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Drogaria Araujo planeja faturar quase R$ 1 bilhão por ano só com vendas on-line

Atualmente, o ambiente digital representa 16% do faturamento da rede varejista mineira
Drogaria Araujo planeja faturar quase R$ 1 bilhão por ano só com vendas on-line
Foto: Diário do Comércio / Giulia Simmons

A rede Drogaria Araujo possui mais de um milhão de usuários ativos no site e projeta ampliar em até 40% as vendas on-line ao longo deste ano. O objetivo da empresa é ampliar ainda mais a presença da marca no ambiente digital, que já representa 16% do faturamento da varejista mineira. Caso o desempenho previsto seja alcançado, a Araujo poderá chegar a quase R$ 1 bilhão por ano em faturamento na área digital.

Quem explica é o diretor de estratégia digital e cliente da Drogaria Araújo, André Giffoni, que prevê, ainda para este ano, mais de R$ 800 milhões no faturamento nesta área. “Portanto, os negócios digitais da Araujo, em breve, estarão faturando quase R$ 1 bilhão por ano. É um faturamento importante para qualquer porte de empresa”, completa.

Vale lembrar que, conforme noticiou o Diário do Comércio, a expectativa de faturamento da Araujo para este ano com todos os seus negócios (incluindo os digitais) é superar a marca dos R$ 5 bilhões.

Giffoni também aponta que a expectativa da rede varejista é de que a participação dos canais digitais no faturamento da empresa com vendas aumente cerca de quatro pontos percentuais (p.p.), passando de 16% para aproximadamente 20% até o final deste ano.

Para ele, o vencedor da disputa no mercado de e-commerce será a empresa que estiver mais próxima do cliente, uma vez que a logística é um fator fundamental para esse segmento. Nesse sentido, segundo Giffoni, a Drogaria Araujo conta com uma grande vantagem frente aos concorrentes.

“Quem tiver a proximidade e uma visão voltada para o cliente, fazendo as coisas orientadas para ele, como a Araujo sempre fez, desde a fundação há 119 anos, está um passo à frente dos demais”, garante.

Apenas por meio do e-commerce, a Drogaria Araujo registra mais de meio milhão de pedidos por mês. Em datas promocionais, a empresa chega a processar 50 mil compras pelo digital em um único dia. A operação exige um esforço logístico altamente eficiente e estruturado para garantir que cada produto chegue às mãos dos clientes com agilidade e segurança.

Estratégia omnichannel da Drogaria Araujo

Unidade da Drogaria Araujo em Esmeraldas, Minas Gerais.
Foto: Divulgação Drogaria Araujo

Além das 350 lojas físicas distribuídas por mais de 65 municípios em Minas Gerais, a rede farmacêutica também atua em alguns canais digitais, como site, aplicativo de e-commerce e marketplace, além do WhatsApp. O objetivo da varejista é utilizar a plataforma digital da marca para impulsionar as vendas nas filiais espalhadas por todo território mineiro.

Para Giffoni a estratégia omnichannel, de integração entre as operações físicas e as plataformas digitais, é um dos grandes desafios para a empresa, mas também, algo importante para o cliente. Ele explica que esse modelo funciona de maneira simples, possibilitando que a empresa possa atender até mesmo o consumidor que não encontra o que deseja em uma determinada loja.

“O papel do digital é fazer a junção para facilitar e resolver o problema do cliente”, afirma.

Essa sinergia entre os dois ambientes (digital e físico) permite que os clientes tenham mais opções e conveniência na hora da compra. Uma das iniciativas-chave para a evolução da empresa no segmento é o serviço “Clique e Retire”, que permite que os consumidores façam as compras on-line e coletem os produtos na loja física.

“O Clique e Retire, a entrega rápida e a possibilidade de comprar qualquer produto da loja física pelo digital são exemplos de como unimos o melhor do on-line com a presença física das nossas unidades”, declara.

Só no primeiro trimestre de 2025, três quartos (75%) dos clientes que compraram pelo site ou pelo aplicativo optaram pela retirada na unidade física da Drogaria Araujo. A retirada das compras pode ser feita tanto por meio dos lockers, mais conhecidos como armários inteligentes, quanto pelo drive-thru, que proporcionam ainda mais conveniência e segurança.

O diretor de estratégia digital e clientes da varejista reforça que para a estratégia da Drogaria Araujo, a proximidade com o consumidor é algo fundamental. Essa estratégia, segundo Giffoni, ajuda a explicar a forte presença da marca por meio de lojas físicas e também na internet.

“É isso que o canal digital representa para o cliente. Para que ele possa comprar da forma e onde o cliente quiser. Essa é a essência da Araujo”, diz.

A omnicanalidade tem se tornado um diferencial cada vez mais evidente para a rede, pois garante ao cliente uma experiência contínua e sem barreiras. Dessa forma, a abordagem fortalece a fidelização do consumidor e otimiza a experiência de compra, tornando-a cada vez mais fluida e eficiente.

“A experiência do cliente precisa ser simples e única, independentemente de onde ele esteja. Essa promessa faz parte de uma longa jornada orientada ao consumidor”, afirma.

Drogaria Araujo no WhatsApp.
Foto: Divulgação Drogaria Araujo

De acordo com a empresa, os pedidos são entregues em até 90 minutos nas cidades onde a varejista atua. Ao todo, a rede conta com um mix de mais de 23 mil produtos de diferentes segmentos, como medicamentos, produtos de beleza e itens do universo infantil.

A Drogaria Araujo ainda oferece um serviço voltado para a ampliação da oferta de produtos disponíveis para os consumidores. Caso um item não esteja disponível na unidade visitada, é possível adquiri-lo de forma rápida e prática por meio do supervendedor, que acessa o estoque de outras lojas para garantir que o cliente encontre exatamente o que procura.

Outra aposta da Drogaria Araujo para ampliar as vendas e a presença da marca no ambiente digital é o lançamento do App Day, uma data promocional que ocorrerá mensalmente, a partir do próximo mês. Esse período será marcado por ofertas diferenciadas para compras que forem feitas exclusivamente pelo aplicativo da rede.

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