Dom Rock recebe aporte de R$ 6,5 mi do Fundo Criatec e EDP Ventures Brasil

11 de julho de 2019 às 0h03

Redefinir como os negócios operam, ajudando pessoas e empresas em suas jornadas digitais. Este é o propósito da Dom Rock, de São Paulo, que vem experimentando um forte crescimento e acaba de receber R$ 6,5 milhões em um investimento conjunto entre o Fundo Criatec 3 (criado pelo BNDES e gerido pela INSEED Investimentos) e a EDP Ventures Brasil, veículo de investimentos de capital de risco da EDP, multinacional portuguesa do setor elétrico.

A plataforma em nuvem desenvolvida pela empresa é baseada em big data, tecnologia cognitiva e machine learning, e tem ajudado empresas a tomar decisões, reduzir custos e criar estratégias através das soluções denominadas jornada de faturamento, jornada do cliente e jornada de operações. As soluções da empresa permitem que as áreas de negócio dos clientes possam lidar com a demanda exponencial de dados dos mais variados tipos como imagem, texto, áudio, tabelas e transações, além de produzir informações rápidas para os negócios visando produtividade e geração de valor.

Segundo o CEO da INSEED, Gustavo Junqueira, a Dom Rock chamou a atenção da equipe do Criatec 3 por ter flexibilidade, integração e ferramentas de pré-processamento.

“A tecnologia possibilita a aplicação de diversos algoritmos de inteligência artificial em dados que até então não estavam aptos a serem integrados e analisados automaticamente. E o modelo de negócio ‘Machine Learning as a Service’ permite que as áreas de negócio possam ter acesso rápido a processamentos de alto nível, sem depender tanto da área de TI”, destaca.

“Com a participação da Dom Rock no Starter, programa de aceleração da EDP, tivemos a oportunidade de estreitar a nossa relação com os empreendedores e desenvolver projetos conjuntos com diversas aplicações no negócio, o que credenciou a empresa para o aporte financeiro da EDP Ventures Brasil. A escolha da startup potencializará o uso de inteligência artificial, analytics e big data no mercado de energia local e global, melhorando a eficiência dos processos e tomada de decisão”, afirma a gestora executiva de Estratégia, Inovação e Ventures da EDP no Brasil, Livia Brando.

O CEO da Dom Rock, André Almeida, aponta que o volume de dados gerados mundialmente ultrapassa a marca de 2.5 bilhões de gigabytes por dia. “Com a massificação da internet, que atualmente possui cerca de 3.2 bilhões de usuários e a maior penetração e uso de sensores que captam dados de diversos tipos de dispositivos, o crescimento é exponencial – estima-se que 90% do volume de dados existente no mundo foi gerado nos últimos dois anos. Diante deste contexto, os investimentos em big data e analytics crescem a taxas de dois dígitos a cada ano”, explica.

Almeida reforça que o principal objetivo da plataforma é organizar e dar sentido aos dados corporativos, diminuindo a burocracia, gerando eficiência e ganho de produtividade e, com isso, redefinir como os negócios operam no cenário digital.

‘’Os principais problemas que as empresas enfrentam atualmente são a baixa produtividade e o alto custo em produzir informações assertivas para tomada de decisão e, dessa forma, obter diagnóstico operacional de forma recorrente – sobretudo em faturamento, relacionamento com clientes e redução de custos operacionais -, isso porque as soluções tradicionais falham em função da predominância de dados em tabelas, implicando em alto custo e tempo de implementação, além da forte dependência de especialistas, consultorias e TI. As empresas utilizam planilhas e mais planilhas, que trazem pouca satisfação das áreas de negócio e alta gestão. O que nossa solução faz é integrar diversas fontes de dados que podem ser alimentadas diretamente pela equipe de negócio ou totalmente integrada e automatizada a partir da fonte original, gerando visões de negócios a partir de algoritmos projetados para a realidade das empresas”, afirma.

Segundo o CEO, a plataforma foi arquitetada de forma a permitir a modularização do desenvolvimento através de microsserviços, pipeline inteligente de engenharia e ciência de dados, além de ser flexível a ponto de poder ser costurada de diversas formas, dependendo da demanda do cliente final, sem perder a escalabilidade’’, diz.

Ele explica ainda que ela tem capacidade de integração com ferramentas de terceiros para geração de relatórios, automação de fluxo de trabalho, interação com clientes via canais digitais e é de fácil usabilidade, para que a equipe possa utilizar sem depender do setor de TI, normalmente atarefado com uma lista grande de prioridades.

Resultados alcançados – As soluções são horizontais e já atendem grandes clientes de diversos setores como: saúde, educação, serviços financeiros, utilidades, telecom, BPO, consultorias, transporte e logística, além do setor público, como o governo de São Paulo.

Um dos cases de sucesso da Dom Rock envolve a jornada de faturamento em serviços de um cliente. O processo levava cerca de 180 dias para verificação e tinha grau de assertividade de 70%. Com a solução, ganhou assertividade acima de 95% e passou a ser feito no mesmo dia.

Outro importante resultado é o ganho de produtividade em mais de 70% em processos envolvendo tratamento, organização e distribuição de dados em ambientes operacionais de larga escala. A plataforma praticamente eliminou tarefas de preparação de dados e conferências, que passam a ser feitas por algoritmos inteligentes. (Da Redação)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail