Doce de Leite Viçosa inspira nova linha de cosméticos da Haskell
Iguaria da gastronomia mineira, o doce de leite é um dos símbolos da mineiridade. Perfeito para ser consumido puro ou em combinações variadas, que vão do queijo ao espumante, alcançou um novo patamar a partir de 1980, quando passou a ser produzido pelo laticínio-escola Produtos Viçosa, fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe). O Doce de Leite Viçosa rapidamente se transformou em referência de sabor e qualidade.
Agora, o produto também inspira outras cadeias produtivas. Em comemoração aos seus 25 anos, a Haskell, indústria de cosméticos também sediada na cidade da Zona da Mata, lançou uma linha, em edição limitada, em parceria com o icônico doce, eleito dez vezes como o melhor do País no Concurso Nacional de Produtos Lácteos (CNPL), organizado pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT).
A collab gerou uma edição limitada de seis produtos exclusivos: shampoo, máscara de tratamento, hidratante corporal, esfoliante corporal, body & hair splash e hidratante labial. Os produtos remetem à textura cremosa e ao tom do tradicional doce mineiro, propondo uma experiência sensorial completa da cabeça aos pés, sem abrir mão da eficácia e qualidade.
De acordo com o coordenador comercial da Produtos Viçosa, João Pedro Gomes, a parceria permite que a marca alcance novos públicos e amplie a percepção dos seus atributos por meios de experiência sensorial diferente.
“Fizemos um trabalho em conjunto em que os protótipos foram apresentados e fomos evoluindo cada um deles. Essa parceria é muito importante porque une duas empresas da cidade que têm atributos e valores comuns. Para nós é fundamental ter os objetivos, valores e posicionamento alinhados, para além dos resultados financeiros”, explica Gomes.
Essa não é a primeira vez que o Doce de Leite Viçosa inspira outra cadeia produtiva. No passado, a marca de calçados femininos Constance lançou uma coleção com uma cor inspirada na guloseima.
Desenvolvidos com leite vegetal e ativos como D-pantenol e manteiga de karité, os produtos prometem hidratação profunda, suavidade e fragrância envolvente com notas suaves e adocicadas inspiradas no doce de leite. A linha mantém o compromisso da marca com fórmulas veganas.
Para a CEO da Haskell, Ana Márcia Sena, a collab representa não uma celebração das raízes mineiras das duas marcas.
“O Doce de Leite Viçosa é símbolo de afeto, sabor e tradição mineira, assim como a Haskell é sinônimo de cuidado, beleza e inovação. Criamos uma linha que desperta memórias afetivas, com performance de tratamento, mas também com uma pitada de doçura e identidade regional”, destaca Ana Márcia Sena.
Segundo a diretora de marketing da Haskell, Mayara Araújo, a colaboração permitiu que a indústria desenvolvesse uma linha de produtos para o corpo e os primeiros resultados já indicam a possibilidade de extensão da produção e até o desenvolvimento de outros produtos. Os produtos representaram 35% do faturamento da empresa em agosto, o primeiro mês de venda. Hoje a empresa conta com 400 colaboradores diretos e outros 5 mil indiretos. Para a colaboração não foi preciso ampliar a linha de produção e nem o número de trabalhadores.
“O trabalho de pesquisa e desenvolvimento (P&D) é demorado e delicado. A máscara de tratamento tem a mesma textura do doce. Lançamos os nossos primeiros produtos para o corpo com essa linha e os primeiros resultados têm sido excelentes. Existe a expectativa de estendermos a duração da linha e até fazer outros lançamentos, mas isso precisa ser estudado com rigor”, afirma Mayara Araújo.
Essa foi a primeira parceria que a Haskell fez com outra marca. Em 2024 realizou a primeira experiência de collab com o lançamento de uma linha assinada pelo influenciador digital Alan Vivian, o Cabeleireiro Calvo.
“Uma collab só faz sentido se ela for surpreendente e agregar valor para os dois lados. Muita gente pode ter achado estranho um cosmético com cheiro e textura de doce de leite, mas esse estranhamento desperta a curiosidade. Se de um lado, o Doce de Leite Viçosa nos empresta a afetividade que a marca carrega, de outro, oferecemos a capilaridade da Haskell”, avalia.
Planos
Enquanto a Haskell segue os planos de pesquisa e desenvolvimento para aumentar o número de produtos das linhas já existentes e de para novos segmentos, a Produtos Viçosa comemora o lançamento recente do creme de ricota e da linha Vida Leve, que é zero açúcar, zero gordura e zero adição de açúcares. Ainda para este ano estão previstos os lançamentos do doce de leite forneável e do requeijão cremoso light. E está em fase de desenvolvimento uma linha zero lactose e zero açúcar.
“Estamos desenvolvendo novos produtos e trabalhando a capilaridade como novos distribuidores. Já exportamos para os Estados Unidos e Canadá e em breve vamos vender também para os Emirados Árabes Unidos. Essa é uma grande conquista que deve ajudar a abrir o mercado dos países membros do Conselho de Cooperação do Golfo (Arábia Saudita, Barém, Catar, Kuwait e Omã, além dos Emirados). A diversificação de mercados é importante para ficarmos menos suscetíveis à insegurança do mercado norte-americano”, completa o coordenador comercial da Produtos Viçosa.
Ouça a rádio de Minas