Direcional aposta na inclusão digital

A casa própria continua sendo um dos principais sonhos do brasileiro e para grande parte daqueles que conseguem essa realização, a opção é a compra de imóveis ainda na planta. Acompanhar a construção e atender todos os passos da jornada pode ser um processo angustiante e com alguns percalços. Para tornar essa jornada mais fácil e ainda estreitar laços com os clientes e extrair informações úteis para negócios futuros, o Grupo Direcional lançou a plataforma Pode Morar.
Formado pelas construtoras Direcional e Riva, o grupo é especializado nas faixas de renda mais baixas e percebeu que, justamente, esse público é dos mais exigentes no quesito qualidade do atendimento. A incorporadora e construtora tem 41 anos e já entregou mais de 150 mil unidades. Está presente em 13 estados e conta com mais de 6 mil colaboradores.
De acordo com o gerente de TI da Direcional, João Vítor da Silva, a inovação está no DNA do grupo, desde o canteiro de obra até o back office.
“Para levar para o cliente uma experiência diferenciada, a melhor maneira é o digital. Ele acessa as fotos, faz pagamentos, renegocia quando necessário, por exemplo. Queremos estar perto do cliente. Estamos sempre ouvindo sobre quais serviços ele quer no ‘Pode Morar’. Estamos vivendo a indústria 4.0. Por mais que o nosso produto seja físico, o comportamento do cliente é diferente. Acreditamos nos canais digitais. Fizemos esse movimento há cinco anos. Na pandemia, fomos a primeira incorporadora a fazer uma venda totalmente on-line. Hoje fazemos toda a jornada, desde a tomada de crédito, seleção do imóvel através de uma experiência imersiva nos stands, assinatura do contrato e pós-venda”, explica Silva.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A evolução também trouxe benefícios para os negócios da Direcional, o portal permite o desenvolvimento de novos produtos e canais de atendimento, além de garantir mais segurança das informações.
Um dos exemplos é o novo Portal dos Fornecedores, focado em reunir prestadores da região interessados em oferecer produtos ou serviços onde o empreendimento está sendo construído, mesmo sendo pessoa física. A comunicação é realizada na plataforma e qualquer pessoa cadastrada pode se inscrever. Com isso, a Direcional amplia seu portfólio de fornecedores, gerando oportunidade para as comunidades locais.
“Temos 100 canteiros de obras abertos, a cadeia de serviços e material é gigantesca. Em 2020, por causa da pandemia, vários insumos começaram a faltar no mercado. Atravessamos esse período com tecnologia. Em setembro daquele ano lançamos o portal do fornecedor. De qualquer lugar do Brasil o fornecedor pode participar das compras em nuvem. Damos oportunidade para quem está perto da obra, fomentando microeconomias, antes da entrega das chaves. Além disso, o colaborador – peça fundamental para o nosso negócio – também tem oportunidade de melhoria nos processos de admissão e comunicação com a empresa. E agora estamos atuando junto a um novo público, que é corretor. Ele já tem uma boa experiência que segue evoluindo”, destaca.
Com isso, os indicadores de melhoria e de satisfação do cliente já começam a aparecer pelas avaliações nas lojas de aplicativos. Na Apple Store, o Pode Morar teve um salto de 1,6 para 3,6 e na Play Store passou de 2,7 para 3,9, em três meses de implementação. Uma avaliação de, pelos menos, dois pontos percentuais acima dos concorrentes diretos.
A plataforma é, também, uma ferramenta das políticas de compliance – com as melhores práticas de segurança da informação – e ESG da companhia e já está presente no relatório de sustentabilidade de 2022.
“A plataforma nos ajuda, por exemplo, com a compra de insumos local, na redução de diesel queimado, na governança financeira, geração de menos papel para nós e nossos parceiros, contratações mais próximas, com menos deslocamentos. Isso está alinhado a outras iniciativas como a reutilização das fôrmas construtivas. Desenvolvemos uma tecnologia com o estoque das fôrmas em Contagem. A cada novo empreendimento, não compramos um novo kit de fôrmas. Com um software, calculamos a modulação e entregamos o plano de montagem. Isso reduz a geração de resíduos das próprias fôrmas. A nossa forma de construir tem que ser a mais limpa possível. Entregamos um valor social muito grande, que vai além dos próprios prédios. Nosso slogan é ‘transformando vidas, construindo um futuro melhor’”, completa o gerente de TI da Direcional.
Ouça a rádio de Minas