Direcional lidera ranking de construtoras

A Intec Brasil, plataforma especializada em dados técnicos e inteligentes de obras em andamento pelo País, divulgou na sexta-feira (4) o Ranking das Maiores Construtoras do Brasil de 2022. No topo da lista está a Direcional Engenharia, construtora com sede em Belo Horizonte, que somou 3,51 milhões de metros quadrados construídos.
O Ranking Intec das 100 Maiores Construtoras do Brasil tem como principal critério a área construída e leva em consideração os dados cedidos pelas construtoras que se inscrevem para participar. Isso explica a ausência de algumas empresas muito famosas.
De acordo com o coordenador do Ranking Intec de Construtoras, Naimar Nunes, a metragem demonstra a capacidade de entrega da construtora e está intimamente ligada ao desempenho global da companhia. O ranking já está na vigésima edição e é realizado pela Intec pelo terceiro ano consecutivo.
“Existem vários critérios para a criação de um ranking. A metragem é um conceito simples e foi a escolha da Intec, além de levarmos em conta idoneidade e reputação. Nos valemos dos dados cedidos pelas empresas e algumas têm políticas mais restritivas para isso do que outras”, explica Nunes.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Na sequência do ranking aparecem: Pacaembu Construtora (SP), Construtora Tenda (de origem mineira, com sede em São Paulo), MPD (SP) e Grupo Plaenge (PR).
Sediadas em Minas Gerais, seguem na lista: Inter Construtora e Incorporadora, em 13º lugar; ViaSul Engenharia, em 16º ; EMCCamp Residencial , em 23º; PHV Engenharia, em 26º, e Grupo Patrimar, em 44º.
“As construtoras, naturalmente, se concentram nas maiores economias, ou seja, no eixo Rio São Paulo, mas Minas Gerais é uma região historicamente muito importante, inclusive tem hoje a liderança do ranking com a Direcional. Notamos que o Estado continua forte, inclusive com a chegada de novos players”, destaca.
A lista pretende servir não apenas como um registro, mas também, na sua perspectiva histórica, apontar caminhos para a cadeia produtiva da construção civil. O setor é um dos mais importantes de todo o mundo – emprega 7% da população mundial e movimenta cerca de US$ 10 trilhões anualmente, segundo dados da consultoria McKinsey .
Ritmo é maior
Na fase final de análise dos dados, a plataforma percebeu um aumento na metragem construída entre as empresas inscritas, derivada da boa fase da construção civil. Algumas construtoras chegaram a registrar um aumento de 95% de área construída em 2021.
“Os números mostram uma grande diversidade entre as empresas e também dentro delas. Os produtos atendem às diferentes demandas, seja com a própria marca ou criando novos braços. Não existe mais aquela coisa de que só um nicho interessa. De outro lado, mostra um mercado extremamente competitivo em que as médias empresas se apresentam muito inovadoras. Existe uma competição acirrada em todos os perfis. E o sentimento que fica das conversas que tivemos é a garra do setor. Elas melhoraram do último ranking para esse e seguem querendo melhorar ainda mais”, completa o coordenador do Ranking Intec de Construtoras.
Ouça a rádio de Minas