Don Luchesi vai lançar mais dois rótulos de gin

O gin mineiro da destilaria Don Luchesi, produzido em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), mais conhecido como O’Gin, está cheio de novidades para o segundo semestre. Além da inauguração da nova fábrica, que vai ocupar uma área de 40 mil metros quadrados, às margens da rodovia MG-10, nas proximidades do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (RMBH), vai lançar dois rótulos e instalar um quiosque conceito na sala de embarque do terminal.
A expansão da distribuição Brasil afora e o mercado internacional também estão nos planos. Quem conta são os empreendedores Alexandro Luchesi e Laiza Machado. Querem estar em todas as capitais brasileiras nos próximos meses e no exterior a partir de 2023. O grande objetivo, conforme Luchesi, é ser a maior destilaria de gin artesanal da América Latina.
E a marca caminha a passos largos nesta direção. Com investimentos superiores a R$ 10 milhões, a nova fábrica vai permitir à marca sair de uma produção de 10 mil garrafas por mês para uma capacidade de mais de 15 mil garrafas por dia, totalizando cerca de 400 mil unidades mensalmente. A destilaria vai contar agora com cinco alambiques e a inauguração vai ocorrer em duas fases. Neste primeiro momento, três entrarão em operação e os outros dois até meados do ano que vem.
“Com os três alambiques da primeira fase teremos 7 mil litros por dia. Com os cinco, totalizaremos 14 mil diariamente”, conta o sócio-fundador da destilaria.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Quatro alambiques de 500 litros, o antigo de 200 litros e uma máquina para envase de 2 mil garrafas/hora irão compor a nova estrutura industrial. Outro diferencial da nova unidade está nas paredes de vidro que conferem um ar moderno à construção e permitem com que quem passe pela rodovia MG-10 veja a fábrica em operação. E se a curiosidade persistir, os clientes poderão adentrar à indústria em visitas guiadas com agendamento prévio.
Segundo Luchesi, a produção na nova planta industrial começa neste mês, enquanto os primeiros envases em setembro e a comercialização das novas garrafas – que contarão agora com 750 ml – está prevista para outubro. “Os investimentos compreendem a estrutura, equipamentos, o sistema de alimentação dos alambiques e o desenvolvimento dos produtos”, detalha.
Mas as novidades não param por aí. Para marcar o início das novas operações, a marca lançará dois gins no mercado juntamente com a nova produção: Londrino e Rose Limonade.
Atualmente, a marca comercializa três rótulos:
- O´Gin London Dry, que reúne 10 botânicos, com destaque para o ora-pro-nóbis, famosa iguaria da culinária mineira;
- O´Gin New Navy, com maior quantidade de zimbro e teor de 54% de álcool;
- O Be Proud é um London Dry com 15 botânicos. A combinação tornou a bebida aromática, saborosa e fácil de beber.
Já o quiosque conceito na sala de embarque do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte será aberto em 40 dias. A unidade chega para se somar à loja já existente no desembarque, que ficará fechada por seis meses em função das reformas no terminal, e à inaugurada, em abril, no Mercado Central.
“A nossa ideia era muito mais divulgar os nossos produtos do que vender, mas não podíamos imaginar que o sucesso seria tanto. A cada dia recebemos turistas de um lugar diferente e todos dispostos a levar um produto feito em Minas Gerais. Se eu pudesse, já dobrava (a loja) de tamanho”, revela.
Ouça a rádio de Minas