Negócios

Diversidade e inclusão são temas de fórum inédito em Belo Horizonte

Evento gratuito com inscrições abertas foi idealizado pelos estudantes da 1º turma de especialização, oferecida pela PUC Minas de maneira pioneira no Brasil
Diversidade e inclusão são temas de fórum inédito em Belo Horizonte
Crédito: Tumisu/Pixabay

Celebrar as diferenças e conhecer ações afirmativas que promovem equidade e inserção social dos grupos minorizados. Assim será o sábado, 15 de outubro, quando Belo Horizonte será a sede do 1º Fórum de Comunicação, Diversidade e Inclusão promovido na capital mineira. O encontro trará debates, contextos sociais, análise do mercado e oportunidades, além de experiências inspiradoras em que Diversidade e Inclusão (D&I) têm resultados positivos.

O Fórum é uma iniciativa da 1ª turma do curso “Comunicação, Diversidade e Inclusão nas Organizações”, maneira pela qual os estudantes encontraram de celebrar o fim da especialização, a primeira desse tema formando uma turma no Brasil. O curso é oferecido virtualmente pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, por meio do Instituto de Educação Continuada (IEC).

O debate sobre D&I tem ganhado cada vez mais corpo dentro das organizações. O mercado de ações tem valorizado marcas que promovem a inclusão de mulheres, pessoas pretas, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência, corpos dissidentes, dentre outros grupos identificados como minorizados, maneira pela qual a sociedade os enxerga e os trata ao longo da nossa história.

O machismo e o racismo estruturais dentro das agências de comunicação brasileiras foi um dos achados da professora coordenadora e idealizadora do curso, Leticia Lins. Por conta disso, surgiu a ideia de criar uma especialização que capacitasse profissionais aptos a promover, por meio da comunicação inclusiva, novos programas, projetos e ações afirmativas que promovam a equidade entre as pessoas envolvidas com a organização.

“Sabia desde o início que formar profissionais para introduzirem as melhores práticas de D&I para dentro das organizações e, assim, iniciar uma nova comunicação em que se destacam e promovem ações afirmativas que impactarão as pessoas onde passam a maior parte do dia, no trabalho”, revela a idealizadora da pós.

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Networking e acessibilidade para pessoas com deficiência

O local escolhido para receber palestrantes, pessoas convidadas e público inscrito é o auditório Liberdade, do IEC, localizado na rua Sergipe, 790, bairro Funcionários. A escolha levou em conta a acessibilidade para pessoas com e sem deficiência. Alguns dos 39 estudantes, moradores de outras cidades e estados, ficarão hospedados nas imediações. A proposta foi oferecer o primeiro encontro presencial da turma próximo a um dos principais cartões postais da capital mineira, a Praça da Liberdade.

Para Luan Romannoff, formando membro da comissão organizadora, além de favorecer o networking, o Fórum também ajudará a difundir ainda mais a prática e vivência da D&I nas Organizações. “A ideia aqui é costurar assuntos debatidos em palestras e debates, com disciplinas do Curso com profissionais já atuantes do mercado, com destaque para os meios e formas utilizados por esses profissionais para chegarem aos resultados que os consagraram como referência no mercado”, adiantou.

Programação traz relatos de estudantes e pessoas convidadas

Com o avanço das aulas virtuais e o aprofundamento de temas e pautas, a ideia de promover o encontro presencial, apresentar o curso e os novos profissionais recém capacitados nessa área foi ganhando cada vez mais força entre os estudantes. “Investir em D&I ainda é relativamente novo para as organizações. Fazia sentido para nós um momento em que pudéssemos falar do assunto, debater o cenário e trazer experiências que reforcem o papel fundamental da comunicação para promover a equidade incluir os grupos minorizados”, recordou Maria Helena Sobrinha, também membro da organização.

Uma das experiências que serão apresentadas é o Transpor. O projeto de empregabilidade de pessoas trans foi criado por uma mulher cis e consultora de posicionamento profissional para ajudar uma amiga e mulher trans a se inserir no mercado de trabalho. O projeto conta com o apoio de pessoas voluntárias, como Beatriz Bitencourt, formanda e também membro da comissão organizadora. Coube a ela apresentar o Transpor no Fórum. “O curso traz mais do que a receita pronta (que não existe). Traz a possibilidade de pensar e expandir os horizontes sobre esse tema que é relativamente novo mas, ainda bem, tem ganhado cada vez mais espaço na nossa sociedade. ”, avaliou.

SERVIÇO:

  • Evento: 1º Fórum de Comunicação, Diversidade e Inclusão
  • Data: 15 de outubro de 2022
  • Horário: das 8h30 às 18h
  • Local: Auditório Liberdade (IEC-PUC MG)
  • Endereço: Rua Sergipe, 790, bairro Funcionários. Belo Horizonte (MG).
  • Inscrição gratuita: https://bit.ly/3Ekb2uK
  • Assessoria de imprensa: Márcio Antunes (31) 9.9102.1567

PROGRAMAÇÃO:

8h30 – Aquecimento

8h45 – Abertura do Evento

09h – “Diferenças, diversidade e pluralidade”

  • Palestrante José Márcio Barros – Doutor em Comunicação e Cultura – Coordenador do Observatório da Diversidade Cultural
  • Mediação – Varda Kendler, mestre em Administração e professora da disciplina “Cultura, Comunicação e as Organizações” e Márcio Antunes, formando.

10h15 – “Onde a felicidade faz a curva. Um processo de autoaceitação”.

  • Palestrante: Dayanne Andrade – Empreendedora.
  • Mediação: Fatine Oliveira, mestra em Comunicação e professora da disciplina “Pessoas com Deficiência, Comunicação e as Organizações” e Luan Romannoff, formando.

11h15 – “Transpor – Projeto gratuito de empregabilidade de pessoas Trans”

  • Palestrante: Beatriz Bitencourt, formanda
  • Mediação: Ettore Medeiros, doutor em Comunicação e professor da disciplina “LGBTQIA+, Comunicação e as Organizações”.

12h às 13h30 – Almoço

13h30 – “Acolhimento de pessoas trans e negras nas organizações”.

  • Palestrante: Arthur Bugre, colunista no Jornal Estado de Minas e ativista das causas negras e trans.
  • Mediação Maria Helena Sobrinha, formanda.

14h30 – “Práticas de D&I nas Organizações”

  • Palestrantes: Dani Barcellos, head de Diversidade na Empresa Tailor e Clara Bicalho, especialista de Diversidade, Equidade e Inclusão na MRV e formanda
  • Mediação: Tati Santarelli, CEO da Teamhub e professora da disciplina “Planejamento de Diversidade e Inclusão nas Organizações”

15h30 – “ODS 5 e as metas de liderança feminina nas empresas”.

  • Palestrante: Reijane Cardoso, Comitê de Liderança Feminina Mulheres na Ausenco
  • Mediação: Letícia Lins, doutora em Comunicação e coordenadora do curso.

16:30 – “Como a diversidade, equidade e inclusão promovem a inovação dos negócios”.

  • Palestrante: Tânia Chaves, especialista em Diversidade na TV Globo e LinkedIn Top Voices 2022.
Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas