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Empreendedores brasileiros X norte-americanos: conheça as principais diferenças

Flexibilidade e criatividade podem se contrastar com a objetividade e o foco em resultados
Empreendedores brasileiros X norte-americanos: conheça as principais diferenças
Foto: Reprodução Pexels

Para quem está pensando em expandir o seu negócio para os Estados Unidos, o idioma diferente não é o único desafio ao qual o empreendedor deve dedicar atenção. É preciso observar também os diferentes valores culturais, formas de comunicação, atitudes em reuniões e a percepção sobre o sucesso. 

A flexibilidade e a criatividade brasileiras podem se contrastar com a objetividade e o foco em resultados dos estadunidenses. “Não é sobre certo ou errado. É sobre aprender a jogar o jogo local com inteligência, sem perder a identidade. Quando o empreendedor brasileiro entende como pensa e age o norte-americano, ele ganha poder de influência, negociação e adaptação”, ressalta a CEO da Spanner Consulting, Segundo Fernanda Spanner. 

Ao empreender nos EUA, é fundamental desenvolver algumas habilidades-chave, tais como:

  • Pontualidade e respeito a prazos
  • Comunicação clara, sem rodeios
  • Capacidade de lidar com feedback direto
  • Atenção a normas legais e compliance
  • Postura ética e foco em métricas

A seguir, veja as principais diferenças entre os empreendedores brasileiros e norte-americanos.

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1. Comunicação: espontaneidade versus objetividade

O empreendedor brasileiro costuma ser mais informal, emotivo e espontâneo. Já nos Estados Unidos, o tom é direto, claro e objetivo. A informalidade, se mal dosada, pode soar como falta de seriedade.

2. Relação com o tempo e prazos

Pontualidade, cumprimento de prazos e planejamento são pilares para o empreendedor americano. No Brasil, a relação com o tempo costuma ser mais flexível, com margem para imprevistos e certa tolerância cultural ao atraso.

3. Visão de sucesso

No Brasil, sucesso empresarial muitas vezes está relacionado a status, estabilidade e cargo. Nos EUA, o foco está em métricas: crescimento, escalabilidade, inovação e impacto. Falhar, nos EUA, não é vergonha — é parte do processo. No Brasil, ainda há um forte estigma em torno do fracasso.

4. Estrutura e profissionalismo

O empreendedor americano geralmente constroi negócios com base em processos, contratos formais, políticas internas e compliance rigoroso. Já o brasileiro tende a improvisar mais, confiar no “jeitinho” e resolver informalmente.

5. Hierarquia e colaboração

No ambiente corporativo brasileiro, há mais hierarquização, com ênfase na autoridade do cargo, nos EUA há uma cultura mais horizontal e colaborativa, com as ideias tendo mais peso do que títulos. 

Como aproveitar melhor as diferenças entre os empreendedores brasileiros e norte-americanos

O ideal é construir uma cultura empresarial híbrida, com o melhor de cada estilo. Com a integração cultural correta, a empresa pode ser mais inovadora, resiliente  e preparada para crescer globalmente.

Colaborador

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