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Doce de Leite Viçosa inspira nova linha de cosméticos da Haskell

Collab gerou uma edição limitada de seis produtos exclusivos que propõem uma experiência sensorial
Doce de Leite Viçosa inspira nova linha de cosméticos da Haskell
Produtos representaram 35% do faturamento da Haskell em agosto | Foto: Divulgação Haskell

Iguaria da gastronomia mineira, o doce de leite é um dos símbolos da mineiridade. Perfeito para ser consumido puro ou em combinações variadas, que vão do queijo ao espumante, alcançou um novo patamar a partir de 1980, quando passou a ser produzido pelo laticínio-escola Produtos Viçosa, fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe). O Doce de Leite Viçosa rapidamente se transformou em referência de sabor e qualidade.

Agora, o produto também inspira outras cadeias produtivas. Em comemoração aos seus 25 anos, a Haskell, indústria de cosméticos também sediada na cidade da Zona da Mata, lançou uma linha, em edição limitada, em parceria com o icônico doce, eleito dez vezes como o melhor do País no Concurso Nacional de Produtos Lácteos (CNPL), organizado pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT).

A collab gerou uma edição limitada de seis produtos exclusivos: shampoo, máscara de tratamento, hidratante corporal, esfoliante corporal, body & hair splash e hidratante labial. Os produtos remetem à textura cremosa e ao tom do tradicional doce mineiro, propondo uma experiência sensorial completa da cabeça aos pés, sem abrir mão da eficácia e qualidade.

De acordo com o coordenador comercial da Produtos Viçosa, João Pedro Gomes, a parceria permite que a marca alcance novos públicos e amplie a percepção dos seus atributos por meios de experiência sensorial diferente.

“Fizemos um trabalho em conjunto em que os protótipos foram apresentados e fomos evoluindo cada um deles. Essa parceria é muito importante porque une duas empresas da cidade que têm atributos e valores comuns. Para nós é fundamental ter os objetivos, valores e posicionamento alinhados, para além dos resultados financeiros”, explica Gomes.

Essa não é a primeira vez que o Doce de Leite Viçosa inspira outra cadeia produtiva. No passado, a marca de calçados femininos Constance lançou uma coleção com uma cor inspirada na guloseima.

Desenvolvidos com leite vegetal e ativos como D-pantenol e manteiga de karité, os produtos prometem hidratação profunda, suavidade e fragrância envolvente com notas suaves e adocicadas inspiradas no doce de leite. A linha mantém o compromisso da marca com fórmulas veganas.

Para a CEO da Haskell, Ana Márcia Sena, a collab representa não uma celebração das raízes mineiras das duas marcas.

“O Doce de Leite Viçosa é símbolo de afeto, sabor e tradição mineira, assim como a Haskell é sinônimo de cuidado, beleza e inovação. Criamos uma linha que desperta memórias afetivas, com performance de tratamento, mas também com uma pitada de doçura e identidade regional”, destaca Ana Márcia Sena.

Segundo a diretora de marketing da Haskell, Mayara Araújo, a colaboração permitiu que a indústria desenvolvesse uma linha de produtos para o corpo e os primeiros resultados já indicam a possibilidade de extensão da produção e até o desenvolvimento de outros produtos. Os produtos representaram 35% do faturamento da empresa em agosto, o primeiro mês de venda. Hoje a empresa conta com 400 colaboradores diretos e outros 5 mil indiretos. Para a colaboração não foi preciso ampliar a linha de produção e nem o número de trabalhadores.

“O trabalho de pesquisa e desenvolvimento (P&D) é demorado e delicado. A máscara de tratamento tem a mesma textura do doce. Lançamos os nossos primeiros produtos para o corpo com essa linha e os primeiros resultados têm sido excelentes. Existe a expectativa de estendermos a duração da linha e até fazer outros lançamentos, mas isso precisa ser estudado com rigor”, afirma Mayara Araújo.

Essa foi a primeira parceria que a Haskell fez com outra marca. Em 2024 realizou a primeira experiência de collab com o lançamento de uma linha assinada pelo influenciador digital Alan Vivian, o Cabeleireiro Calvo.

“Uma collab só faz sentido se ela for surpreendente e agregar valor para os dois lados. Muita gente pode ter achado estranho um cosmético com cheiro e textura de doce de leite, mas esse estranhamento desperta a curiosidade. Se de um lado, o Doce de Leite Viçosa nos empresta a afetividade que a marca carrega, de outro, oferecemos a capilaridade da Haskell”, avalia.

Planos

Enquanto a Haskell segue os planos de pesquisa e desenvolvimento para aumentar o número de produtos das linhas já existentes e de para novos segmentos, a Produtos Viçosa comemora o lançamento recente do creme de ricota e da linha Vida Leve, que é zero açúcar, zero gordura e zero adição de açúcares. Ainda para este ano estão previstos os lançamentos do doce de leite forneável e do requeijão cremoso light. E está em fase de desenvolvimento uma linha zero lactose e zero açúcar.

“Estamos desenvolvendo novos produtos e trabalhando a capilaridade como novos distribuidores. Já exportamos para os Estados Unidos e Canadá e em breve vamos vender também para os Emirados Árabes Unidos. Essa é uma grande conquista que deve ajudar a abrir o mercado dos países membros do Conselho de Cooperação do Golfo (Arábia Saudita, Barém, Catar, Kuwait e Omã, além dos Emirados). A diversificação de mercados é importante para ficarmos menos suscetíveis à insegurança do mercado norte-americano”, completa o coordenador comercial da Produtos Viçosa.

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