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DigitalBot cresce 50% e mira expansão internacional até 2026

Empresa especializada em tecnologia conversacional e IA generativa atua no mercado nacional e, por meio de parcerias, na Argentina, Portugal, Espanha e México
DigitalBot cresce 50% e mira expansão internacional até 2026
Matheus Lara Cioffi explica que a abordagem é altamente personalizada | Foto: Divulgação DigitalBot

A DigitalBot, startup mineira do Grupo Squadra, especializada em tecnologia conversacional e inteligência artificial (IA) generativa, está ampliando a atuação no mercado. Com sede em Belo Horizonte, a empresa além de atender a demanda no mercado nacional também atua, através de parceria, na Argentina, Portugal, Espanha e México, neste último país, a startup pretende, em 2026, abrir um escritório.

O mercado aquecido e a expertise da empresa têm permitido um crescimento significativo no faturamento, que deve encerrar 2025 em R$ 12 milhões, uma alta de 50% frente a 2024. O plano é manter o ritmo de crescimento na receita, gerando uma margem de lucro saudável que permita a expansão. O objetivo é chegar a 2030 como empresa referência global em inteligência conversacional.

De acordo com um dos fundadores e CEO da DigitalBot, Matheus Lara Cioffi, a startup nasceu da Venture Builder do Grupo Squadra, que atua no mercado da transformação digital há cerca de 35 anos. “Nascemos no mundo tech, já com boas práticas de desenvolvimento e de design. O apoio inicial da Squadra foi muito importante para chegarmos onde estamos e para os nossos planos futuros”, destaca.

Cioffi explica que o crescimento robusto da DigitalBot tem como um dos pilares a parceria com a também mineira Blip, plataforma de inteligência artificial (IA) conversacional que conecta marcas e consumidores em aplicativos sociais.

“Hoje a Blip é o maior parceiro da Meta no mundo, em volume de mensagem trafegada e é onde tem mais robôs que utilizam API do WhatsApp para fazer comunicação de empresas com pessoas. A empresa atua no exterior e está expandindo para outros mercados. Nós nos posicionamos como o principal parceiro da empresa no Brasil, América Latina, Portugal e Espanha”, conta.

A DigitalBot tem como foco as contas enterprise e se destaca pela expertise no desenvolvimento de agentes de inteligência artificial generativa. Para isso, a empresa investe continuamente em IA, tanto para otimização de processos internos quanto para a criação de soluções inovadoras para cada um dos clientes.

Cioffi explica que a abordagem da DigitalBot é altamente personalizada. “Nós não trabalhamos com soluções prontas, nossa equipe se dedica a entender a ‘dor’ do cliente, utilizando IA com propósito para resolver problemas específicos. O processo envolve uma pré-venda detalhada, com o time de design apoiando na elaboração de propostas embasadas em soluções que gerem valor real para o cliente. Essa metodologia garante que a IA não seja apenas um ‘hype’, mas uma ferramenta eficaz”, explica.

O uso dos agentes de inteligência artificial, que são desenvolvidos especialmente para cada cliente, inclusive com personalização de voz, permite que as empresas atendam os clientes 24 horas por dia, ao longo de toda a semana, tanto na frente de vendas, como pós-vendas, aumentando um Net Promoter Score (NPS) e retirando dúvidas do cliente sem a necessidade de ser encaminhado para o humano.

Os serviços também conseguem gerar aumento do tíquete médio do cliente dentro do WhatsApp ou de algum outro canal conversacional, há também expansão da taxa de conversão.

O mercado segue promissor e a DigitalBot, que encerrou 2024 com faturamento de R$ 8 milhões, projeta fechar este ano com faturamento entre R$ 12 milhões e R$ 12,5 milhões, mantendo uma margem de lucro saudável. A empresa busca um crescimento médio de pelo menos 50% ao ano.

Com 62 colaboradores, a DigitalBot já atendeu mais de 500 empresas e realizou mais de 1.000 projetos. Hoje, são cerca de 110 clientes ativos, incluindo, por exemplo, a Stellantis, Drogaria Araujo, Honda, Vivara, Casas Bahia, Midea, Danone, Nestlé, Usiminas, Smart Fit, entre outras.

“Nossos clientes são de segmentos variados e a nossa recorrência é muito forte, respondendo por cerca de 80% do faturamento. Junto com a Blip, estamos crescendo muito em número de clientes no México – onde projetamos abrir um escritório em 2026 – na Argentina e Chile. Para comunicar mais ao mercado sobre os nossos serviços, passamos por um rebranding da marca”, conta.

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