Diversidade e inclusão são temas de fórum inédito em Belo Horizonte
Celebrar as diferenças e conhecer ações afirmativas que promovem equidade e inserção social dos grupos minorizados. Assim será o sábado, 15 de outubro, quando Belo Horizonte será a sede do 1º Fórum de Comunicação, Diversidade e Inclusão promovido na capital mineira. O encontro trará debates, contextos sociais, análise do mercado e oportunidades, além de experiências inspiradoras em que Diversidade e Inclusão (D&I) têm resultados positivos.
O Fórum é uma iniciativa da 1ª turma do curso “Comunicação, Diversidade e Inclusão nas Organizações”, maneira pela qual os estudantes encontraram de celebrar o fim da especialização, a primeira desse tema formando uma turma no Brasil. O curso é oferecido virtualmente pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, por meio do Instituto de Educação Continuada (IEC).
O debate sobre D&I tem ganhado cada vez mais corpo dentro das organizações. O mercado de ações tem valorizado marcas que promovem a inclusão de mulheres, pessoas pretas, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência, corpos dissidentes, dentre outros grupos identificados como minorizados, maneira pela qual a sociedade os enxerga e os trata ao longo da nossa história.
O machismo e o racismo estruturais dentro das agências de comunicação brasileiras foi um dos achados da professora coordenadora e idealizadora do curso, Leticia Lins. Por conta disso, surgiu a ideia de criar uma especialização que capacitasse profissionais aptos a promover, por meio da comunicação inclusiva, novos programas, projetos e ações afirmativas que promovam a equidade entre as pessoas envolvidas com a organização.
“Sabia desde o início que formar profissionais para introduzirem as melhores práticas de D&I para dentro das organizações e, assim, iniciar uma nova comunicação em que se destacam e promovem ações afirmativas que impactarão as pessoas onde passam a maior parte do dia, no trabalho”, revela a idealizadora da pós.
Networking e acessibilidade para pessoas com deficiência
O local escolhido para receber palestrantes, pessoas convidadas e público inscrito é o auditório Liberdade, do IEC, localizado na rua Sergipe, 790, bairro Funcionários. A escolha levou em conta a acessibilidade para pessoas com e sem deficiência. Alguns dos 39 estudantes, moradores de outras cidades e estados, ficarão hospedados nas imediações. A proposta foi oferecer o primeiro encontro presencial da turma próximo a um dos principais cartões postais da capital mineira, a Praça da Liberdade.
Para Luan Romannoff, formando membro da comissão organizadora, além de favorecer o networking, o Fórum também ajudará a difundir ainda mais a prática e vivência da D&I nas Organizações. “A ideia aqui é costurar assuntos debatidos em palestras e debates, com disciplinas do Curso com profissionais já atuantes do mercado, com destaque para os meios e formas utilizados por esses profissionais para chegarem aos resultados que os consagraram como referência no mercado”, adiantou.
Programação traz relatos de estudantes e pessoas convidadas
Com o avanço das aulas virtuais e o aprofundamento de temas e pautas, a ideia de promover o encontro presencial, apresentar o curso e os novos profissionais recém capacitados nessa área foi ganhando cada vez mais força entre os estudantes. “Investir em D&I ainda é relativamente novo para as organizações. Fazia sentido para nós um momento em que pudéssemos falar do assunto, debater o cenário e trazer experiências que reforcem o papel fundamental da comunicação para promover a equidade incluir os grupos minorizados”, recordou Maria Helena Sobrinha, também membro da organização.
Uma das experiências que serão apresentadas é o Transpor. O projeto de empregabilidade de pessoas trans foi criado por uma mulher cis e consultora de posicionamento profissional para ajudar uma amiga e mulher trans a se inserir no mercado de trabalho. O projeto conta com o apoio de pessoas voluntárias, como Beatriz Bitencourt, formanda e também membro da comissão organizadora. Coube a ela apresentar o Transpor no Fórum. “O curso traz mais do que a receita pronta (que não existe). Traz a possibilidade de pensar e expandir os horizontes sobre esse tema que é relativamente novo mas, ainda bem, tem ganhado cada vez mais espaço na nossa sociedade. ”, avaliou.
SERVIÇO:
- Evento: 1º Fórum de Comunicação, Diversidade e Inclusão
- Data: 15 de outubro de 2022
- Horário: das 8h30 às 18h
- Local: Auditório Liberdade (IEC-PUC MG)
- Endereço: Rua Sergipe, 790, bairro Funcionários. Belo Horizonte (MG).
- Inscrição gratuita: https://bit.ly/3Ekb2uK
- Assessoria de imprensa: Márcio Antunes (31) 9.9102.1567
PROGRAMAÇÃO:
8h30 – Aquecimento
8h45 – Abertura do Evento
09h – “Diferenças, diversidade e pluralidade”
- Palestrante José Márcio Barros – Doutor em Comunicação e Cultura – Coordenador do Observatório da Diversidade Cultural
- Mediação – Varda Kendler, mestre em Administração e professora da disciplina “Cultura, Comunicação e as Organizações” e Márcio Antunes, formando.
10h15 – “Onde a felicidade faz a curva. Um processo de autoaceitação”.
- Palestrante: Dayanne Andrade – Empreendedora.
- Mediação: Fatine Oliveira, mestra em Comunicação e professora da disciplina “Pessoas com Deficiência, Comunicação e as Organizações” e Luan Romannoff, formando.
11h15 – “Transpor – Projeto gratuito de empregabilidade de pessoas Trans”
- Palestrante: Beatriz Bitencourt, formanda
- Mediação: Ettore Medeiros, doutor em Comunicação e professor da disciplina “LGBTQIA+, Comunicação e as Organizações”.
12h às 13h30 – Almoço
13h30 – “Acolhimento de pessoas trans e negras nas organizações”.
- Palestrante: Arthur Bugre, colunista no Jornal Estado de Minas e ativista das causas negras e trans.
- Mediação Maria Helena Sobrinha, formanda.
14h30 – “Práticas de D&I nas Organizações”
- Palestrantes: Dani Barcellos, head de Diversidade na Empresa Tailor e Clara Bicalho, especialista de Diversidade, Equidade e Inclusão na MRV e formanda
- Mediação: Tati Santarelli, CEO da Teamhub e professora da disciplina “Planejamento de Diversidade e Inclusão nas Organizações”
15h30 – “ODS 5 e as metas de liderança feminina nas empresas”.
- Palestrante: Reijane Cardoso, Comitê de Liderança Feminina Mulheres na Ausenco
- Mediação: Letícia Lins, doutora em Comunicação e coordenadora do curso.
16:30 – “Como a diversidade, equidade e inclusão promovem a inovação dos negócios”.
- Palestrante: Tânia Chaves, especialista em Diversidade na TV Globo e LinkedIn Top Voices 2022.
Ouça a rádio de Minas
