Negócios

Divino Fogão aposta em dark kitchen para conquistar cidades menores

Belo Horizonte e Varginha já contam com operações desse tipo de negócio
Divino Fogão aposta em dark kitchen para conquistar cidades menores
Rede de “comida de fazenda” Divino Fogão está no mercado desde 1984 e tem 204 lojas | Crédito: Divulgação

Com a pandemia, a rede de comida típica de fazenda Divino Fogão desenvolveu um novo tipo de negócio: o projeto dark kitchens, que são cozinhas invisíveis destinadas ao delivery. Hoje, são 15 operações no País, duas delas em Minas Gerais, sendo uma em Varginha, no Sul do Estado, e outra em Belo Horizonte, que começou a operar dia 25 de julho. “Estamos em negociação com Uberlândia e Contagem”, revela o diretor da Guersola Consultoria, Flávio Guersola.

Em formato de licenciamento, o projeto dark kitchen foi desenvolvido em parceria com a Guersola Consultoria. O investimento inicial nesse tipo de negócio é de R$ 19,5 mil, valor que contempla compra de insumos para produção, uso de marca, embalagem, marketing e treinamento. “Além da marca Divino Fogão, o licenciado tem a opção de trabalhar com mais duas marcas da rede, o Box Divino e a Fazenda das Delícias”, diz.

Guersola explica que o modelo dark kitchen é uma opção também para empreendedores com experiência em alimentação e que tenham o horário do almoço ocioso e queiram trabalhar com os itens da marca Divino Fogão no delivery.

Além disso, diferente das unidades do modelo tradicional de negócio, que é focado em praças de alimentação de shopping centers, as dark kitchens representam para a empresa uma oportunidade de levar a marca para regiões que não contam com centros comerciais, podendo ingressar em cidades de menor porte, com 40 mil ou 50 mil habitantes. “A vantagem desse modelo é agilidade, após concluído o licenciamento, já é possível operar em 30 dias”, observa Guersola.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


No mercado desde 1984, o Divino Fogão conta com 204 unidades físicas, sendo 11 em Minas Gerais, todas em shoppings e com perfil voltado para cidades com pelo menos 150 mil habitantes. Em março deste ano, Juiz de Fora, na Zona da Mata do Estado, recebeu a primeira operação do Divino Fogão na cidade, no Independência Shopping. Para esse perfil de negócio, o valor do investimento médio de investimento na franquia é de R$ 800 mil.

Com mais unidades abertas no decorrer do ano, o diretor de planejamento e novos negócios do Divino Fogão, Rodrigo Varela, diz que o primeiro semestre foi positivo para a rede, com crescimento de 16% no número de clientes frente ao mesmo intervalo de 2022. “O ano 2023 está melhor que 2022, com movimento maior nos shoppings, depois dos anos de pandemia. Além disso, o delivery se consolidou”, diz.

Ele acrescenta que a rede tem como vantagem o atendimento ao consumidor de diferentes perfis, tanto o que prefere ir aos restaurantes nos shoppings, bem como o que opta pela praticidade do delivery. “Além disso, nossa comida é reconhecida pela qualidade e lembra a que é feita pelas avós, é uma comida com memória afetiva”, destaca.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas