Negócios

Don Luchesi abre fábrica de gin em Lagoa Santa

Don Luchesi abre fábrica de gin em Lagoa Santa
É a bebida mais consumida no mundo, afirma Laiza Machado | Crédito: Divulgação/Don Luchesi

Bebida que caiu no gosto dos brasileiros nos últimos anos, o gin, com origem e essência europeias, aos poucos, vai construindo uma identidade tupiniquim e, porque não, bem mineira.

O Estado já abriga algumas destilarias, produz e comercializa rótulos artesanais e acaba de inaugurar a maior fábrica do segmento no Estado, em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Trata-se da destilaria Don Luchesi, construída sob aportes da ordem de R$ 1,5 milhão – que inclui a compra de dois alambiques, três tanques de descanso, maquinário industrial para lavagem e sanitização do material, máquina de envase automática, utensílios específicos para a bebida e funcionários qualificados.

Além do destilado mais famoso e cobiçado da atualidade, a planta irá abrigar também uma linha de produção de guarnição para drinks com blends servidos em saquinhos piramidais biodegradáveis.

As informações são da proprietária da empresa, Laiza Machado. Segundo ela, o interesse pelo empreendimento surgiu de desejos familiares, viagens e pesquisas mundo afora sobre destilados.

“Inicialmente, meu esposo tinha vontade de montar uma cachaçaria. Ao conhecer boas opções de gin e ver o potencial da bebida, propus que enveredássemos por este caminho. É a bebida mais consumida no mundo, até mesmo ultrapassando o uísque. É ‘limpa’, sem glúten, que pode ser servida em copos maravilhosos, servidos entre amigos, na balada ou individualmente”, reforçou.

Infraestrutura – Para concretizar o empreendimento, primeiro investiram em um alambique de 25 litros. Iniciaram os testes e, conforme a empresária, em dois meses já foi preciso alugar um galpão de 448 metros quadrados, que abriga hoje a área administrativa e a produção da Don Luchesi.

“Já possuímos toda a documentação do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e a produção está a todo vapor. Porém, para começarmos as vendas ainda dependemos de um selo de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) da Receita Federal. Estamos na expectativa da liberação”, afirmou.

Com a estrutura atual, a destilaria possui capacidade de produzir 50 mil garrafas de gin por mês, mas, inicialmente, serão fabricados de 300 a 400 litros da bebida por dia. Conforme Laiza Machado, à medida que a demanda for aumentando, novos aportes poderão ser realizados. “Ainda nem começamos o trabalho comercial e já estamos sendo bastante demandados. A intenção é sermos referência da bebida a nível nacional”, revelou.

Batizado de O’Gin, a bebida produzida em Lagoa Santa é fruto da experiência da empresária e do esposo, que visitaram oito países – entre os quais Inglaterra, Tailândia, Itália e França – até chegar ao produto final. A receita do casal combina várias especiarias, entre as quais zimbro (baga aromática das regiões temperadas), yuzu (limão japonês) e buddha’s hand (fruta cítrica tailandesa).

Mas o toque especial da marca está no resgate da mineiridade, pelo acréscimo do famoso ora-pro-nóbis – iguaria bastante utilizada na gastronomia de Minas Gerais. O gin da Don Luchesi tem 43% de concentração de álcool, o que garante ainda mais frescor e leveza à bebida, bem ao estilo mineiro de ser.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas