Veja dicas para aumentar o faturamento nos negócios durante a Black Friday

No último trimestre do ano, a Black Friday é uma das datas que movimentam o varejo nacional com promoções. Neste ano, marcada para a sexta-feira, dia 29 de novembro, a data pode impulsionar milhares de empreendedores.
No mercado, algumas empresas optam pelo dia de ofertas, outras, por uma semana inteira ou, ainda, promoções ao longo de todo o mês.
Entretanto, para o especialista em Franquias e vice-presidente da vertical de Consultoria da 300 Ecossistema de Alto Impacto, Lucien Newton, o sucesso advém da preparação estratégica e do planejamento para a ocasião.
A data pode trazer oportunidades para o varejo, fidelizar clientes, aumentar as vendas e, consequentemente, o faturamento. Todavia, o comerciante que visa alcançar esses pontos deve usar o tempo a seu favor e começar a se preparar.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O especialista conta que isso envolve a definição de metas de vendas, uma estratégia, planejamento de estoque, que deve ser feito com base em dados de vendas anteriores, e projeções de demanda e tendências de mercado.
“Negociações antecipadas com fornecedores são fundamentais para garantir que a reposição de estoque seja eficiente e ágil. Além disso, manter estoques estratégicos para produtos de alta demanda e ter um sistema de logística bem estruturado são medidas essenciais para evitar falta de produtos, assegurando a satisfação dos clientes”, explica.
Segundo Newton, a Black Friday oferece uma grande oportunidade para as redes aumentarem suas vendas, mas também traz desafios.
“A combinação de descontos reais, experiência de compra fluída e um atendimento pós-venda eficiente pode transformar a campanha em uma plataforma de crescimento sustentável. Com uma abordagem centrada no cliente e um planejamento sólido, as redes conseguem não apenas maximizar as vendas no evento, mas também construir relacionamentos duradouros com seus consumidores, assegurando ganhos contínuos ao longo do ano”, finaliza.
Veja três dicas para planejar a Black Friday em seu negócio
O especialista Lucien Newton listou três cuidados que os negócios precisam ter para a data:
1) Uniformidade: é crucial que as franquias mantenham a semelhança nas promoções, preços e comunicação visual. O franqueador deve fornecer diretrizes claras sobre os descontos que serão oferecidos, os produtos em promoção e a forma como essas campanhas serão divulgadas.
2) Comunicação: manter a eficácia e padronização para garantir a coesão da marca e evitar atritos que possam prejudicar o relacionamento interno e a imagem da franquia.
3) Treinamento: implementar treinamentos específicos antes da Black Friday, preparando franqueados e colaboradores para lidar com o aumento do fluxo de clientes e situações de alta demanda.
Ouça a rádio de Minas