- Foque na gestão e no orçamento: o mercado está cada vez mais competitivo, e uma boa gestão é muito importante para garantir que os projetos sejam executados com sucesso, sem ultrapassar os recursos disponíveis. Para isso, aplicativos que oferecem um módulo de orçamento integrado ao centro de custo e aos projetos permitem que as empresas tenham total controle dos gastos de suas viagens.
- Não esqueça da política de viagens da empresa: estabeleça uma política clara de viagens corporativas que inclua diretrizes sobre gastos, escolha de fornecedores e aprovação de viagens. Isso vai ajudar a controlar os custos e garantir que todos os colaboradores sigam as mesmas regras.
- Tente negociar as viagens: procure fazer acordos com companhias de viagens, de aluguel de veículos e hotéis. Vez ou outra é possível conseguir descontos interessantes. Priorize os fornecedores com os quais a empresa já tem uma parceria de longo prazo.
Ouça a rádio de Minas